Pesquisa com proprietários indica qualidades, pontos negativos e defeitos mais comuns do utilitário esporte
Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
“Quem foi rei nunca perde a majestade”, diz o ditado. Mas isso também vale para os carros?
O Ford Ecosport dominou o mercado de utilitários esporte compactos no Brasil por oito anos, em sua primeira geração. A segunda retomou a liderança perdida para o Renault Duster, mas numerosos lançamentos mais recentes vieram tomar seu espaço. Hoje ele permanece uma opção a considerar, seja entre os carros novos, seja entre os usados. Vale a pena ter um? Vamos saber o que dizem os proprietários da segunda geração no Guia de Compra do Best Cars.
O atual Ecosport apareceu em 2012, derivado da plataforma do Fiesta. Pouco maior que o modelo anterior, ganhava em capacidade de bagagem (362 litros), mas continuava com o estepe externo preso à tampa traseira. Havia quatro versões: S, SE, Freestyle e Titanium, a partir da mais simples.
S e SE vinham apenas com motor de 1,6 litro, que produzia potência de 110/115 cv e torque de 15,6/15,9 m.kgf, na ordem gasolina/álcool. As outras podiam receber também o de 2,0 litros com 141/147 cv e 19/19,7 m.kgf. A Freestyle vinha de série com controle eletrônico de estabilidade e tração e rodas de alumínio de 16 pol. Na Titanium o conteúdo incluía ar-condicionado automático e chave presencial para acesso e partida. Todos tinham ar-condicionado e assistência elétrica de direção, uma novidade no modelo.
Estilo é o item mais elogiado pelos donos no Ecosport; outros pontos de destaque são posição de dirigir, altura livre do solo, direção e consumo
No fim daquele ano a Ford acrescentava duas opções: transmissão automatizada Powershift, de dupla embreagem e seis marchas, e tração nas quatro rodas. Ambas estavam restritas ao motor de 2,0 litros, mas não podiam ser combinadas: o Ecosport 4WD, ou 4×4, era sempre Freestyle com caixa manual. Tanto SE quanto Titanium ofereciam a caixa automatizada.
A Powershift tornava-se uma opção para o Freestyle de 2,0 litros em 2014. Em seguida as versões eram revistas: desaparecia a S e o motor de 2,0 litros vinha de série com caixa automatizada, exceto para o 4WD. Enfim, no modelo 2016 a Ford passava a oferecer essa transmissão também ao motor 1,6, que nesse caso ganhava potência e torque: 126/131 cv e 15,3/16,1 m.kgf. Podia vir nas versões SE Direct, SE, Freestyle e Freestyle Plus, todas com controle de estabilidade.
A versão Freestyle pode ser encontrada com motores de 1,6 e 2,0 litros e até com tração integral; a SE (em prata), mais simples, também oferece caixa automatizada
Do que gostam mais os donos no Ecosport? Por larga margem, o estilo: 71% destacaram esse item na pesquisa do Teste do Leitor do Best Cars, feita com 24 proprietários. Outros pontos muito elogiados são posição de dirigir (42%), altura livre do solo e direção (29% cada).
Para 25%, são muito bons o consumo de combustível de ambos os motores, o desenho do interior e o sistema de áudio Sync. Há ainda menções frequentes ao desempenho com os dois motores (21%), transmissão automatizada (17%), ar-condicionado, controle de estabilidade, conforto da suspensão e a estabilidade em si (13% cada).
E do que os donos não gostam? Outra resposta fácil: acabamento, criticado por metade dos participantes. Em segundo lugar vêm o desalinhamento de painéis de carroceria e o limpador de para-brisa ruidoso (21%), seguidos pela capacidade de bagagem, o consumo com quaisquer motor e transmissão, a falta de luz no porta-luvas e a posição do controle elétrico de vidros (13% cada). A caixa automatizada é criticada por 8% dos donos, metade do percentual que a elogia.
Chave presencial e ar-condicionado automático vinham no Ecosport Titanium; posição de dirigir e consumo estão entre os aspectos mais elogiados pelos donos
A incidência de defeitos no Ecosport é variada, mas poucos deles são frequentes a ponto de sugerir um problema crônico. Os mais citados foram ruídos internos em geral (21%) e uma pane repentina que desliga o motor (três casos ou 13%). Com menor ocorrência, 8%, foram apontados defeitos no alarme, no controle elétrico de vidros, em plásticos internos diversos, na tampa do tanque de combustível e na transmissão automatizada, esta com trepidação e resposta hesitante em retomadas.
Os índices de satisfação com o Ecosport são próximos aos do concorrente já analisado no Guia de Compra: 58% dos donos estão muito satisfeitos, quase um empate com os 56% do Renault Duster. O mesmo percentual, 58%, aplica-se a muita satisfação com a rede de concessionárias da Ford, mas 29% disseram-se insatisfeitos com elas. No Duster foram 30% muito satisfeitos e 22% insatisfeitos.
Mais Guias de Compra
Satisfação com o carro
| Muito satisfeitos | 58% |
| Parcialmente satisfeitos | 25% |
| Insatisfeitos | 17% |
| Pesquisa com 24 donos | |
Satisfação com a rede de concessionárias
| Muito satisfeitos | 58% |
| Parcialmente satisfeitos | 13% |
| Insatisfeitos | 29% |
| Não usam | 0 |
| Pesquisa com 24 donos | |
Ficha técnica
| Ecosport Freestyle 1,6 | Ecosport Freestyle 2,0 | |
| Motor | ||
| Posição | transversal | |
| Cilindros | 4 em linha | |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
| Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | |
| Diâmetro e curso | 79 x 81,4 mm | 87,5 x 83,1 mm |
| Cilindrada | 1.596 cm³ | 1.999 cm³ |
| Taxa de compressão | 12:1 | 10,8:1 |
| Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
| Potência máxima* | 126/131 cv a 6.500 rpm | 141 /147 cv a 6.250 rpm |
| Torque máximo* | 15,4 m.kgf a 4.250 rpm / 16,1 m.kgf a 5.000 rpm | 19,0 / 19,7 m.kgf a 4.250 rpm |
| Transmissão | ||
| Tipo de caixa e marchas | manual, 5 ou automatizada de dupla embreagem, 6 | |
| Tração | dianteira | |
| Freios | ||
| Dianteiros | a disco ventilado | |
| Traseiros | a tambor | |
| Antitravamento (ABS) | sim | |
| Direção | ||
| Sistema | pinhão e cremalheira | |
| Assistência | elétrica | |
| Suspensão | ||
| Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
| Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
| Rodas | ||
| Dimensões | 6 x 16 pol | |
| Pneus | 205/60 R 16 | |
| Dimensões | ||
| Comprimento | 4,241 m | |
| Largura | 1,765 m | |
| Altura | 1,696 m | |
| Entre-eixos | 2,521 m | |
| Capacidades e peso | ||
| Tanque de combustível | 52 l | |
| Compartimento de bagagem | 362 l | |
| Peso em ordem de marcha | 1.274 kg | 1.316 kg |
| Desempenho e consumo* | ||
| Velocidade máxima | ND | |
| Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,8 s | 11,6 / 11,4 s |
| Consumo em cidade | 10,2 / 7,2 km/l | 9,7 / 6,7 km/l |
| Consumo em rodovia | 12,1 / 8,3 km/l | 11,8 / 8,0 km/l |
| Dados do fabricante para caixa automatizada; ND = não disponível; *gasolina/álcool, na ordem | ||


















