Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Genebra: confiança, supercarros e meio ambiente

08/03/2013
in Editorial

Salão suíço revela garra para superar a crise, lança
superesportivos e propõe soluções com baixas emissões

 

A economia em crise, o mercado de automóveis encolhendo — tudo aquilo que lemos e ouvimos com frequência quando o assunto é a Europa — não foram obstáculos para que o 83º. Salão de Genebra, que abriu ao público nesta quinta-feira (7), fosse um grande evento em termos de lançamentos. O Velho Continente mostrou garra na busca pelo comprador de veículos, em vez da aceitação passiva de que o cenário econômico não favorece investimentos.

Para entusiastas como nós, chamou atenção o volume de estreias de supercarros e modelos esportivos. Pode ter sido coincidência, mas dois dos maiores nomes da história da Fórmula 1 — e dos supercarros de rua — apresentaram no mesmo evento seus novos modelos de topo: a Ferrari, com o La Ferrari, e a McLaren com o P1.

 

Dois dos maiores nomes da história da Fórmula 1 — e dos supercarros de rua — apresentaram novos modelos de topo: a Ferrari, com o La Ferrari, e a McLaren com o P1

 

Se nenhum revela criatividade na denominação, os dois são ousados na combinação de motores a gasolina (com oito cilindros no McLaren e 12 no Ferrari) e elétrico para obter altíssimo desempenho com menor emissão de gás carbônico (CO2). Com os motores trabalhando juntos, o P1 tem potência de 916 cv, e o La Ferrari, 963. Não menos impressionante em estilo, embora mais comedido (!) em desempenho, é o Lamborghini Veneno, um anguloso esportivo de 740 cv que terá apenas três unidades fabricadas.

Em outros patamares de potência e preço, a esportividade andou em alta também em novidades como o Mercedes-Benz A45 AMG, um compacto com 360 cv — tão potente quanto as versões AMG dos sedãs Classe E e S de apenas 12 anos atrás —, e o Alfa Romeo 4C, com proporções inusitadas (sua largura é metade de seu comprimento), muita fibra de carbono e um peso baixíssimo para os padrões de hoje. E tudo isso está chegando ao mercado, ao contrário do conceito Lamborghini Parcour, elaborado pelo estúdio ItalDesign com motor V10 de Gallardo, que talvez nunca apareça nas ruas.

 

 

Mais de 100 km por litro

Desempenho de um lado, preocupação com o ambiente de outro — ou ao mesmo tempo. Essa tônica ficou evidente no anúncio pela Volkswagen de que o XL1, capaz de rodar 111 km com um litro de diesel, será fabricado em uma pequena série. Trata-se mais de uma demonstração de tecnologia que de um lançamento, mas que merece elogios assim mesmo.

Eficiência é também o mote do Audi A3 E-Tron, um híbrido recarregável em fonte externa que faz 66 km/l de gasolina e ainda não tem data para entrar em produção. É provável que produtos como esse Audi se tornem comuns nas ruas europeias nos próximos anos, a fim de que os fabricantes possam atender aos limites de emissões de CO2. Por enquanto os híbridos vendem bem nos Estados Unidos e no Japão, mas são poucos no Velho Mundo.

 

Modelos híbridos devem se tornar comuns nas ruas europeias nos próximos anos, a fim de que os fabricantes possam atender aos limites de emissões de CO2

 

Para quem acompanha de perto o mercado brasileiro, há mais fatores que atraem a atenção em um salão como o suíço. É o caso da escassez de utilitários esporte, inimigos da eficiência energética e por isso não tão aceitos na Europa — onde o combustível é, em regra, mais caro que aqui — quanto nos EUA… ou mesmo no Brasil. De todas as novidades do evento que apresentamos, só três são SUVs, mesmo assim compactos: o Renault Captur, o Peugeot 2008 e o Ford EcoSport, nosso conhecido que será vendido na Europa.

Em contrapartida, duas peruas foram lançadas (Renault Logan MCV e VW Golf Variant) e uma revelada como conceito em fase final para produção (Honda Civic). Embora não tanto quanto há alguns anos, esse tipo de veículo tem grande aceitação em vários mercados europeus, o que faz muito sentido a meu ver. Em relação a um sedã, uma perua traz ganho importante em espaço de bagagem e praticidade de uso desse compartimento, acrescenta pouco em peso e não representa tamanho adicional. Por isso elas são oferecidas por quase todo fabricante, mesmo as marcas de prestígio como Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Genebra, portanto, mostrou uma indústria europeia em plena atividade, confiante em dias melhores e disposta a competir com vigor pelos mercados em crescimento fora do continente, com produtos modernos e eficientes. Um cenário que poderia ser mais interessante para nós se não estivesse do outro lado do Atlântico e não fosse tão diferente do que vemos por aqui.

Fale com o editor Editorial anterior

 

Tags: Alfa 4Cbaixas emissõescolunasEditorialFabrício SamaháhíbridoLa FerrariMcLaren P1mercadoMercedes-BenzSalão de GenebraSalão de Genebra 2013salão do automóvelVolkswagen

Related Posts

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

05/05/2025
VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

02/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

Modelos variados da fase inicial da marca no Brasil em prospectos originais - a partir de R$ 59

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp