Os modelos Onix e Prisma da Chevrolet chegam remodelados à linha 2017, que começa a ser vendida neste fim de mês. A GM redesenhou a frente (capô, grade, faróis com leds para luz diurna, para-choque) e retocou a traseira (lanternas e para-choque). A versão Activ do Onix mostra adereços fora de estrada: molduras em preto fosco nos para-choques e para-lamas, simulação de estribo, barras de teto.
No interior as novidades abrangem sistema de assistência On Star, monitor da pressão dos pneus e sistema de áudio My Link compatível com celular pelas plataformas Android Auto e Apple Car Play. Ele permite, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito e acessar aplicativos como WhatsApp, Spotify e TuneIn. O Onix agora tem sensores de estacionamento. Mudam também os painéis de porta, comandos do sistema de ventilação, espuma dos bancos e seus revestimentos.
Para reduzir o consumo (ponto criticado nos dois modelos com os antigos motores evoluídos desde o primeiro Corsa), foi aplicado o programa Eco: as unidades de 1,0 litro, usada apenas no Onix, e de 1,4 litro receberam peças móveis (pistões, bielas) mais leves, a central eletrônica está mais potente, a transmissão manual passa a ter seis marchas, a automática (que já tinha as seis) foi reprogramada e a direção ganha assistência elétrica. Tudo somado, a GM informa consumo até 18% (Onix) ou 22% (Prisma) mais baixo e nota A em eficiência energética pelo Inmetro.
Não houve, porém, alteração em potência e torque. O motor de 1,0 litro produz 78/80 cv e 9,5/9,8 m.kgf; a versão 1,4 fornece 98/106 cv e 13/13,9 m.kgf. A estrutura foi revista para ganhar rigidez e perder 32 kg pelo uso de aço de alta resistência em painéis e reforços, os freios estão mais eficientes e a suspensão tem nova barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixa.
Confira as versões, preços e equipamentos de série:
• Onix LT 1,0 (R$ 44.890): sistema On Star (com diagnóstico, App/Web e segurança), ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, indicador para mudança de marcha, sistema de áudio com Bluetooth e entrada USB, controle remoto das travas e vidros, banco do motorista com regulagem de altura, espelho nos para-sóis, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem). O Prisma com motor 1,0 será relançado mais adiante.
• Onix LT 1,4 (R$ 49.590) e Prisma LT 1,4 (R$ 53.690): como no LT 1,0, mais volante ajustável em altura, rodas de 15 pol e sensor de estacionamento traseiro. No Prisma, também pacote de emergência do On Star e abertura do porta-malas por controle remoto.
• Opcionais: acabamento interno em preto e cinza, sistema My Link, volante com comandos de áudio e telefone, pacote de emergência do On Star (Onix). Com motor 1,4, também transmissão automática de seis marchas, controlador de velocidade e volante com imitação de couro.
• Onix LTZ 1,4 (R$ 54.490) e Prisma LTZ 1,4 (R$ 58.690): como no LT 1,4, mais computador de bordo, vidros traseiros elétricos, bancos com imitação de couro, retrovisores com ajuste elétrico, leds diurnos, faróis de neblina, rodas de alumínio e On Star com funções Concierge e Navegação. Com caixa automática e controlador de velocidade, opcionais, os preços passam a R$ 59.790 e R$ 64.690, na ordem.
• Onix Activ 1,4 (R$ 57.190): como no LTZ 1,4, mais câmera traseira de manobras, controlador de velocidade, limpador de para-brisa automático e acessórios visuais. Opção de caixa automática. Os preços do Activ não foram anunciados, mas apareceram no site do fabricante.
O Best Cars não foi convidado à apresentação, como tem sido praxe na GM. Por isso não está prevista avaliação.
Onix
Onix Activ
Prisma
Texto da equipe – Fotos: divulgação