Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

Veja histórico do Renault Clio, que sai de linha

05/10/2016
in Notícias

 

Ainda por ser anunciado pela Renault, o encerramento da produção argentina do Clio apareceu nas redes sociais com a foto da última unidade em montagem, concluindo o total de 549.948 exemplares na unidade de Santa Isabel. O país era o fornecedor do modelo para o Brasil desde que seu espaço na linha de São José dos Pinhais, PR, foi aberto para ampliar a fabricação de outros modelos.

Quando chegarem por aqui as unidades finais do Clio, veremos o encerramento do mais longevo Renault já oferecido aos brasileiros: quase 17 anos desde que esta segunda geração foi apresentada, em 1999, meses depois da minivan Scénic, que marcou o retorno da marca aos carros nacionais (por meio da Willys-Overland foi feita nos anos 60 a linha Dauphine/Gordini). Seu sucessor será o pequeno Kwid.

Confira um breve histórico do Clio em nosso mercado.

• 1996 – Chegava o modelo argentino de primeira geração, ainda com antigo motor de 1,6 litro, comando de válvulas no bloco e potência de 76 cv.

 

RN
RT

• 1999 – Começava em novembro a produção nacional com as versões RL, RN e RT, todas com cinco portas, e motores de 1,0 litro (59 cv) e 1,6 litro (90 cv) com comando no cabeçote e duas válvulas por cilindro. As três vinham de série com bolsas infláveis frontais, uma primazia em carros nacionais.

 

Sedan
Si

• 2000 – O espaço para bagagem crescia em setembro com o Clio Sedan, de linhas controversas, dotado apenas de motor 1,6 com quatro válvulas por cilindro e 102 cv. Início da fabricação argentina em Córdoba. O hatch Si 1,6 vinha em dezembro com 110 cv, freios antitravamento (ABS), rodas esportivas e faróis duplos, lembrando os Clios bem mais potentes disponíveis na Europa.

 

 

• 2001 – O motor 1,0 também adotava 16 válvulas e passava a 70 cv. O hatch Tech Run 1,0 seguia o visual do Si. Já o Yahoo, um RL sem as bolsas infláveis, cedia à preferência de muitos por menor custo em detrimento da segurança.

• 2002 – Edições limitadas Jovem Pan (derivada do hatch RN 1,0), O Boticário (baseado no Sedan de iguais acabamento e motor) e Alizé (hatch e sedã 1,0 e 1,6).

 

• 2003 – Primeira reforma visual vinha em fevereiro com faróis maiores, novos para-choques e lanternas. O painel não acompanhava, ao contrário do europeu, que havia mudado. As versões passavam a Authentique, Expression e Privilège. Era lançada a carroceria de três portas.

• 2004 – O Clio Dynamique, em março, era um três-portas com motor 1,6, rodas de 15 pol e saias e defletores para um visual esportivo. O motor 1,6 tornava-se flexível em combustível em novembro e chegava a 115 cv com álcool.

 

Hi-Flex
Get Up

• 2005 – O 1,0 passava a 76 cv em fevereiro, mas já em novembro tornava-se flexível com 77 cv. Enquanto na Europa surgia a terceira geração, que não teríamos, aqui vinham novos para-choques, placa de licença traseira do hatch no para-choque e outro volante para 2006.

• 2006 – Séries Get Up (hatch 1,0) e Egeus (sedã 1,0 ou 1,6) apareciam em abril. Em setembro vinha o Clio Air 1,6, com equipamentos adicionais para o hatch.

 

F1 Team
Campus

• 2007 – A edição F1 Team, feita em cinco unidades para um sorteio pela marca, trazia saias e defletores e pintura em preto com faixas amarelas.

• 2008 – Com o lançamento do Sandero, o Clio era deslocado em abril para um papel inferior e ficava apenas com a versão simplificada Campus de 1,0 litro. O sedã daria lugar no ano seguinte ao Symbol, praticamente um Clio com nova carroceria.

• 2009 – O Campus recebia a série limitada Get Up em março.

 

• 2012 – O Clio ganhava frente remodelada em novembro para lembrar (e só lembrar) as evoluções vistas na Europa, além de motor 1,0 revisto para mais potência (77/80 cv) e menor consumo. Na Argentina era renomeado Clio Mio.

• 2014 – Exigência legal trazia de volta ao Clio as bolsas infláveis e o ABS (agora de série), que haviam sido descartados.

• 2016 – Fim da produção na Argentina e de sua presença no mercado nacional após 20 anos, dos quais quase 17 na mesma geração.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Tags: Carros do PassadoClioClio CampusClio PrivilegenotíciasRenault

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

16/06/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

16/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

12/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp