Ausente até hoje do segmento de utilitários esporte no Brasil, a Fiat prepara sua entrada para o primeiro semestre de 2021 com um modelo derivado do Argo, até agora conhecido pelo código de projeto 363. Jonathan Machado, nosso parceiro do canal Compara Carros, elaborou projeções de como pode ficar o SUV compacto da marca de Betim, MG, destinado a competir com Ford Ecosport, Nissan Kicks e Volkswagen Nivus, entre outros.
Como o grupo FCA já dispõe do Jeep Renegade, que hoje cobre a faixa de preços de R$ 81 mil a R$ 150 mil (todos com transmissão automática), o Fiat 363 partirá de algo como R$ 75 mil em valores atuais — o Argo Trekking 1,75 automático tem preço a partir de R$ 70 mil. Será também um carro menor, com comprimento na faixa de 4,10 metros (o Renegade mede 4,23 m) e o mesmo entre-eixos de 2,52 m do Argo (o Jeep tem 5 cm a mais). O fato de manter a plataforma do Argo, um hatch de entrada, também torna o 363 mais barato de construir e certamente mais leve que o Renegade, pois o projeto não prevê opção de tração integral nem uso fora de estrada mais sério.
O que não faltará ao Fiat 363 é um estilo interessante, associado ao Argo, mas com jeito mais robusto. A projeção de Jonathan mostra uma frente mais alta, para-lamas abaulados, vincos pronunciados nas laterais e lanternas traseiras de perfil baixo. O interior deve preservar componentes do Argo, mas pode ganhar um pouco de espaço adicional no banco traseiro e para bagagem (no hatch o porta-malas leva 300 litros). As suspensões seguirão os conceitos do Argo, com eixo traseiro de torção, suficiente para um modelo de tração apenas dianteira.
Sob o capô, o SUV compacto da Fiat deve manter o motor Firefly de 1,35 litro e até 109 cv na versão de entrada. A novidade estará na opção do Firefly turbo de 1,0 litro com injeção direta, já aplicado a modelos europeus como o grupo como o Renegade — curiosamente Betim está atrasada nessa aplicação no Brasil, onde foi pioneira em carros turbo com o Uno em 1994. A potência do novo motor deve seguir a faixa do similar da Volkswagen, entre 125 e 130 cv com álcool, sendo de 120 cv na versão europeia a gasolina. Espera-se também que uma transmissão automática de variação contínua (CVT), aguardada há tempos na linha Argo, enfim faça sua estreia no 363.
Texto da equipe – Ilustrações: Jonathan Machado sobre fotos de divulgação