Citroën C4 é forte em conteúdo e satisfação dos donos

 
Por fora as duas opções de C4 eram praticamente iguais, até nas rodas de alumínio
de 16 pol, mas o Exclusive vinha com
 motor de 2,0 litros de série e maior conteúdo

 

As maiores queixas dos proprietários do C4 recaem à calibração e à fragilidade da suspensão, ao consumo, à vedação acústica e ao espaço interno — itens semelhantes, com exceção do último, às reclamações mais comuns dos donos de C4 Pallas, avaliado no Guia de Compra em 2011.

“Suspensão traseira realmente dura. É comum o carro bater seco em buracos ou ruas esburacadas. A falta de ajuste de altura dos cintos de segurança torna inviável o ajuste para pessoas de baixa estatura. Faltam comando interno para abertura do tanque de combustível e alarme de série. Incomodam o alarme de cinto e do modo de economia de energia, impossíveis de serem desligados. Ao desligar o carro, o som não fica ligado por mais de 10 minutos”, reclama Daniel Lenzi, de Criciúma, SC, dono de um C4 VTR 2008.

Quem também faz críticas é Rogério Gomes Benevenuto, de São Paulo, SP, que tem um C4 GLX 1,6 2010: “Posso ter ‘dado azar’, mas o C4 perde para todos os seus rivais. Parece uma carroça! O painel e os bancos fazem barulho o tempo inteiro, o console é mal encaixado, o nível de ruído interno é imenso. Não cabem, com conforto, nem quatro pessoas de estatura média. As lâmpadas são descartáveis e o consumo é ruim! É incrível como um motorzinho 1.6 consome tanto!”.

 

 
Bancos de couro, mais bolsas infláveis e itens automáticos faziam parte do pacote da versão
de topo; o câmbio automático de quatro marchas, opcional, permitia mudanças manuais

 

André Soares roda por São Paulo com um C4 GLX 1,6 2011 e também não está muito satisfeito com seu carro: “O câmbio tem relações um tanto curtas, talvez para mover a massa do carro. Na estrada, a 120 km/h, fica em quase 4.000 rpm! Poderia ter uma quinta marcha mais longa para preservar o consumo. Seus engates apresentam certa aspereza, o espaço traseiro não comporta com muito conforto dois adultos. Hoje em dia é inadmissível um carro de mais de R$ 50.000 vir sem entrada USB no som”.

 

“Os itens de série dão show na concorrência. Tem um rodar macio, confortável, e o motorzão de 151 cv não nega fôlego”, diz um dos donos

 

Entre os defeitos apresentados pelo C4, os mais recorrentes referem-se a queimas frequentes de lâmpadas, falhas de acabamento, de alinhamento e de pintura da carroceria. O C4 GLX 2,0 2010 de Mariano Alberto Hexsel, de Jaraguá do Sul, SC, apresentou esses defeitos: “Frequente queima de lâmpadas, problema no câmbio automático (consertado pela concessionária gratuitamente, apesar de o carro estar fora do prazo de garantia), o alinhamento das portas já veio de fábrica mal feito e nunca foi corrigido. Descascou um cromado do botão do freio de mão”.

Ricardo Azevedo, de Piracicaba, SP, desabafa sobre seu C4 2011: “O carro tem defeitos desde que tirei da concessionária! Só para arrumar o barulho do vidro, foi seis ou sete vezes e só na última vez melhorou um pouco. Só não vendo o carro porque seria jogar dinheiro fora. A Citroën nunca vai emplacar, pois seus carros são ruins e as concessionárias não têm qualquer padrão de qualidade”.

 

 
Lançado para 2011, o Exclusive Sport vinha só com caixa manual e acrescentava
faróis de xenônio e controle de estabilidade, que no Exclusive eram opcionais

 

Um defeito grave apresentado no Citroën C4, comum ao relatado no Guia de Compra do C4 Pallas, é o do câmbio automático que trava na terceira marcha. Foi o que aconteceu com o GLX 2,0 2010 de Ricardo França Mendanha, de Ipatinga, MG: “Ocorreram alguns episódios de travamento do câmbio em terceira marcha, principalmente pela manhã, com motor frio. A concessionária não considera como defeito, sendo proposta uma possível troca das eletroválvulas. Encaro isso como uma limitação da caixa. A frequência da ocorrência é de uma vez mensal em média, nunca em alta velocidade”.

 

 

O C4 hatch era o último integrante da família C4 que faltava ser avaliado no Guia de Compra e, como nos anteriores — das minivans C4 Picasso e Grand Picasso e do sedã C4 Pallas —, vale a recomendação de não deixar a bateria desligada por muito tempo, como no caso de o proprietário desejar preservá-la ao passar um longo período parado. Alguns parâmetros, como regulagens da injeção eletrônica e código do transponder da chave, entre outros, podem ser bloqueados, o que requer uma reprogramação que apenas concessionárias Citroën podem executar.

Apesar das falhas apontadas, o nível de satisfação dos donos de C4 é bastante bom, seja em sua categoria, seja no contexto geral do Teste do Leitor: 86% dos proprietários participantes dizem-se muito satisfeitos com o modelo, índice pouco abaixo dos obtidos por Hyundai I30 (90,9%) e Nissan Tiida (87,5%), mas superior aos de Ford Focus (76,6%, incluindo sedã), Fiat Bravo (67,5%) e Chevrolet Vectra (62,8%), os outros hatches médios que passaram pela atual fase do Guia de Compra. Contudo, o percentual de clientes muito satisfeitos com a rede de concessionárias Citroën é baixo (32,5%), pior que os de Nissan (58%), Ford e GM (50%) e Fiat (40%). Supera apenas, por margem discreta, o da Hyundai (31,8%). Os índices foram computados para cada Guia de Compra e podem não refletir a situação atual.

 

 
Edições especiais: a Solaris, um Exclusive com teto solar que corria por fora; e
Rock You, derivada do GLX 1,6 e dotada de alto-falante de subgraves no porta-malas

 

Caso tenha interesse numa unidade usada do C4, verifique se o veículo passou pelas convocações promovidos para o modelo. Uma ocorreu em maio de 2011 para a versão VTR, para substituição do chicote da tampa do porta-malas; o outro, em junho de 2012, visava a corrigir a vedação e evitar a infiltração de água no compartimento do motor dos veículos fabricados entre julho de 2008 e dezembro de 2011.

Assim como o C4 Pallas, o C4 hatch é uma opção para quem procura um veículo completo desde a versão básica e com baixo custo de compra, mas o interessado deve estar ciente de sua liquidez de mercado abaixo da média e dos defeitos mais comuns apresentados.

Veja opiniões dos donos Opine sobre seu carro

 

Custos de manutenção

Concessionária Mercado paralelo
Disco de freio (par) R$ 280 R$ 170
Pastilhas de freio dianteiras (par) R$ 255 R$ 60
Amortecedores (jogo de 4) R$ 1.465 R$ 1.175
Pneus (Michelin Energy, 205/55 R 16, cada) R$ 540
Para-lama dianteiro (cada) R$ 495 R$ 285
Para-choque dianteiro R$ 1.245 R$ 340
Farol (cada) R$ 750 R$ 345
Mão de obra (hora) R$ 170
Preços médios para C4 GLX 1,6 16V Flex 2012 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em junho de 2013; não envolvem instalação e pintura quando cabível

 

Cotações de seguro

Custo médio Franquia média
  • C4 VTR 2,0 16V 2008
Alto risco R$ 11.205 R$ 2.245
Médio risco R$ 5.275 R$ 2.245
Baixo risco R$ 2.377 R$ 2.245
  • C4 GLX 1,6 16V 2011
Alto risco R$ 10.950 R$ 3.600
Médio risco R$ 2.240 R$ 3.320
Baixo risco R$ 1.315 R$ 3.085
  • C4 Exclusive 2,0 16V automático 2011
Alto risco R$ 14.590 R$ 3.600
Médio risco R$ 2.685 R$ 3.320
Baixo risco R$ 1.470 R$ 3.085
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em jun/13; conheça os perfis

 

Satisfação dos proprietários

Com o carro Com as concessionárias
Muito satisfeitos 86% 32,5%
Parcialmente satisfeitos 7% 41,9%
Insatisfeitos 7% 18,6%
Não utilizam 7%
Estatística obtida no Teste do Leitor com 43 proprietários até jun/13

 

Compare as versões

Versão Faixa de preço Anos-modelo disponíveis
C4 VTR 2,0 16V R$ 24.595 a R$ 36.770 2006 a 2009
C4 GLX 1,6 16V Flex manual R$ 31.140 a R$ 44.400 2009 a 2013
C4 GLX 2,0 16V Flex manual R$ 34.890 2010
C4 GLX 2,0 16V Flex automático R$ 33.480 a R$ 51.080 2009 a 2013
C4 Exclusive e Solaris 2,0 16V Flex manual R$ 37.850 a R$ 50.750 2009 a 2013
C4 Exclusive e Solaris 2,0 16V Flex automático R$ 41.665 a R$ 59.825 2009 a 2013
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para jun/13

 

Versão Combustível Potência Torque
C4 VTR 2,0 16V gasolina gas. 143 cv 20,4 m.kgf
C4 1,6 16V Flex manual gas. 110 cv 14,5 m.kgf
álc. 113 cv 15,8 m.kgf
C4 2,0 16V Flex manual gas. 143 cv 20,4 m.kgf
álc. 151 cv 21,6 m.kgf
C4 2,0 16V Flex automático gas. 143 cv 20,4 m.kgf
álc. 151 cv 21,6 m.kgf
Dados do fabricante; desempenho e consumo não disponíveis

 

 

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