Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Guia: espaçoso, Grand Siena incomoda por suspensão

09/06/2017
in Guia de Compra, Vídeos

Sedã da segunda linha Palio é elogiado por estilo e criticado em acabamento: confira a opinião de quem tem um

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Com grande porta-malas e desempenho e consumo satisfatórios, os sedãs compactos são a opção de muitos brasileiros para transportar a família. O Fiat Grand Siena tem sido, por anos, um dos mais vendidos dessa classe. Vale a pena comprar um? O que seus donos apontam como melhores e piores aspectos? Quais os problemas mais frequentes? Confira as respostas neste Guia de Compra.

O Grand Siena foi lançado em 2012 com base no novo Palio apresentado no ano anterior. Em relação ao Siena que estava no mercado desde 1997, trazia um projeto mais moderno e maior espaço interno, além do grande porta-malas para 520 litros.

Três versões estavam disponíveis. A Attractive usava motor Fire de 1,4 litro, com potência de 85/88 cv e torque de 12,4/12,5 m.kgf (sempre na ordem gasolina/álcool), e vinha de série com bolsas infláveis frontais, computador de bordo, direção assistida, faróis de neblina e freios com sistema antitravamento (ABS). Ar-condicionado era opcional. Derivada dela, a Tetrafuel vinha adaptada para uso de gás natural e com ar de série. Com gás, o motor 1,4 rendia 75 cv e 10,7 m.kgf; com gasolina e álcool, o mesmo que o do Attractive.

 

 

A versão de topo Essence recebia motor E-Torq de 1,6 litro, quatro válvulas por cilindro, 115/117 cv e 16,2/16,8 m.kgf e vinha com ar e rodas de alumínio. Podia ter a caixa automatizada Dualogic e controlador de velocidade. Entre seus concorrentes estavam Chevrolet Cobalt, Ford Fiesta, Nissan Versa, Renault Logan e Volkswagen Voyage.

 

Mais de 40% dos donos elogiam desenho, espaço interno e porta-malas; o acabamento interno e o consumo do motor 1,6 superam 20% de reclamações

 

Uma opção mais luxuosa, a Sublime, aparecia em 2013 como pacote ao Essence com o acabamento interno e o couro dos bancos em tons marrom e marfim. A caixa Dualogic passava no mesmo ano à versão Plus, aprimorada nas mudanças e com efeito de “rastejar” sem que o motorista acelerasse. A edição limitada Itália, de 2014, era um Essence com itens adicionais.

O modelo 2015 ganhava retrovisor direito que se inclinava para baixo ao engatar a marcha à ré. Mais equipamentos de série vinham na linha 2016: ar-condicionado no Attractive e novo rádio no Essence, entre outros. Para o ano seguinte, a grade dianteira era refeita e aparecia o Attractive com motor de 1,0 litro (73/75 cv e 9,5/9,9 m.kgf). Agora o modelo aguarda sua substituição pelo sedã derivado do Argo.

 

A versão Essence era a única com motor de 1,6 litro (115/117 cv) e opção de caixa Dualogic; o porta-malas de 520 litros sempre foi destaque desse Fiat

 

Perguntados sobre o que mais apreciam no Grand Siena, 52% dos donos repetiram um item comum na pesquisa do Teste do Leitor: estilo. Empatados em seguida com 43% aparecem o espaço interno e o porta-malas, com o consumo de combustível em quarto lugar (37%). Outros quesitos elogiados com frequência são desempenho do motor 1,6 em alta rotação (33%), conforto (28%), estabilidade (26%) e itens de conveniência (22%).

João Guilherme Tuhu, do Rio de Janeiro, RJ, dono de um Essence 1,6 2016, observa: “Excelente acabamento da cabine, espaço interno adequado, maciez da suspensão, ótimo desempenho em alta rotação e silêncio são algumas qualidades. Amplo bagageiro com acesso fácil. Roda suavemente e é muito confortável”.

O acabamento interno (24%) é o ponto mais criticado, seguido pelo consumo do motor 1,6 (22%), que é maioria entre os carros pesquisados — o 1,4 praticamente não registrou reclamações a respeito. O motor mais potente também incomoda os donos pela pouca disposição em baixas rotações (17%) e, tanto para um quanto para outro, há queixas ao nível de ruído (13%). Reclamam também do desempenho da versão 1,4 (11%), dos engates da caixa manual, dos bancos e da fragilidade das rodas, que empenam e dificultam o balanceamento (9% cada).

 

Pacote Sublime, com couro marrom e marfim, trazia requinte ao Essence; no Attractive (última foto) o motor era de 1,4 litro e 85/88 cv

 

“Motor muito ruidoso e áspero, passar de 120 km/h torna o interior insuportável”, lamenta o leitor Marcelo, de Miguel Pereira, RJ, sobre seu Grand Siena Attractive 1,4 2015. “Apesar de ágil na cidade, na estrada sinto falta de potência. Falta um pouco de ergonomia na posição de dirigir, pois pedal, volante e bancos estão desalinhados. O câmbio tem incomodado bastante”.

 


Auto Livraria

 

Certos defeitos revelam-se crônicos em alguns carros. É o que se percebe para a suspensão no Grand Siena: um terço dos donos (33%) aponta ruídos, batidas secas ou problemas prematuros nesse sistema. Houve várias menções a ruídos internos (15%). Com menor frequência foram indicados a fechadura do porta-malas, pintura, plásticos internos e a caixa Dualogic (7% cada).

Pedro Soares Filho, de Teresina, PI, que tem um Essence 1,6 2014, enumera: “Som travando e reiniciando; apareceu ‘falha no motor’ no painel e o motor morreu; barulho na suspensão dianteira (troca dos coxins e nada); porta-malas abrindo sozinho; boia de combustível ainda com defeito”.

 

Opção de 1,0 litro (73/75 cv) aparecia para 2017, depois que o antigo Siena saiu de linha; da pesquisa participaram apenas donos das outras versões

 

Afinal, como está o grau de satisfação de quem tem um Grand Siena? O percentual de donos muito satisfeitos (64%) foi mais baixo que o de outros carros pequenos pesquisados (94% para Volkswagen Up, 82% para Chevrolet Onix e Prisma, 76% para Toyota Etios, 75% para Hyundai HB20 e HB20S).

Também a rede de concessionárias Fiat obteve resultados mais modestos, com apenas 30% muito satisfeitos e o maior grupo (39%) com satisfação parcial. Entre outros modelos da classe, disseram-se muito satisfeitos 69% dos donos de Etios, 65% do Up, 63% do HB20 e 46% de Onix e Prisma.

Mais Guias de Compra

 

Satisfação com o carro

Muito satisfeitos 64%
Parcialmente satisfeitos 24%
Insatisfeitos 12%
Pesquisa com 45 donos

 

Satisfação com a rede de concessionárias

Muito satisfeitos 30%
Parcialmente satisfeitos 39%
Insatisfeitos 22%
Não usam 9%
Pesquisa com 45 donos

 

Teste do Leitor

  • Leia as opiniões dos proprietários de Grand Siena
  • Envie opinião sobre seu carro

 

Ficha técnica

Grand Siena Attractive 1,4 Grand Siena Essence 1,6
Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 2 4
Diâmetro e curso 72 x 84 mm 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.368 cm³ 1.598 cm³
Taxa de compressão 12,35:1 10,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 85/88 cv a 5.750 rpm 115/117 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 12,4/12,5 m.kgf a 3.500 rpm 16,2/16,8 m.kgf a 4.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual,  5 manual ou manual automatizada, 5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6 x 15 pol 6 x 16 pol
Pneus 185/60 R 15 195/55 R 16
Dimensões
Comprimento 4,29 m
Largura 1,70 m
Altura 1,51 m
Entre-eixos 2,51 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 48 l
Compartimento de bagagem 520 l
Peso em ordem de marcha 1.076 kg 1.148 kg*
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 173/175 km/h 194 km/h
Acel. 0 a 100 km/h 13,1/12,5 s 10,0/9,9 s
Consumo em cidade 11,1/7,7 km/l 9,6/6,6 km/l
Consumo em rodovia 13,5/9,4 km/l 11,8/8,1 km/l
Dados do fabricante para modelos atuais; *com caixa automatizada

 

Tags: avaliaçãoFiatGrand SienaGrand Siena AttractiveGrand Siena EssenceGrand Siena SublimeGrand Siena Tetrafuelguia de compra

Related Posts

Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial
Auto Livraria

Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial

11/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

23/06/2025
0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V
Auto Livraria - Volkswagen

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V

Prospectos de versões CL, GL, GLS, GTI 16V e outras dos anos de 1996 a 2001 - a partir de...

11/07/2025
Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: revistas com Ghia, XR3 e mais da primeira geração

Quatro Rodas com testes e histórias de várias versões de 1983 a 1985 - a partir de R$ 19

11/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp