VW Voyage tem fã-clube, mas não faz unanimidade

Volkswagen Voyage Comfortline
Volkswagen Voyage Comfortline
 
O Comfortline permanecia por mais um ano o Voyage mais refinado; rodas de
16 pol como opcional eram uma das mudanças da versão na linha 2013

 

Custo-benefício é elogiado

Entre os proprietários — muitos dos quais se declaram seus fãs — que participaram do Teste do Leitor, o Voyage é elogiado sobretudo pelo desempenho com motor 1,6, consumo, estabilidade e relação custo-benefício. Um desses fãs declarados é Christian Di Palma, que roda por São Paulo, SP, a bordo de um Trend 1,6 2010: “Seus pontos positivos são sua elegância, o conjunto do motor com o câmbio e a relação custo-benefício. Seu espaço interno é muito bom, tem agilidade, beleza, o porta-malas é gigante e o painel é lindo. Virei um grande fã deste carro depois que o comprei. Sinto como se o carro tivesse uma ótima durabilidade. Recomendo a todos que estão em dúvida entre os sedãs pequenos”.

Outro proprietário muito satisfeito com seu Voyage — um Comfortline 1,6 2012 — é Alan Ricardo Tunucci, de Americana, SP: “Chama a atenção. O motor tem ótimo torque em baixas rotações e é muito adequado ao peso do carro, que fica ‘esperto’ nas arrancadas e retomadas. O consumo é satisfatório: média de 8,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, com álcool. Gosto da suspensão mais firme, o carro faz curvas muito bem e está sempre ‘na mão’. O painel de instrumentos é muito bonito e os controles do volante para o som e computador de bordo são funcionais. É um carro bonito por dentro e por fora, que me dá muito prazer”.

“O carro tem porte de carro superior, mas faz média de 9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Dos sedãs pequenos, ele certamente tem o melhor custo-beneficio”, endossa Renato Castro, de Santa Bárbara D’Oeste, SP, dono de um Voyage 1,0 2010.

 

Volkswagen Voyage Highline

 

Volkswagen Voyage Highline
VW Voyage Selecao
 
Para 2014 o Comfortline tornava-se Highline e ganhava ar-condicionado e
sensores de estacionamento; embaixo à direita, a série especial Seleção

 

Apesar dos elogios, o sedã da VW tem proprietários insatisfeitos ou que apontam restrições importantes. João Victor, de Campinas, SP, que tem um Trend 1,0 2011, observa: “Consumo muito elevado, 9 km/l em estradas e 8 na cidade com etanol. Posição de dirigir não é das melhores, tenho a impressão de dirigir torto. Acelerador eletrônico com retardo de minutos, péssimo. A suspensão sofre muito em pisos ondulados, pula como um cabrito. A dianteira dá fim de curso facilmente, saltita muito, range. Entra água com chuva e escutamos muito o barulho de vento em estradas. Embreagem com curso extremamente longo, cansativa”.

 

“O motor tem ótimo torque em baixas rotações,
o consumo é satisfatório e gosto da
suspensão mais firme”, opina um dos donos

 

Marcos Debien, que roda por Brasília, DF, com um Trend 1,6 2012, acrescenta: “A suspensão não mantém o pneu no solo quando há irregularidades no piso. Basta acelerar em asfalto irregular para perceber. A cada 5 mil km você precisa regular o freio de mão se quiser voltar a ter freios nas rodas traseiras. Barulhos nas portas desde os primeiros quilômetros”. Elisângela Correia da Silva, de São Paulo, SP, dona de um Voyage 1,0 2010, desabafa: “É duro, barulhento e toda hora apresenta um problema, sem falar no suporte péssimo da VW. Meu carro está com excesso de combustível, mas nas duas revisões nunca viram isso. Por isso, com um ano de uso não foi aprovado na inspeção veicular por duas vezes”.

Entre os defeitos apresentados pelo Voyage, vale mencionar o relato do leitor Eduardo, de São Lourenço, MG, que possui uma versão 1,0 de 2009: “Péssimo motor, não tem durabilidade. Aos 120.000 km já está em seu terceiro motor. Sempre queima a bobina de ignição, o motor está sempre falhando apesar das constantes limpezas dos bicos injetores, problemas na válvula termostática e no sensor de temperatura. A concessionária, ao trocar o motor, não colocou aditivo na água do radiador, o que ocasionou corrosão e vazamento no radiador do ar quente. Na segunda troca do motor, voltou com parafusos soltos, fiação e chicotes com abraçadeiras soltas, suportes dos cabos de velas quebrados pelos mecânicos”.

 

VW Voyage Evidence

 

VW Voyage Evidence
VW Voyage Evidence
 
Voyage de luxo: é a proposta da versão Evidence, que traz rodas de 16 pol e
bancos combinando camurça sintética e couro, mas mantém o motor habitual

 

Quem também reclama é Luis Tadeu Moreira, de São Vicente, SP, dono de outro Voyage 1,0 2009: “O motor é excessivamente barulhento, mesmo em marcha-lenta. Entra água pelo para-brisa e o freio tem um ruído. A concessionária informou que vários carros apresentam este problema”. Outros defeitos frequentes relatados no Teste do Leitor relacionam-se a infiltração de água pelas portas, ruídos nos acabamentos internos, desligamentos súbitos do motor, ruídos nos rolamentos e nas suspensões, desgaste prematuro da bateria e tela do computador de bordo que deixa de funcionar em dias mais quentes.

 

 

Apesar dos fãs, o patamar de satisfação dos donos de Voyage está entre os mais baixos da categoria: apenas 46,3% dos participantes declaram-se muito satisfeitos com o carro, índice bem abaixo dos registrados por Renault Logan da geração antiga (88,7%), Fiat Siena (71,3%), Peugeot 207 (entre todas as carrocerias, 59,1%), Chevrolet Prisma anterior (58,7%) e o antigo Ford Fiesta (54,9% entre hatch e sedã). A rede de concessionárias da VW recebeu a mesma aprovação de 29,6% dos donos, ante 55,5% da Renault, 45% da Peugeot, 36,7% da Chevrolet, 30,3% da Fiat e 21,6% da Ford (dados obtidos por ocasião de cada Guia de Compra, desde 2011, e que podem não refletir a posição atual).

Conforme foi divulgado nos primeiros anos após o lançamento, veículos equipados com motor de 1,0 litro podem apresentar problemas de lubrificação e desgaste prematuro do motor. Acredita-se que a maioria dos carros tenha tido o problema reparado, mas pode haver unidades ainda sujeitas a defeitos.

Veja opiniões dos donos Opine sobre seu carro

 

Custos de manutenção

Concessionária

Mercado paralelo

Disco de freio (par) R$ 175 R$ 110
Pastilhas de freio dianteiras (par) R$ 210 R$ 75
Amortecedor (jogo de 4) R$ 885 R$ 780
Pneus (Pirelli Phantom, 195/55 R 15, cada) R$ 320
Para-lama dianteiro (cada) R$ 220 R$ 85
Para-choque dianteiro (cada) R$ 570 R$ 140
Farol (cada) R$ 515 R$ 125
Mão de obra (hora) ND
Preços médios para Voyage 1,6 2012 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em agosto de 2014; não envolvem instalação e pintura quando cabível; ND = não disponível

 

Cotações de seguro

Custo médio

Franquia média

  • Voyage 1,0 2012
Alto risco R$ 9.220 R$ 2.580
Médio risco R$ 2.125 R$ 2.260
Baixo risco R$ 1.145 R$ 2.200
  • Voyage Comfortline 1,6 2012
Alto risco R$ 10.500 R$ 2.680
Médio risco R$ 3.065 R$ 2.380
Baixo risco R$ 1.565 R$ 2.310
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em ago/14; conheça os perfis

 

Satisfação dos proprietários

Com o carro

Com as concessionárias

Muito satisfeitos 46,3% 29,6%
Parcialmente satisfeitos 31,5% 29,6%
Insatisfeitos 22,2% 35,2%
Não utilizam 5,6%
Estatística obtida no Teste do Leitor com 54 proprietários até ago/14

 

Compare as versões

Versão

Faixa de preço

Anos-modelo

Voyage 1,0 R$ 23.320 a R$ 31.710 2009 a 2014
Voyage 1,0 Trendline R$ 33.300 2015
Voyage 1,0 Seleção R$ 34.360 a R$ 35.670 2014 e 2015
Voyage 1,0 Comfortline R$ 35.200 2015
Voyage 1,6 R$ 25.390 a R$ 35.505 2009 a 2015
Voyage 1,6 I-Motion R$ 29.120 a R$ 37.110 2010 a 2014
Voyage 1,6 Trend R$ 25.520 a R$ 36.110 2009 a 2014
Voyage 1,6 Trend I-Motion R$ 28.100 a R$ 37.070 2010 a 2014
Voyage 1,6 Comfortline/Highline R$ 26.900 a R$ 43.120 2009 a 2015
Voyage 1,6 Comf./Highline I-Motion R$ 30.070 a R$ 45.515 2010 a 2015
Voyage 1,6 Seleção R$ 38.520 a R$ 39.815 2014 e 2015
Voyage 1,6 Seleção I-Motion R$ 41.745 a R$ 43.055 2014 e 2015
Voyage 1,6 Trendline R$ 37.910 2015
Voyage 1,6 Trendline I-Motion R$ 40.395 2015
Voyage 1,6 Evidence R$ 47.155 2015
Voyage 1,6 Evidence I-Motion R$ 50.315 2015
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para ago/14; todas as versões têm motor flexível

 

Comb.

Potência

Torque

Vel. máx.

0 a 100 km/h

Cons. cidade

Cons. rodovia

  • Motor 1,0 Flex
gas. 72 cv 9,7 m.kgf 166 km/h 13,8 s 14,1 km/l 18,6 km/l
álc. 76 cv 10,6 m.kgf 168 km/h 13,3 s 9,6 km/l 12,6 km/l
  • Motor 1,6 Flex
gas. 101 cv 15,4 m.kgf 191 km/h 10,1 s 13,1 km/l 18,5 km/l
álc. 104 cv 15,6 m.kgf 193 km/h 9,8 s 8,8 km/l 12,4 km/l
  • Motor 1,6 Flex I-Motion
gas. 101 cv 15,4 m.kgf 188 km/h 10,7 s ND ND
álc. 104 cv 15,6 m.kgf 190 km/h 10,4 s ND ND
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

 

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