Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

VW Voyage tem fã-clube, mas não faz unanimidade

12/08/2014
in Guia de Compra
Volkswagen Voyage Comfortline
Volkswagen Voyage Comfortline
 
O Comfortline permanecia por mais um ano o Voyage mais refinado; rodas de
16 pol como opcional eram uma das mudanças da versão na linha 2013

 

Custo-benefício é elogiado

Entre os proprietários — muitos dos quais se declaram seus fãs — que participaram do Teste do Leitor, o Voyage é elogiado sobretudo pelo desempenho com motor 1,6, consumo, estabilidade e relação custo-benefício. Um desses fãs declarados é Christian Di Palma, que roda por São Paulo, SP, a bordo de um Trend 1,6 2010: “Seus pontos positivos são sua elegância, o conjunto do motor com o câmbio e a relação custo-benefício. Seu espaço interno é muito bom, tem agilidade, beleza, o porta-malas é gigante e o painel é lindo. Virei um grande fã deste carro depois que o comprei. Sinto como se o carro tivesse uma ótima durabilidade. Recomendo a todos que estão em dúvida entre os sedãs pequenos”.

Outro proprietário muito satisfeito com seu Voyage — um Comfortline 1,6 2012 — é Alan Ricardo Tunucci, de Americana, SP: “Chama a atenção. O motor tem ótimo torque em baixas rotações e é muito adequado ao peso do carro, que fica ‘esperto’ nas arrancadas e retomadas. O consumo é satisfatório: média de 8,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, com álcool. Gosto da suspensão mais firme, o carro faz curvas muito bem e está sempre ‘na mão’. O painel de instrumentos é muito bonito e os controles do volante para o som e computador de bordo são funcionais. É um carro bonito por dentro e por fora, que me dá muito prazer”.

“O carro tem porte de carro superior, mas faz média de 9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Dos sedãs pequenos, ele certamente tem o melhor custo-beneficio”, endossa Renato Castro, de Santa Bárbara D’Oeste, SP, dono de um Voyage 1,0 2010.

 

Volkswagen Voyage Highline

 

Volkswagen Voyage Highline
VW Voyage Selecao
 
Para 2014 o Comfortline tornava-se Highline e ganhava ar-condicionado e
sensores de estacionamento; embaixo à direita, a série especial Seleção

 

Apesar dos elogios, o sedã da VW tem proprietários insatisfeitos ou que apontam restrições importantes. João Victor, de Campinas, SP, que tem um Trend 1,0 2011, observa: “Consumo muito elevado, 9 km/l em estradas e 8 na cidade com etanol. Posição de dirigir não é das melhores, tenho a impressão de dirigir torto. Acelerador eletrônico com retardo de minutos, péssimo. A suspensão sofre muito em pisos ondulados, pula como um cabrito. A dianteira dá fim de curso facilmente, saltita muito, range. Entra água com chuva e escutamos muito o barulho de vento em estradas. Embreagem com curso extremamente longo, cansativa”.

 

“O motor tem ótimo torque em baixas rotações,
o consumo é satisfatório e gosto da
suspensão mais firme”, opina um dos donos

 

Marcos Debien, que roda por Brasília, DF, com um Trend 1,6 2012, acrescenta: “A suspensão não mantém o pneu no solo quando há irregularidades no piso. Basta acelerar em asfalto irregular para perceber. A cada 5 mil km você precisa regular o freio de mão se quiser voltar a ter freios nas rodas traseiras. Barulhos nas portas desde os primeiros quilômetros”. Elisângela Correia da Silva, de São Paulo, SP, dona de um Voyage 1,0 2010, desabafa: “É duro, barulhento e toda hora apresenta um problema, sem falar no suporte péssimo da VW. Meu carro está com excesso de combustível, mas nas duas revisões nunca viram isso. Por isso, com um ano de uso não foi aprovado na inspeção veicular por duas vezes”.

Entre os defeitos apresentados pelo Voyage, vale mencionar o relato do leitor Eduardo, de São Lourenço, MG, que possui uma versão 1,0 de 2009: “Péssimo motor, não tem durabilidade. Aos 120.000 km já está em seu terceiro motor. Sempre queima a bobina de ignição, o motor está sempre falhando apesar das constantes limpezas dos bicos injetores, problemas na válvula termostática e no sensor de temperatura. A concessionária, ao trocar o motor, não colocou aditivo na água do radiador, o que ocasionou corrosão e vazamento no radiador do ar quente. Na segunda troca do motor, voltou com parafusos soltos, fiação e chicotes com abraçadeiras soltas, suportes dos cabos de velas quebrados pelos mecânicos”.

 

VW Voyage Evidence

 

VW Voyage Evidence
VW Voyage Evidence
 
Voyage de luxo: é a proposta da versão Evidence, que traz rodas de 16 pol e
bancos combinando camurça sintética e couro, mas mantém o motor habitual

 

Quem também reclama é Luis Tadeu Moreira, de São Vicente, SP, dono de outro Voyage 1,0 2009: “O motor é excessivamente barulhento, mesmo em marcha-lenta. Entra água pelo para-brisa e o freio tem um ruído. A concessionária informou que vários carros apresentam este problema”. Outros defeitos frequentes relatados no Teste do Leitor relacionam-se a infiltração de água pelas portas, ruídos nos acabamentos internos, desligamentos súbitos do motor, ruídos nos rolamentos e nas suspensões, desgaste prematuro da bateria e tela do computador de bordo que deixa de funcionar em dias mais quentes.

 


Auto Livraria

 

Apesar dos fãs, o patamar de satisfação dos donos de Voyage está entre os mais baixos da categoria: apenas 46,3% dos participantes declaram-se muito satisfeitos com o carro, índice bem abaixo dos registrados por Renault Logan da geração antiga (88,7%), Fiat Siena (71,3%), Peugeot 207 (entre todas as carrocerias, 59,1%), Chevrolet Prisma anterior (58,7%) e o antigo Ford Fiesta (54,9% entre hatch e sedã). A rede de concessionárias da VW recebeu a mesma aprovação de 29,6% dos donos, ante 55,5% da Renault, 45% da Peugeot, 36,7% da Chevrolet, 30,3% da Fiat e 21,6% da Ford (dados obtidos por ocasião de cada Guia de Compra, desde 2011, e que podem não refletir a posição atual).

Conforme foi divulgado nos primeiros anos após o lançamento, veículos equipados com motor de 1,0 litro podem apresentar problemas de lubrificação e desgaste prematuro do motor. Acredita-se que a maioria dos carros tenha tido o problema reparado, mas pode haver unidades ainda sujeitas a defeitos.

Veja opiniões dos donos Opine sobre seu carro

 

Custos de manutenção

Concessionária

Mercado paralelo

Disco de freio (par) R$ 175 R$ 110
Pastilhas de freio dianteiras (par) R$ 210 R$ 75
Amortecedor (jogo de 4) R$ 885 R$ 780
Pneus (Pirelli Phantom, 195/55 R 15, cada) R$ 320
Para-lama dianteiro (cada) R$ 220 R$ 85
Para-choque dianteiro (cada) R$ 570 R$ 140
Farol (cada) R$ 515 R$ 125
Mão de obra (hora) ND –
Preços médios para Voyage 1,6 2012 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em agosto de 2014; não envolvem instalação e pintura quando cabível; ND = não disponível

 

Cotações de seguro

Custo médio

Franquia média

  • Voyage 1,0 2012
Alto risco R$ 9.220 R$ 2.580
Médio risco R$ 2.125 R$ 2.260
Baixo risco R$ 1.145 R$ 2.200
  • Voyage Comfortline 1,6 2012
Alto risco R$ 10.500 R$ 2.680
Médio risco R$ 3.065 R$ 2.380
Baixo risco R$ 1.565 R$ 2.310
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em ago/14; conheça os perfis

 

Satisfação dos proprietários

Com o carro

Com as concessionárias

Muito satisfeitos 46,3% 29,6%
Parcialmente satisfeitos 31,5% 29,6%
Insatisfeitos 22,2% 35,2%
Não utilizam – 5,6%
Estatística obtida no Teste do Leitor com 54 proprietários até ago/14

 

Compare as versões

Versão

Faixa de preço

Anos-modelo

Voyage 1,0 R$ 23.320 a R$ 31.710 2009 a 2014
Voyage 1,0 Trendline R$ 33.300 2015
Voyage 1,0 Seleção R$ 34.360 a R$ 35.670 2014 e 2015
Voyage 1,0 Comfortline R$ 35.200 2015
Voyage 1,6 R$ 25.390 a R$ 35.505 2009 a 2015
Voyage 1,6 I-Motion R$ 29.120 a R$ 37.110 2010 a 2014
Voyage 1,6 Trend R$ 25.520 a R$ 36.110 2009 a 2014
Voyage 1,6 Trend I-Motion R$ 28.100 a R$ 37.070 2010 a 2014
Voyage 1,6 Comfortline/Highline R$ 26.900 a R$ 43.120 2009 a 2015
Voyage 1,6 Comf./Highline I-Motion R$ 30.070 a R$ 45.515 2010 a 2015
Voyage 1,6 Seleção R$ 38.520 a R$ 39.815 2014 e 2015
Voyage 1,6 Seleção I-Motion R$ 41.745 a R$ 43.055 2014 e 2015
Voyage 1,6 Trendline R$ 37.910 2015
Voyage 1,6 Trendline I-Motion R$ 40.395 2015
Voyage 1,6 Evidence R$ 47.155 2015
Voyage 1,6 Evidence I-Motion R$ 50.315 2015
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para ago/14; todas as versões têm motor flexível

 

Comb.

Potência

Torque

Vel. máx.

0 a 100 km/h

Cons. cidade

Cons. rodovia

  • Motor 1,0 Flex
gas. 72 cv 9,7 m.kgf 166 km/h 13,8 s 14,1 km/l 18,6 km/l
álc. 76 cv 10,6 m.kgf 168 km/h 13,3 s 9,6 km/l 12,6 km/l
  • Motor 1,6 Flex
gas. 101 cv 15,4 m.kgf 191 km/h 10,1 s 13,1 km/l 18,5 km/l
álc. 104 cv 15,6 m.kgf 193 km/h 9,8 s 8,8 km/l 12,4 km/l
  • Motor 1,6 Flex I-Motion
gas. 101 cv 15,4 m.kgf 188 km/h 10,7 s ND ND
álc. 104 cv 15,6 m.kgf 190 km/h 10,4 s ND ND
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoguia de compraVolkswagenVoyageVoyage ComfortlineVoyage Trend

Related Posts

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

27/05/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025
VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

02/05/2025
VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant
Auto Livraria - Volkswagen

VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant

25/04/2025
Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort, Santana e mais

25/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp