
Depois de uma geração ousada do Honda Civic sempre vem uma mais tradicional, desde a década de 1990, e não seria diferente com o décimo primeiro modelo dessa história iniciada há quase 50 anos. Antecipado pelo conceito do ano passado, o Civic 2022 estreia nos Estados Unidos com formas mais simples, que lembram o VW Jetta na traseira e o Audi A3 no perfil, atenuando o formato fastback do anterior.


O interior do Civic 11 também buscou inspiração no passado: o quadro digital de instrumentos de 10,2 polegadas simula um analógico e o painel, com ampla grade e pequenas alavancas para ajustar os difusores de ar, tem um ar de anos 70. A tela da central de áudio (de 7 ou 9 pol) agora está destacada no alto e há conexão sem fio com Apple Car Play e Android Auto. Outras novidades são câmera aprimorada para detectar pedestres, sistema de áudio Bose com 12 alto-falantes e base do para-brisa mais baixa para melhor visibilidade.

Pouco mais longo e largo que o anterior, o Civc 2022 usa alumínio em parte da estrutura e no subchassi dianteiro. Nos EUA foram mantidos os motores de 2,0 litros (aspirado com 158 cv) e 1,5 litro (turbo com 180 cv), pouco mais potentes que antes, e a transmissão CVT foi aprimorada. Novidades em segurança são duas bolsas infláveis superiores para os ocupantes da frente, abertas ao redor da cabeça e destinadas a reduzir seu movimento em colisões. O Civic 11 será fabricado em Alliston, Ontário, Canadá, com a versão hatch (ainda a ser mostrada) em Greensburg, Indiana, nos EUA. Não há previsão de ser produzido no Brasil.


Texto da equipe – Fotos: divulgação