Por fora as duas opções de C4 eram praticamente iguais, até nas rodas de alumínio
de 16 pol, mas o Exclusive vinha com motor de 2,0 litros de série e maior conteúdo
As maiores queixas dos proprietários do C4 recaem à calibração e à fragilidade da suspensão, ao consumo, à vedação acústica e ao espaço interno — itens semelhantes, com exceção do último, às reclamações mais comuns dos donos de C4 Pallas, avaliado no Guia de Compra em 2011.
“Suspensão traseira realmente dura. É comum o carro bater seco em buracos ou ruas esburacadas. A falta de ajuste de altura dos cintos de segurança torna inviável o ajuste para pessoas de baixa estatura. Faltam comando interno para abertura do tanque de combustível e alarme de série. Incomodam o alarme de cinto e do modo de economia de energia, impossíveis de serem desligados. Ao desligar o carro, o som não fica ligado por mais de 10 minutos”, reclama Daniel Lenzi, de Criciúma, SC, dono de um C4 VTR 2008.
Quem também faz críticas é Rogério Gomes Benevenuto, de São Paulo, SP, que tem um C4 GLX 1,6 2010: “Posso ter ‘dado azar’, mas o C4 perde para todos os seus rivais. Parece uma carroça! O painel e os bancos fazem barulho o tempo inteiro, o console é mal encaixado, o nível de ruído interno é imenso. Não cabem, com conforto, nem quatro pessoas de estatura média. As lâmpadas são descartáveis e o consumo é ruim! É incrível como um motorzinho 1.6 consome tanto!”.
Bancos de couro, mais bolsas infláveis e itens automáticos faziam parte do pacote da versão
de topo; o câmbio automático de quatro marchas, opcional, permitia mudanças manuais
André Soares roda por São Paulo com um C4 GLX 1,6 2011 e também não está muito satisfeito com seu carro: “O câmbio tem relações um tanto curtas, talvez para mover a massa do carro. Na estrada, a 120 km/h, fica em quase 4.000 rpm! Poderia ter uma quinta marcha mais longa para preservar o consumo. Seus engates apresentam certa aspereza, o espaço traseiro não comporta com muito conforto dois adultos. Hoje em dia é inadmissível um carro de mais de R$ 50.000 vir sem entrada USB no som”.
“Os itens de série dão show na concorrência. Tem um rodar macio, confortável, e o motorzão de 151 cv não nega fôlego”, diz um dos donos
Entre os defeitos apresentados pelo C4, os mais recorrentes referem-se a queimas frequentes de lâmpadas, falhas de acabamento, de alinhamento e de pintura da carroceria. O C4 GLX 2,0 2010 de Mariano Alberto Hexsel, de Jaraguá do Sul, SC, apresentou esses defeitos: “Frequente queima de lâmpadas, problema no câmbio automático (consertado pela concessionária gratuitamente, apesar de o carro estar fora do prazo de garantia), o alinhamento das portas já veio de fábrica mal feito e nunca foi corrigido. Descascou um cromado do botão do freio de mão”.
Ricardo Azevedo, de Piracicaba, SP, desabafa sobre seu C4 2011: “O carro tem defeitos desde que tirei da concessionária! Só para arrumar o barulho do vidro, foi seis ou sete vezes e só na última vez melhorou um pouco. Só não vendo o carro porque seria jogar dinheiro fora. A Citroën nunca vai emplacar, pois seus carros são ruins e as concessionárias não têm qualquer padrão de qualidade”.
Lançado para 2011, o Exclusive Sport vinha só com caixa manual e acrescentava
faróis de xenônio e controle de estabilidade, que no Exclusive eram opcionais
Um defeito grave apresentado no Citroën C4, comum ao relatado no Guia de Compra do C4 Pallas, é o do câmbio automático que trava na terceira marcha. Foi o que aconteceu com o GLX 2,0 2010 de Ricardo França Mendanha, de Ipatinga, MG: “Ocorreram alguns episódios de travamento do câmbio em terceira marcha, principalmente pela manhã, com motor frio. A concessionária não considera como defeito, sendo proposta uma possível troca das eletroválvulas. Encaro isso como uma limitação da caixa. A frequência da ocorrência é de uma vez mensal em média, nunca em alta velocidade”.
O C4 hatch era o último integrante da família C4 que faltava ser avaliado no Guia de Compra e, como nos anteriores — das minivans C4 Picasso e Grand Picasso e do sedã C4 Pallas —, vale a recomendação de não deixar a bateria desligada por muito tempo, como no caso de o proprietário desejar preservá-la ao passar um longo período parado. Alguns parâmetros, como regulagens da injeção eletrônica e código do transponder da chave, entre outros, podem ser bloqueados, o que requer uma reprogramação que apenas concessionárias Citroën podem executar.
Apesar das falhas apontadas, o nível de satisfação dos donos de C4 é bastante bom, seja em sua categoria, seja no contexto geral do Teste do Leitor: 86% dos proprietários participantes dizem-se muito satisfeitos com o modelo, índice pouco abaixo dos obtidos por Hyundai I30 (90,9%) e Nissan Tiida (87,5%), mas superior aos de Ford Focus (76,6%, incluindo sedã), Fiat Bravo (67,5%) e Chevrolet Vectra (62,8%), os outros hatches médios que passaram pela atual fase do Guia de Compra. Contudo, o percentual de clientes muito satisfeitos com a rede de concessionárias Citroën é baixo (32,5%), pior que os de Nissan (58%), Ford e GM (50%) e Fiat (40%). Supera apenas, por margem discreta, o da Hyundai (31,8%). Os índices foram computados para cada Guia de Compra e podem não refletir a situação atual.
Edições especiais: a Solaris, um Exclusive com teto solar que corria por fora; e
Rock You, derivada do GLX 1,6 e dotada de alto-falante de subgraves no porta-malas
Caso tenha interesse numa unidade usada do C4, verifique se o veículo passou pelas convocações promovidos para o modelo. Uma ocorreu em maio de 2011 para a versão VTR, para substituição do chicote da tampa do porta-malas; o outro, em junho de 2012, visava a corrigir a vedação e evitar a infiltração de água no compartimento do motor dos veículos fabricados entre julho de 2008 e dezembro de 2011.
Assim como o C4 Pallas, o C4 hatch é uma opção para quem procura um veículo completo desde a versão básica e com baixo custo de compra, mas o interessado deve estar ciente de sua liquidez de mercado abaixo da média e dos defeitos mais comuns apresentados.
Veja opiniões dos donos | Opine sobre seu carro |
Custos de manutenção
Concessionária | Mercado paralelo | |
Disco de freio (par) | R$ 280 | R$ 170 |
Pastilhas de freio dianteiras (par) | R$ 255 | R$ 60 |
Amortecedores (jogo de 4) | R$ 1.465 | R$ 1.175 |
Pneus (Michelin Energy, 205/55 R 16, cada) | R$ 540 | |
Para-lama dianteiro (cada) | R$ 495 | R$ 285 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.245 | R$ 340 |
Farol (cada) | R$ 750 | R$ 345 |
Mão de obra (hora) | R$ 170 | – |
Preços médios para C4 GLX 1,6 16V Flex 2012 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em junho de 2013; não envolvem instalação e pintura quando cabível |
Cotações de seguro
Custo médio | Franquia média | |
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Alto risco | R$ 11.205 | R$ 2.245 |
Médio risco | R$ 5.275 | R$ 2.245 |
Baixo risco | R$ 2.377 | R$ 2.245 |
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Alto risco | R$ 10.950 | R$ 3.600 |
Médio risco | R$ 2.240 | R$ 3.320 |
Baixo risco | R$ 1.315 | R$ 3.085 |
|
||
Alto risco | R$ 14.590 | R$ 3.600 |
Médio risco | R$ 2.685 | R$ 3.320 |
Baixo risco | R$ 1.470 | R$ 3.085 |
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em jun/13; conheça os perfis |
Satisfação dos proprietários
Com o carro | Com as concessionárias | |
Muito satisfeitos | 86% | 32,5% |
Parcialmente satisfeitos | 7% | 41,9% |
Insatisfeitos | 7% | 18,6% |
Não utilizam | – | 7% |
Estatística obtida no Teste do Leitor com 43 proprietários até jun/13 |
Compare as versões
Versão | Faixa de preço | Anos-modelo disponíveis |
C4 VTR 2,0 16V | R$ 24.595 a R$ 36.770 | 2006 a 2009 |
C4 GLX 1,6 16V Flex manual | R$ 31.140 a R$ 44.400 | 2009 a 2013 |
C4 GLX 2,0 16V Flex manual | R$ 34.890 | 2010 |
C4 GLX 2,0 16V Flex automático | R$ 33.480 a R$ 51.080 | 2009 a 2013 |
C4 Exclusive e Solaris 2,0 16V Flex manual | R$ 37.850 a R$ 50.750 | 2009 a 2013 |
C4 Exclusive e Solaris 2,0 16V Flex automático | R$ 41.665 a R$ 59.825 | 2009 a 2013 |
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para jun/13 | ||
Versão | Combustível | Potência | Torque |
C4 VTR 2,0 16V gasolina | gas. | 143 cv | 20,4 m.kgf |
C4 1,6 16V Flex manual | gas. | 110 cv | 14,5 m.kgf |
álc. | 113 cv | 15,8 m.kgf | |
C4 2,0 16V Flex manual | gas. | 143 cv | 20,4 m.kgf |
álc. | 151 cv | 21,6 m.kgf | |
C4 2,0 16V Flex automático | gas. | 143 cv | 20,4 m.kgf |
álc. | 151 cv | 21,6 m.kgf | |
Dados do fabricante; desempenho e consumo não disponíveis |