Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Eu um Carro e a Cidade

Carro de imagem e estilos de vida

09/04/2019
in Eu um Carro e a Cidade

Jeep deveria ser um carro rural, mas os urbanoides é que se encantaram por ele

 

O dia 4 de abril é uma daquelas excelentes sacadas de marketing. Considerado pela marca o Dia Mundial do Jeep (4/4 ou, na leitura livre, 4×4), os aficionados pelo lendário veículo multiuso cheio de história para contar reúnem-se, a fim de contar suas próprias histórias. O que é uma marca senão uma história bem-contada? Neste caso específico, seríamos injustos não classificando o Jeep em si como um membro honorário da história mundial do automóvel.

O lendário, primaz, aquele carrinho tacanho de dimensões diminutas, frente ostentando um bigodinho hirsuto de fendas verticais entre dois faróis redondinhos, que trepava ou mergulhava lépido em todas as barreirinhas e barreironas. Foi veículo de guerra. Viveu as mais diversificadas atrocidades, como protagonista ou testemunha. Inquebrável.

 

Cada vez menos a indústria alimenta o interesse por carros rápidos, mas terrenos ruins são mais fáceis de se conseguir — e os SUVs nadam de braçada nessa onda

 

O carrinho tacanho, de dimensões diminutas, trepava ou mergulhava lépido em todas as barreirinhas e barreironas

Isso criou uma aura que transcende o normal, passa ao supranormal; cultos aos feitos do tal veículo são alimentados pelos amantes do carro que, se não era um primor em modernidade, adequava-se perfeitamente ao que se esperava dele — coragem, atrevimento. São os adjetivos que recheiam a marca do bigodinho. É desses adjetivos que se fartam os compradores desse tipo de veículo ou, ao menos, suas cópias.

Não há muitos lugares diferentes em que um veículo possa andar, além de estradas pavimentadas e não pavimentadas — e autódromos, claro. Ocorre que cada vez menos a indústria parece alimentar o interesse do consumidor por carros rápidos, pela óbvia razão de que rua não é lugar de andar a 200 km/h, por mais que o carro possa. Já terrenos ruins são mais fáceis de se conseguir, bastando ao proprietário se deslocar alguns quilômetros afora do centro urbano. Os carros de imagem funcional, ou seja, aqueles que são reconhecidos por características específicas, hoje nadam de braçada nessa onda mais recente.

Não quero entrar novamente naquele ramerrão da era dos utilitários esporte (SUVs). No entanto, uma característica marcante dessa fase de mercado em que vivemos é a intensa urbanização da sociedade. Incrível, não é? Seria o normal consumirmos mais veículos desse tipo, como os Jeeps, quando mais rurais fôssemos, mas o raciocínio parece mesmo estar ao contrário. Justamente pelo efeito “carro de imagem”.

 


Auto Livraria

 

Liberdade disputada

O comprador típico de veículo com esses predicados não compra carro — compra liberdade, ou ao menos a ideia da liberdade no sentido lato. Nos centros urbanos a liberdade é o bem mais disputado. Nessas cidades mornas e sem diversão, nesses carros tão prosaicos em que andamos e que mal aguentam um dia de chuva, histórias incríveis de superação tornam esses Jeeps uma verdadeira ode ao que, em inglês, se denomina breakaway, algo como fuga ou escapadela.

Em função de uma fila de espera enorme (bem urbana, por sinal), não pude dirigir o Wrangler, lançamento da marca, de visual abrutalhado e com aquela cara de veterano de guerra. Mas fiz questão de colocar nas provas fora de estrada um Renegade Willys, série especial baseada na versão Trailhawk e equipada com motor turbodiesel de 2,0 litros e 170 cv, associado a uma transmissão automática de nove marchas.

 

Nessas cidades mornas e sem diversão, em carros que mal aguentam um dia de chuva, histórias incríveis de superação tornam os Jeeps uma ode à fuga

 

Renegade Willys: com tração 4×4 e assistências eletrônicas, o motorista sente-se em pleno controle

Com tração nas quatro rodas e um pacote de assistências eletrônicas para trilhas mais saidinhas, o motorista sente-se em pleno controle e com a certeza de que não ficará pelo caminho. Mesmo se ficasse, estaria confortável, em ambiente climatizado, isolado, com som de ótima qualidade e com insetos e passarinhos enxeridos onde devem estar: do lado de fora. Seu por R$ 150 mil. Um autêntico carro de imagem.

Se tivesse um, jamais meteria em um lamaçal daqueles! Diz a lenda que a esmagadora maioria de proprietários de carros 4×4 jamais acionou o sistema. Eu, menino de cidade e sem 150 mil dando sopa por aí, sei bem o porquê. A Jeep também sabe e fez para nós um Renegade de tração dianteira, com motor Fiat flexível e que é líder em vendas. Um pouco obeso para a capacidade do motor e, provavelmente, tenha dificuldades em lidar com uma rampa de garagem mais íngreme. Não tem problema. Queremos mesmo é andar de Jeep e fazer fita. É para isso que serve um carro de imagem.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: 4x4colunasEu um Carro e a CidadeJeep

Related Posts

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025
Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4

08/01/2025

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp