Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Fiat 500: nostálgico, charmoso e bom de mercado

12/11/2013
in Guia de Compra

Fiat 500 Prima Edizione

 

Fiat 500 Prima Edizione
Fiat 500 Prima Edizione

 
Detalhes em preto e acabamento diferenciado: era o 500 Prima Edizione, série
limitada do Sport, que vinha com motor MultiAir e sempre câmbio manual

 

Por fim, a linha 2014 do 500 foi lançada em julho de 2013 com a novidade do motor MultiAir, que passou a ser flexível. Ainda restrito às versões Sport e Cabrio, ele adicionava 2 cv (passando a 107) quando abastecido com álcool e mantinha os 105 com gasolina.

 

“O desenho é o grande apelo”

Além de oferecer desde a versão básica um pacote de equipamentos de dar inveja a carros de categoria superior, o 500 usa o estilo retrô como principal argumento para conquistar seus proprietários, como revelam as opiniões do Teste do Leitor do Best Cars.

Fernando Mello roda por São Paulo, SP, a bordo de seu 500 Cult 2012 e elogia: “O desenho é o grande apelo, mas não é só isso. O nível de acabamento é sem igual em sua faixa de preço. O carro é incrível para as cidades e viagens curtas. Ele é realmente divertido de se dirigir. A direção elétrica e as pequenas dimensões da carroceria o deixam muito gostoso no trânsito. Tem um charme atemporal. Não recomendo para famílias. As crianças podem até caber atrás, mas não há espaço no porta-malas para mais de uma mala média”.

“O carro é um espetáculo! Fora os itens de série, que são muitos, o meu está equipado com teto solar (maravilhoso!) e sistema de áudio da Bose (muito superior aos normais). O motor MultiAir é muito legal para o uso urbano, tem consumo razoável, muito torque em baixas rotações e o ronco é bem esportivo. O câmbio manual é preciso. É um carro que dá prazer ao dirigir. É muito confortável, o Blue&Me é prático”, enumera Gustavo, de São Caetano do Sul, SP, dono de um 500 Sport Air 2012 manual.

 

Fiat 500 Cabrio

 

Fiat 500 Cabrio

Fiat 500 Cabrio

 
O nome Cabrio sugeria um conversível, mas apenas o teto e o vidro traseiro desse
500 eram rebatíveis; o interior e o câmbio automático seguiam os do Lounge

 

Breno Delfino A. Freitas é de Goiânia, GO, e tem um Fiat 500 Cult 2012, com o qual está muito satisfeito: “É um carro diferenciado. Contém itens que só vejo em carros de categoria superior. Se você é solteiro e quer um carro completo na faixa de 40 a 45 mil reais, o 500 é perfeito. Destaco o estilo, a ergonomia e a estabilidade. O teto solar tem ampla abertura e o sistema Bose é incrível. É um carro muito gostoso de dirigir, perfeito para a cidade, com bancos confortáveis e firmes e direção leve, perfeita para as manobras”.

Existem também os proprietários desapontados com o Fiat 500, como ocorre com qualquer modelo de carro. Alguns problemas relatados merecem destaque.

 

“O motor MultiAir é muito legal para o uso urbano e o ronco é bem esportivo. É um carro que dá prazer ao dirigir”, opina o dono de um 500 Sport Air

 

João Paulo Simões da Silva Rocha, de Manaus, AM, dono de um 500 SportAir 2012, é um deles: “Posição de dirigir absurda, parece uma minivan. Os instrumentos são de visualização muito precária, o motor é fraco e não tão econômico. Na cidade ele até engana, mas a partir de 100 km/h parece que o carro ‘não vai’. Quanto à suspensão, o que ela tem de excepcional em trechos sinuosos, tem de péssimo em velocidades elevadas: mesmo em linha reta, o carro não passa sensação de segurança. O carro fica nitidamente ‘bobo’. Fiat, faça o carro com a suspensão na altura original dos poloneses! Uma suspensão mais firme e baixa, assim como um motor mais potente, é tudo o que falta para que seja um ‘pequeno grande carro’!”.

“O Fiat 500 foi o pior carro que já tive”, lamenta o leitor Thiago, de Porto Alegre, RS, dono de um 500 Lounge Dualogic 2010. “Tive antes um VW New Beetle e não dá nem para comparar. O ar-condicionado tem um ruído horrível em estrada. O câmbio Dualogic é desconfortável e com muitos solavancos nas trocas. A posição de dirigir voltada para esquerda é ruim e a distância entre pedais, volante e banco é mal calculada. O Sky Wind só serve para a Europa, onde não tem muito sol. No Brasil o carro se torna um forno”, explica.

 

Fiat 500 Gucci
Fiat 500 Gucci

 
A série Gucci acrescentava decorações ao Lounge, mantendo o motor 1,4 16V

 

Os defeitos apresentados que merecem destaque são falhas de pintura de algumas partes da carroceria (podem descascar), problemas na geometria da suspensão dianteira, falhas na configuração e no leitor de USB do sistema Blue&Me, forro do teto solar que bate em pisos irregulares, ruídos no painel e na coluna de direção, problemas na chave de comando de luzes de direção e defeito no sensor do tanque de partida a frio (versão flexível).

 


Auto Livraria

 

O índice de proprietários muito satisfeitos com o 500 no Teste do Leitor (76%) é bastante bom, acima dos obtidos por outros modelos compactos como Honda Fit (61,1%), Peugeot 207 (59,1%, incluindo hatch, SW e Passion), o Citroën C3 da geração anterior (56,6%) e o VW Fox de 1,6 litro (43,8%), embora o Kia Picanto (88,5%) tenha registrado percentual mais alto. Já a rede de concessionárias Fiat desfruta igual avaliação de 50% dos donos do 500, contra 63,9% da Honda, 57,7% da Kia, 45,5% da Peugeot, 42,8% da Citroën e apenas 21,6% da VW. Vale notar que os índices foram apurados para cada Guia de Compra, nos últimos dois anos, e podem não refletir a situação atual.

Para quem quer sair do óbvio e ter um carro com visual diferenciado, sem necessitar de grande espaço interno e com uma boa dose de prazer ao dirigir, o Fiat 500 é uma opção de compra a se considerar.

Veja opiniões dos donos Opine sobre seu carro

 

Custos de manutenção

Concessionária Mercado paralelo
Disco de freio (par) R$ 350 R$ 180
Pastilhas de freio dianteiras (par) R$ 360 R$ 90
Amortecedores (jogo de 4) R$ 1.580 R$ 1.480
Pneus (Continental Conti Pro Contact, 195/45 R 16, cada) R$ 490
Para-lama dianteiro (cada) R$ 815 R$ 220
Para-choque dianteiro R$ 1.955 R$ 750
Farol (cada) R$ 710 R$ 300
Mão de obra (hora) R$ 180 –
Preços médios para 500 Sport 1,4 16V 2012 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em novembro de 2013; não envolvem instalação e pintura quando cabível.

 

Cotações de seguro

Custo médio Franquia média
  • 500 Lounge Air 1,4 16V Flex 2012  
Alto risco R$ 7.935 R$ 3.575
Médio risco R$ 2.770 R$ 3.325
Baixo risco R$ 1.535 R$ 3.190
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em nov/13; conheça os perfis

 

Satisfação dos proprietários

Com o carro Com as concessionárias
Muito satisfeitos 76% 50%
Parcialmente satisfeitos 20% 29,1%
Insatisfeitos 4% 12,5%
Não utilizam – 8,4%
Estatística obtida no Teste do Leitor com 25 proprietários até nov/13

 

Compare as versões

Versão Faixa de preço Anos-modelo disponíveis
500 Sport 1,4 16V manual R$ 37.240 2010
500 Sport 1,4 16V Dualogic R$ 39.140 2010
500 Lounge 1,4 16V manual R$ 37.700 2010
500 Lounge 1,4 16V Dualogic R$ 39.220 a R$ 42.730 2010 a 2012
500 Cult 1,4 Flex manual R$ 36.000 a R$ 38.745 2012 e 2013
500 Cult 1,4 Flex Dualogic R$ 37.520 a R$ 40.760 2012 e 2013
500 Sport Air 1,4 16V manual R$ 41.550 a R$ 44.300 2012 e 2013
500 Sport Air 1,4 16V aut. R$ 45.740 a R$ 48.380 2012 e 2013
500 Lounge Air 1,4 16V aut. R$ 46.550 a R$ 49.730 2012 e 2013
500 Cabrio 1,4 16V Flex aut. R$ 52.710 a R$ 54.960 2012 e 2013
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para nov/13

 

Comb. Potência Torque Vel. máx. 0 a 100 km/h Cons. cidade Cons. rodovia
  • Motor 1,4 16V gasolina
gas. 100 cv 13,4 m.kgf 182 km/h 10,5 s 13,0 km/l 17,0 km/l
  • Motor 1,4 Flex
gas. 85 cv 12,4 m.kgf 170 km/h 12,2 s 14,3 km/l 17,9 km/l
álc. 88 cv 12,5 m.kgf 172 km/h 11,8 s 9,6 km/l 11,8 km/l
  • Motor 1,4 16V MultiAir gasolina, câmbio manual
gas. 105 cv 13,6 m.kgf 183 km/h 10,2 s 13,7 km/l 17,5 km/l
  • Motor 1,4 16V MultiAir gasolina, câmbio automático
gas. 105 cv 13,6 m.kgf ND ND ND ND
  • Motor 1,4 16V MultiAir Flex, câmbio manual
gas. 105 cv 13,6 m.kgf 183 km/h 10,2 s ND ND
álc. 107 cv 13,8 m.kgf 184 km/h 9,9 s ND ND
  • Motor 1,4 16V MultiAir Flex, câmbio automático
gas. 105 cv 13,6 m.kgf 179 km/h 12,6 s ND ND
álc. 107 cv 13,8 m.kgf 180 km/h 12,2 s ND ND
Dados do fabricante. ND = não disponível

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 500 Cabrio500 Cult500 Gucci500 Lounge500 SportavaliaçãoFiatFiat 500guia de compraMultiAir

Related Posts

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025
Punto TJet: testes de um Fiat apimentado em revistas
Auto Livraria - Fiat

Punto TJet: testes de um Fiat apimentado em revistas

11/02/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp