Os modelos Logan e Sandero da Renault voltam a ter uma opção sem pedal de embreagem, dessa vez com câmbio manual automatizado de cinco marchas, em vez do automático de quatro marchas oferecido na primeira geração. Chamado de Easy’R, o câmbio de embreagem única é opcional nas versões com motor de de 1,6 litro e oito válvulas por R$ 2.400. Os preços sugeridos são então de R$ 43.000 (Sandero Expression), R$ 47.180 (Dynamique), R$ 45.490 (Logan Expression) e R$ 50.180 (Dynamique). Não foi prevista dessa vez a aplicação do 1,6 de 16 válvulas.
O Easy’R usa o sistema eletroeletrônico da alemã ZF. A Renault destaca o consumo de combustível “cerca de 20% inferior” ao de um câmbio automático convencional; o desempenho do carro também é preservado em relação à caixa manual. Trocas de marcha de forma manual sequencial, com toques na alavanca pelo “padrão BMW” (subindo para trás e reduzindo para frente), também são possíveis. O sistema se adapta ao modo de dirigir do motorista, sem teclas para escolha do modo de uso, e tem a função de “rastejar” (creeping), que move o carro lentamente quando não está freado. A função atua em arrancadas em rampas de até 4 graus de inclinação; se mais íngremes, a embreagem desacopla para sua própria proteção.