A Chevrolet S10 ganha um novo motor flexível em combustível, o Ecotec de 2,5 litros e quatro cilindros dotado de injeção direta (primeiro em um modelo brasileiro da marca). Ainda não é o fim definitivo da unidade Família II, iniciada em 1982 com o Monza com 1,6 litro e estendida a até 2,4 litros, que permanece na versão de entrada LS. Apenas os acabamentos LT e LTZ recebem a novidade, que obtém potência de 197 cv com gasolina e 206 cv com álcool a 6.000 rpm; o torque atinge 26,3 e 27,3 m.kgf, na ordem, a altas 4.400 rpm.
O motor tem recursos como duplo comando com variação contínua do tempo de abertura das válvulas (que são quatro por cilindro), bloco de alumínio, árvore de balanceamento, bomba de óleo variável, controle eletrônico da temperatura do motor e sistema de partida a frio sem tanque suplementar (a alta pressão de injeção dispensa o preaquecimento de álcool usado em alguns motores). De acordo com a fábrica, a picape alcança velocidade de 163 km/h (limite eletrônico) e acelera de 0 a 100 em 9,5 segundos com gasolina e 9,1 s com álcool.
O Ecotec está disponível também com câmbio manual de seis marchas, tração nas quatro rodas e controle eletrônico de estabilidade, itens até então restritos à versão turbodiesel da S10. A General Motors aplicou ainda uma recalibração da suspensão dianteira e traseira, com o intuito de deixar o conjunto mais firme, e direção mais direta. O interior ganhou melhor isolamento acústico e novos materiais de acabamento no painel; a versão LTZ agora vem com auxílio para partida em rampa e controle de velocidade em declive.
Com as mudanças, a linha 2015 da S10 oferece duas opções de cabine (simples e dupla), duas de tração (4×2 e 4×4), três de câmbio (manual de 5 ou de 6 e automático de 6 marchas), três de acabamento (LS, LT e LTZ) e três de motor (2,4 e 2,5 flexíveis e 2,8 turbodiesel), totalizando 14 versões. Os preços das versões com o novo motor, sempre com cabine dupla, são:
– LT 4×2: R$ 86.400
– LT 4×4: R$ 92.400
– LTZ 4×2: R$ 97.700
– LTZ 4×4: R$ 103.700