Embora satisfeitos com desempenho e suspensão, eles reclamam do acabamento e de diversos ruídos
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Depois de dois anos de ausência, o Guia de Compra está de volta ao Best Cars. Idealizada para orientar a compra de um carro usado, a seção retorna em um momento de crise econômica, no qual a aquisição de um automóvel novo se torna mais difícil para muitos. Além disso, vem nos dar bons temas para debate nesses tempos de pandemia, isolamento e escassez de notícias.
O formato é o mesmo que a seção usou até 2018: condensar as opiniões de proprietários do Teste do Leitor em estatísticas, que são então comentadas de maneira acessível, a fim de apresentar os aspectos positivos e negativos do carro, os defeitos mais frequentes e os índices de satisfação com o veículo e com a rede de concessionárias.
Começamos pelo Volkswagen Polo em sua segunda geração fabricada no Brasil. Que modelos você gostaria de ver analisados na seção? Envie pelos comentários.
O Polo atual foi lançado em setembro de 2017, no mesmo ano de sua estreia na Europa. Oferecia dois motores de três cilindros e 1,0 litro: o aspirado da versão MPI e o turboalimentado com injeção direta, reservado às versões Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI, esta a mais luxuosa. Acima da MPI havia a MSI de quatro cilindros e 1,6 litro. De início, apenas transmissão manual de cinco marchas equipava o Polo MPI e o MSI, enquanto as versões TSI vinham com caixa automática de seis marchas.
Em julho de 2018 o MSI ganhava sua opção automática, também aplicada ao Polo Sense — versão para pessoas com deficiência, PCD. O esportivo GTS, com motor turbo de 1,4 litro, aparecia em janeiro de 2020 e ainda não consta de nossa análise. Os equipamentos de segurança eram um destaque do Polo. Todas as versões vinham de série com bolsas infláveis laterais dianteiras, controle eletrônico de tração e fixação Isofix para cadeira infantil. Controle de estabilidade era opcional para MPI e MSI até a linha 2019, passando a vir de série no MSI 2020; os TSI tiveram o item desde o início.
O Comfortline é uma das versões intermediárias do Polo e, como o Highline, vem com motor turbo de 1,0 litro e transmissão automática de seis marchas
De acordo com a versão, entre os recursos de conveniência disponíveis estavam chave presencial para acesso e partida, ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de até 8 polegadas, detector de fadiga (analisa as ações do motorista, comparando-as ao período anterior de condução, para alertar sobre sonolência), monitor de pressão dos pneus e quadro de instrumentos digital.
O desempenho do motor é, de longe, o aspecto mais elogiado do Polo: 67% dos donos o citaram no Teste do Leitor, tanto para versões TSI de 1,0 litro (como se esperava) quanto para MSI de 1,6 litro. O segundo item mais apontado é suspensão/estabilidade (36%), seguido por itens de conveniência (33%), prazer em dirigir (30%) e consumo de combustível (27%), sendo frequente a ressalva para uso em rodovia. Também aparecem vários elogios a segurança passiva (24%), posição de dirigir (18%) e a transmissão automática (15%).
Nelson Marchesin Junior, de Americana, SP, dono de um Polo Comfortline TSI automático 2019, comenta: “Agrada muito ao dirigir. O motor entrega força desde baixo giro e conversa muito bem com o câmbio. A suspensão tem um comportamento muito bom e traz sensação de segurança mesmo em velocidades mais altas. Com todas as regulagens é fácil ficar bem acomodado”. Luiz Carlos Zonta, de Natal, RN, que tem um MSI 1,6 manual 2018, confirma: “Dirigibilidade excelente. Estabilidade muito boa. Veículo muito seguro”.
As versões MSI de 1,6 litro (fotos) e MPI de 1,0 litro mostram acabamento mais simples; na MSI o motor desenvolve até 117 cv e pode ter caixa automática
Acabamento é — também por larga margem — o maior alvo de críticas dos donos de Polo, indicado por 52% dos participantes da seção. Depois aparecem o consumo em cidade (27%), frequente para versões TSI; a tampa traseira sem botão ou maçaneta e que fecha com dificuldade (21%), dando trabalho para ser reaberta; e trancos da caixa automática (18%). Outros pontos negativos ficaram abaixo de 10% de citações.
O desempenho do motor é, de longe, o aspecto mais elogiado do Polo: 67% dos donos o citaram no Teste do Leitor, tanto para versões TSI quanto para MSI
Paulo Gustavo Pereira Mendes, de Maceió, AL, dirige um Polo MSI 1,6 2018 e comenta: “Falta de acabamento nos trilhos dos bancos, pois as ferragens ficam todas aparecendo. Não tem iluminação no porta-malas, ruído de vento a partir dos 100 km/h, acabamento interno com muito plástico”. Sebastião Filho, de São Paulo, SP, tem um Polo Comfortline TSI automático 2018 e acrescenta: “O câmbio não é suave. As trocas de marcha são muito perceptíveis. E o projeto estúpido da tampa do porta-malas sem botão: precisa ser batida com vontade para travar”.
A tampa traseira, assim como a cobertura interna do compartimento de bagagem, volta a ser lembrada por muitos quando perguntamos os defeitos apresentados pelo Polo: nada menos que 58% apontaram ruídos em um desses componentes ou ambos. Os incômodos sonoros também afetam painel e console (27%) e a suspensão (9%). Outros defeitos são raros, citados por até 6% dos leitores.
Instrumentos digitais e central de áudio com tela de 8 pol são opções do Polo Highline, versão de topo da linha até que fosse lançado o esportivo GTS
“Tampa interna do porta-malas batendo. Levei à concessionária e resolveram apenas colando uns feltros nas laterais para ficar mais justo. Chega a ser engraçado o ‘jeitinho’ que deram, mas de qualquer forma resolveu”, relata Marcio Cremonese, de Cotia, SP, sobre o Polo Highline TSI automático 2020. Outro incomodado é Leandro Cassimiro Barros Gama, de Goiânia, GO, com seu Polo MPI 1,0 2020: “Console parece solto, faz muito barulho desde novo. Barulho em lâmpada de teto, no porta-malas, nos bancos traseiros, barulho em todo o lado”.
Entre altos e baixos, o índice de satisfação dos donos de Polo é um tanto modesto: 58% declaram-se muito satisfeitos, com 21% insatisfeitos. Comparado a modelos pequenos da fase anterior do Guia de Compra, ele fica abaixo de Volkswagen Up (94%), os antigos Chevrolet Onix e Prisma (82%), Peugeot 208 (81%), Toyota Etios (76%), Hyundai HB20 e HB20S anteriores (75%), Renault Logan e Sandero (69%), Fiat Grand Siena (64%) e VW Fox e Spacefox (60%).
A rede de concessionárias da Volkswagen tem avaliação mais razoável dentro do mercado: deixou 45% dos participantes muito satisfeitos. A marca supera as de Logan e Sandero (41%), Fox (40%), 208 (38%) e Grand Siena (30%), mas perde para Etios (69%), HB20 (63%) e Onix e Prisma (46%). Os resultados referem-se à época de cada Guia de Compra e podem ser diferentes da situação atual.
Mais Avaliações
Satisfação com o carro
Muito satisfeitos | 58% |
Parcialmente satisfeitos | 21% |
Insatisfeitos | 21% |
Pesquisa com 33 donos |
Satisfação com a rede de concessionárias
Muito satisfeitos | 45% |
Parcialmente satisfeitos | 27% |
Insatisfeitos | 27% |
Não usam | 0 |
Pesquisa com 33 donos |
Ficha técnica
Polo MPI 1,0 | Polo MSI 1,6 | Polo Highline TSI 1,0 | |
Motor | |||
Posição | transversal | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha | 3 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 74,5 x 76,4 mm | 76,5 x 86,09 mm | 74,5 x 76,4 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 1.598 cm³ | 999 cm³ |
Taxa de compressão | 11,5:1 | 11,5:1 | 10,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial (TSI: injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar) | ||
Potência máxima (gas./álc.) | 75 cv a 6.250 rpm/84 cv a 6.350 rpm | 110/117 cv a 5.750 rpm | 116/128 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 9,7/10,4 m.kgf a 3.000 rpm | 15,8/16,5 m.kgf a 4.000 rpm | 20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm |
Transmissão | |||
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 | manual, 5 ou automática, 6 | automática, 6 |
Tração | dianteira | dianteira | dianteira |
Freios | |||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim | sim |
Direção | |||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica | elétrica |
Suspensão | |||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | ||
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | ||
Rodas | |||
Dimensões | 5,5 x 15 pol | 5,5 x 15 pol | 6 x 16 pol ou 6,5 x 17 pol |
Pneus | 185/65 R 15 | 185/65 R 15 | 195/55 R 16 ou 205/50 R 17 |
Dimensões | |||
Comprimento | 4,057 m | 4,057 m | 4,057 m |
Largura | 1,751 m | 1,751 m | 1,751 m |
Altura | 1,468 m | 1,468 m | 1,468 m |
Entre-eixos | 2,565 m | 2,565 m | 2,565 m |
Capacidades e peso | |||
Tanque de combustível | 52 l | 52 l | 52 l |
Compartimento de bagagem | 300 l | 300 l | 300 l |
Peso em ordem de marcha | 1.058 kg | 1.083 kg | 1.147 kg |
Desempenho (gas./álc.)* | |||
Velocidade máxima | 166/170 km/h | 189/193 km/h | 187/192 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 13,3/13,0 s | 9,9/9,6 s | 10,1/9,6 s |
Consumo em cidade | 12,9/8,8 km/l | 12,0/8,2 km/l | 11,6/8,0 km/l |
Consumo em rodovia | 14,3/10,0 km/l | 13,9/9,5 km/l | 14,1/9,8 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; *dados para MSI com caixa manual |