Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Divirta-se Supercarros Mercedes-Benz

Mercedes Classe S: as inovações em 70 anos de história

07/01/2021
in Mercedes-Benz, Notícias


Ao começar o ano em que a Classe S completa 70 anos (de acordo com o modelo que se considerar o primeiro da série), a Mercedes-Benz relembra as principais inovações em técnica, conforto e segurança que seu sedã de topo introduziu ao mercado em 11 gerações durante sete décadas.


Classe S W187 (1951 a 1954)

Além do motor de seis cilindros com comando de válvulas no cabeçote, incomum na época, o primeiro Classe S adotava fechadura de portas com pino cônico, mais seguro que o sistema convencional contra a abertura acidental em colisão.


Classe S W105, W180 e W128 (1954 a 1959)

Apelidado de Ponton pelos para-lamas, o primeiro Mercedes com estrutura monobloco usava tambores de freio com aletas, para melhor dissipação de calor, e injeção de combustível de 1958 em diante.


Classe S W111 e W 112 (1959 a 1965)

Como avanços em segurança, o terceiro Classe S (conhecido como Fintail em alusão às “barbatanas” nos para-lamas traseiros) vinha com volante e superfícies internas previstos para evitar ferimentos em acidentes, célula de segurança com zonas de deformação na frente e na traseira (pela primeira vez em um carro de produção) e, de 1961 em diante, suspensão a ar.


Classe S W108 e W109 (1965 a 1972)

Toda a linha desse sedã tinha uma mola hidropneumática na suspensão traseira, para compensar a carga transportada e manter a altura de rodagem. O topo de linha 300 SEL 6.3, com motor V8 de 250 cv, oferecia o maior desempenho de sua categoria: máxima de 220 km/h.


Classe S W116 (1972 a 1980)

Primeiro Mercedes com a denominação oficial Classe S, o modelo dos anos 70 trouxe suspensão dianteira com efeito antimergulho em frenagens, tanque de combustível sobre o eixo traseiro (mais protegido em colisões), controlador de velocidade (em 1975), freios ABS e o primeiro motor turbodiesel em automóvel de série (ambos em 1978). A caixa automática de quatro marchas também era incomum na época. No 450 SEL 6.9, o motor V8 de 286 cv permitia 225 km/h.


Classe S W126 (1979 a 1991)

Além de importante redução de peso e ótima aerodinâmica para seu tempo (Cx 0,36), o modelo apresentava bolsa inflável para o motorista (em 1981) e o passageiro (1988), cintos com pretensionadores, controle de tração (1985), ajuste elétrico do volante e alerta para uso dos cintos.


Classe S W140 (1991 a 1998)

Enorme e com motor de 12 cilindros pela primeira vez na marca, esse Mercedes exagerava em confortos: fechamento motorizado de portas e tampa do porta-malas, vidros duplos nas janelas laterais para isolamento de ruídos, bancos com ajuste elétrico para moldar os apoios laterais. Teve ainda central elétrica integrada (multiplex), controle de estabilidade, navegador e sensores de estacionamento (em 1995), bolsas infláveis laterais, assistente adicional em frenagem de emergência, faróis de xenônio e controle de funções por voz (todos em 1996).


Classe S W220 (1998 a 2005)

Preparado para o novo século, esse Classe S vinha com melhor aerodinâmica (Cx 0,27), controlador de distância ao tráfego da frente, cortinas infláveis, chave presencial para acesso, bancos com ventilação e apoios que variavam de posição para reduzir o cansaço, fibra ótica em parte do sistema elétrico, desativação de cilindros e o sistema Pre-Safe, que preparava o carro para a iminência de uma colisão. Foi também o primeiro da linhagem a oferecer versões de alto desempenho AMG (S55 e S65) e tração integral.


Classe S W221 (2005 a 2013)

Avanços dessa geração incluíam controlador de distância com frenagem automática e assistentes de visão noturna e de manutenção na faixa. O S400 Hybrid de 2009 foi o primeiro da série com mecânica híbrida.


Classe S W222 (2013 a 2020)

Pela primeira vez o grande Mercedes usava alumínio em grande parte da carroceria, não tinha qualquer lâmpada (substituídas por quase 500 leds) e analisava a estrada adiante por meio de uma câmera, de modo a ajustar a suspensão antes mesmo de chegar a um buraco ou irregularidade.


Classe S W223 (2020 em diante)

Herdeiro de toda essa tradição de tecnologia, o novo Classe S traz mais telas do que nunca (uma delas com efeito tridimensional, que dispensa óculos 3D), rodas traseiras esterçantes e as primeiras bolsas infláveis frontais do mundo no banco traseiro. Em caso de colisão lateral iminente, a carroceria se ergue para maior proteção. Mais tarde o sistema Drive Pilot permitirá condução semiautônoma em rodovias previstas.

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

Tags: 300 SEL450 SELaniversárioCarros do PassadoClasse SMercedes-BenznotíciasS500S600S63 AMGS65 AMG

Related Posts

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

16/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

13/05/2025
Scania: catálogos de caminhões de várias épocas
Auto Livraria - Scania

Scania: catálogos de caminhões de várias épocas

13/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

12/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

06/05/2025

Novidades da Auto Livraria

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp