A Volkswagen passa a equipar o Jetta com o motor TSI turbo de 1,4 litro com injeção direta, que substitui o antigo aspirado de 2,0 litros nas versões Trendline (de entrada, ainda trazida do México) e Comfortline (intermediária, fabricada no Brasil). A mudança representa aumentos expressivos de potência, de 116 para 150 cv, e de torque, de 17,7 para 25,5 m.kgf, sempre com gasolina: esse é o combustível único do novo motor, um fato curioso, pois sua versão flexível já está em uso no Audi A3 Sedan.
Equipado com transmissão automática de seis marchas que permite mudanças manuais, o Jetta TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcança máxima de 203 km/h. A versão Trendline pode vir também com caixa manual de seis marchas. Os itens de série de ambas as versões incluem controle eletrônico de estabilidade e bloqueio eletrônico de diferencial; a suspensão traseira independente multibraço foi mantida. No Jetta Highline permanece o motor TSI turbo de 2,0 litros com 211 cv e transmissão DSG de dupla embreagem e seis marchas.
Outra novidade da linha 2016 está nos sistemas de áudio e entretenimento com tecnologia App-Connect, que permite espelhamento da tela do telefone celular (desde que compatível) pelas plataformas Mirror Link, Android Auto e Apple Car Play. O Jetta Trendline vem com o sistema Composition Touch, com tela tátil de 5 polegadas, enquanto Comfortline e Highline recebem o Composition Media com tela de 6,3 pol e, como opcional, podem vir com o Discover Media com navegador.
Confira os preços e itens de série de cada opção do Jetta:
• Trendline (R$ 78.230 com caixa manual, R$ 83.630 com automática): bancos revestidos em tecido, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, rodas de alumínio de 16 pol com pneus 205/55, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alarme com comando remoto, porta-luvas refrigerado, sistema Composition Touch, volante com ajustes de altura e distância, freios ABS com distribuição eletrônica e assistência em emergência, bolsas infláveis laterais dianteiras, fixação Isofix para cadeiras infantis, controle de estabilidade e tração.
• Comfortline (R$ 89.750 com caixa automática): acrescenta volante revestido de couro com hastes para troca de marcha e comandos, bancos revestidos em couro sintético (preto ou bege), controle automático de velocidade e sistema Composition Media. Opcionais: teto solar e pacote Exclusive (sistema Discover Media, limpador de para-brisa automático, rodas de 17 pol com pneus 225/45, chave presencial para acesso e partida), ar-condicionado automático de duas zonas.
• Highline (R$ 104 mil com caixa DSG): adiciona motor de 2,0 litros, rodas exclusivas, bolsas do tipo cortina e retrovisor interno fotocrômico. Opcionais: pacote Exclusive (bancos de couro preto ou bege com aquecimento para os dianteiros e faróis/limpadores automáticos) e pacote Premium (os itens do Exclusive mais sistema Discover Media, com navegador e comando de voz, e chave presencial), faróis bixenônio com luzes diurnas de leds e ajuste elétrico do assento do motorista.
Trendline
Comfortline
Highline
Texto da equipe – Fotos: divulgação