Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Motite

Motociclistas iniciantes: oito dicas de segurança

07/04/2017
in Motite

Motite

Respeito ao medo e aos limites, “não” à prepotência e outras medidas para pilotar moto de forma mais segura

 

Se perguntarem a alguém o motivo de usar moto, ele dará várias justificativas, desde a agilidade no trânsito até o puro prazer e paixão. Mas se perguntar para qualquer pessoa por que não compra uma moto, a resposta geralmente é: porque tenho medo.

O medo é um sentimento totalmente natural que aparece diante do desconhecido. Em geral, quem abre mão de usar a moto como meio de transporte nunca pilotou uma ou teve uma primeira — e única — experiência desagradável. Aliás, o primeiro passo para ter uma moto é continuar sentindo medo, não de forma doentia, mas respeitosa. Porque o medo é a melhor arma do iniciante para se manter inteiro.

Veja abaixo algumas dicas para reduzir a sensação de insegurança e ser um motociclista mais sossegado.

1) Respeite o medo. Só existem dois tipos de motociclistas que se julgam destemidos: os mentirosos e os loucos. Todo ser vivo tem medo e precisa sentir, porque é o que preserva a espécie. O conhecimento é a melhor forma de controlar o medo. Quanto mais conhecer o veículo, sua dinâmica, os pontos fortes e fracos e as formas de se proteger, maior será a sensação de segurança. Resumindo, conheça o veículo e adquira as técnicas de pilotagem preventiva. Mas não espere encontrar isso nos CFCs (centro de formação de condutores): salvo raras exceções, a única coisa que se aprende em moto-escola é dar a partida e fazer dois ou três exercícios. Não se engata nem a segunda marcha.

 

Vigilância constante a tudo que se passa à volta: ponto de ônibus, saída de escola, ruas com muito comércio — e nunca, jamais, confie na preferência em cruzamentos

 

Uma moto grande e pesada pode ser má escolha para a cidade, sobretudo ao novato
Uma moto grande e pesada pode ser má escolha para a cidade, sobretudo ao novato

2) Saiba escolher a moto certa. Muitos motociclistas novatos passam por uma experiência ruim porque fizeram a escolha errada da moto. Ninguém nasce sabendo; portanto, ao começar a pilotar motos, é preciso estar ciente que algumas exigem mais empenho físico e técnico para conduzir. Antes de decidir pela moto, faça pesquisa, avalie as dimensões, procure experimentar algumas.

No caso da primeira moto, uma utilitária pequena de 125 a 160 cm³ resolve, assim como um scooter (saiba sobre as diferenças entre eles e as motos), mas uma moto na faixa de 250 cm³ tem vantagens em segurança (freios e suspensões melhores, pneus sem câmara) e conforto e não é tão mais pesada. O erro mais comum na escolha de uma moto é não definir o uso que fará. Isso leva a motociclistas insatisfeitos, porque compraram uma grande e pesada para enfrentar 20 km de congestionamento todos os dias. Ou aqueles que compram uma moto de uso misto e jamais rodarão por estradas de terra.

3) Respeite os limites. É comum o motociclista iniciante sentir o desejo de passear com grupos de amigos e participar de motoclubes, mas nem todos têm o mesmo nível de experiência. Tentar acompanhar um motociclista mais experiente pode ser um grande erro. Na verdade, quando um grupo tem consciência da presença de um novato, o ritmo deve respeitar os limites do mais novo — ou é melhor marcar um ponto de encontro e cada um vai no seu ritmo.

4) Pilote “antenado”. Hoje em dia o maior número de acidentes envolve motociclistas com menos de dois anos de experiência. É comum o novato tentar imitar o comportamento dos mais experientes, que rodam 150 a 200 km por dia. O conselho é manter a vigilância constante, com atenção a tudo que se passa à volta. Ponto de ônibus, saída de escola, ruas com muito comércio — e nunca, jamais, confie na preferência em cruzamentos. O brasileiro não tem o hábito de respeitar as placas de Pare, mas deveria.

 

 

5) Evite a prepotência. Os três fatores que levam ao acidente são: negligência, imprudência e imperícia. Mas existe a prepotência, que é a sensação de que nada de ruim pode acontecer com a pessoa. É mais comum na adolescência, mas algumas pessoas carregam essa característica para sempre, sobretudo homens. O melhor remédio para a prepotência é a humildade — fazer só aquilo que é capaz, a melhor postura para quem quer pilotar bem e por muitos anos. E quando não se sentir capaz, ainda existe a chance de se inscrever em cursos de pilotagem de qualidade que ajudarão a conhecer e respeitar os limites de cada um.

6) Mantenha a calma. Um dos conceitos mais equivocados com relação às motos é acreditar ser um veículo para quem tem pressa. Mentira: a moto é um veículo para quem não quer perder tempo. São conceitos muito diferentes que precisam ser entendidos (leia coluna). A pressa é querer ir mais rápido do que a condição permite. Quem usa moto não precisa correr, porque já está bem mais rápido do que o trânsito.

 

A maioria absoluta dos acidentes acontecia a até quatro minutos do ponto de partida ou de chegada do itinerário: a vigilância fica relaxada em locais familiares

 

Não precisa correr: em velocidade moderada você já está bem mais rápido que o trânsito
Não precisa correr: em velocidade moderada você já está bem mais rápido que o trânsito

Como exemplo, em São Paulo, cidade com seis milhões de veículos, a média de velocidade durante os horários de pico fica por volta de 12 km/h. Nas mesmas condições uma moto consegue rodar a 40 km/h sem correr riscos, mais que o dobro da média. Por isso o motociclista não precisa correr para ganhar tempo, porque ele já não perde tempo rodando normalmente.

7) Mecanicamente seguro. Cerca de 94% dos acidentes envolvendo motos são de responsabilidade humana, do motociclista, motorista ou pedestre. Ou seja, apenas uma parcela muito pequena é causada por problemas na pista ou de manutenção. Mas três itens da moto podem derrubar se a manutenção for esquecida: pneus (como são apenas dois, se um falhar ninguém segura), luzes (é importante ser visto) e relação de transmissão. Esta última merece atenção especial, porque uma corrente folgada pode escapar, travar o cubo da roda e causar uma queda, sem falar na possibilidade de arrebentar o eixo primário (onde é fixado o pinhão) e parte do bloco do motor.

8) Os quatro minutos. Nos anos 1960 um especialista inglês descobriu que a maioria absoluta dos acidentes de trânsito acontecia em um perímetro de quatro minutos do ponto de partida ou de chegada do itinerário. Isso acontece porque são locais familiares e a vigilância fica relaxada. Mas lembre-se: quando na moto, jamais baixe a guarda. Imagine que você tem uma antena parabólica na cabeça, capaz de captar qualquer ruído à sua volta. Só relaxe quando estiver com a moto estacionada no fim da jornada.

Coluna anterior

Geraldo Tite Simões é jornalista e instrutor de pilotagem do curso Abtrans

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

Fotos: autor e divulgação

 

Tags: colunasdireção defensivaMotitemotossegurança

Related Posts

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

26/05/2025
Harley-Davidson: livro com a história das grandes motos
Auto Livraria - motos

Harley-Davidson: livro com a história das grandes motos

22/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

06/05/2025
Yamaha RD 350 LC e R: quadros com a picante moto esportiva
Auto Livraria - motos

Yamaha RD 350 LC e R: quadros com a picante moto esportiva

08/04/2025
CB 400, CBR 450 SR, CBX 750 F: grandes motos Honda em quadros
Auto Livraria - motos

CB 400, CBR 450 SR, CBX 750 F: grandes motos Honda em quadros

21/03/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp