A Chevrolet faz o lançamento oficial do novo Onix hatch, revelado sem muitos detalhes em setembro, quando o sedã Onix Plus foi apresentado. Além do motor turbo de 1,0 litro e três cilindros, o hatch oferece um aspirado da mesma arquitetura, o que permitiu preço sugerido a partir de R$ 48.490 para a versão básica de motor aspirado (as fotos mostram a LTZ Turbo, em branco, e a Premier Turbo em vermelho). Veja abaixo todas as versões com preços e equipamentos.
O Onix hatch mede 4,16 m de comprimento (mais 23 cm que o anterior), 1,75 m de largura (mais 4 cm que antes), 1,47 m de altura e 2,55 m entre eixos (cresceu 2 cm). A capacidade do porta-malas, 275 litros, é bem modesta para um carro de seu porte. A central de áudio My Link vem com roteamento de internet por wi-fi, com sinal até 12 vezes mais estável que o acesso à internet por um celular, como no Cruze. O serviço é feito em parceria com a Claro. Após o uso de 3 GB ou três meses de cortesia, o cliente pode adquirir planos de dados de 2 GB até 20 GB/mês. A conexão permite atualizar sistemas do veículo de forma remota, sem ir à concessionária.
Por um aplicativo o motorista consulta informações do computador de bordo, incluindo pressão dos pneus, e funções do veículo podem ser comandadas por relógio inteligente. A interface Bluetooth permite parear dois celulares ao mesmo tempo e, claro, há integração aos sistemas Android Auto e Apple Car Play.
A dotação de segurança ativa e passiva é destaque, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, controle eletrônico de estabilidade e cintos de três pontos para cinco ocupantes com alerta para uso, itens de série em todas as versões. O programa de assistência On Star oferece um pacote com serviços complementares como resgate em caso de acidente, assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque, auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto, serviços de emergências e comandos remotos.
O novo motor da família Ecotec, fabricado em Joinville, SC, usa bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando e variação do tempo de abertura das válvulas (que são quatro por cilindro), coletor de escapamento integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, volante de dupla massa suspensa (para menor vibração), preaquecimento de álcool para partida a frio e correia dentada imersa em óleo, livre de manutenção até 240 mil km.
A versão aspirada fornece potência de 78 cv e torque de 9,5 m.kgf com gasolina e 82 cv/10,6 m.kgf com álcool, enquanto a dotada de turbo produz 116 cv e 16,3 m.kgf (gasolina) ou 16,8 m.kgf (álcool). O consumo do aspirado, pelos padrões do Inmetro, é de 12,5 km/l em cidade e 17,7 km/l em rodovia, com gasolina, e 10,1 e 12,5 km/l com álcool. O Turbo pode vir com transmissão manual ou automática, ambas de seis marchas, e o aspirado só com a manual.
Versões, preços e equipamentos do Onix 2020
• Onix 1,0 (aspirado, caixa manual, R$ 48.490) – Ajuste de altura do banco do motorista, ar-condicionado, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco ocupantes, controle elétrico de vidros (quatro), travas e retrovisores, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, lanterna traseira de neblina, monitor de pressão dos pneus, rodas de 15 pol com calotas.
• Onix LT 1,0 (aspirado, manual, R$ 51.590) – Como o Onix 1,0 mais sistema de áudio My Link com tela de 7 pol e integração a celular. Opcionais – R7H (câmera traseira de manobras, carregador de celular sem fio, chave presencial, computador de bordo, controlador de velocidade, faróis automáticos, volante com comandos de áudio por R$ 53.790), R7E (como R7H mais faróis de neblina e rodas de alumínio por R$ 55.590).
• Onix Turbo 1,0 (automático, R$ 55.590) – Como o LT 1,0.
• Onix LT Turbo 1,0 (manual, R$ 57.590) – Como o LT 1,0, mais assistência On Star, conexão à internet, faróis de neblina, rodas de alumínio.
• Onix LT Turbo 1,0 (automático, R$ 62.890) – Como o LT Turbo manual, mais controlador de velocidade.
• Onix LTZ Turbo 1,0 (manual, R$ 61 mil) – Como o LT Turbo manual, mais câmera traseira de manobras, carregador de celular sem fio, chave presencial.
• Onix LTZ Turbo 1,0 (automático, R$ 66.290) – Como o LTZ Turbo manual, mais controlador de velocidade.
• Onix Premier Turbo 1,0 (automático, R$ 70 mil) – Como o LTZ Turbo, mais bancos com revestimento sintético parcial, faróis com refletor elipsoidal, lanternas com leds, luzes de condução diurnas em leds, rodas de alumínio de 16 pol. Opcionais – R7R (alerta de veículo em ponto cego, ar-condicionado automático, assistente de estacionamento, revestimento em preto e cinza por R$ 73 mil).
• Atualização em 27/11 com correções em alguns preços e equipamentos
Texto da equipe – Fotos: divulgação