A Volkswagen apresenta o Golf fabricado em São José dos Pinhais, PR, cujas vendas começam em fevereiro. Foram mantidas as três versões do modelo importado do México, mas a de entrada Comfortline passar a usar o motor MSI de 1,6 litro e 16 válvulas, enquanto o TSI turbo de 1,4 litro (restrito à Highline) fica mais potente e vem flexível. Nos dois casos há opção de caixa automática de seis marchas, que substitui a automatizada DSG de dupla embreagem e sete marchas. No GTI permanece o turbo de 2,0 litros com o DSG de seis marchas. A perua Variant continua a chegar do México em versões 1,4 turbo.
O Golf nacional é o primeiro carro brasileiro equipado de série, em todas as versões, com sete bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, cortinas e para os joelhos do motorista), controle eletrônico do diferencial e freios com sistema de frenagem automática pós-colisão. A VW diz o mesmo dos controles eletrônicos de estabilidade e tração, o que é correto no atual mercado, mas já valia para o Mercedes-Benz Classe A feito de 1999 a 2005.
O modelo recebeu também novos sistemas de entretenimento Composition Media, Discover Media e Discover Media Pro com a tecnologia App-Connect, que permite usar as plataformas Mirror Link, Apple Car Play e Google Android Auto para conectar o telefone celular, espelhar sua tela na do painel e controlar diversos aplicativos. Os dois primeiros usam tela de 6,5 pol, que no Discover Media inclui navegador; o Discover Media Pro vem com tela de 8 pol, toca-DVDs e disco interno de 60 GB.
Os itens de série do Golf Comfortline (R$ 74.950 com caixa manual, R$ 80 mil com automática) incluem, além dos itens de segurança citados, cintos de três pontos em todos os assentos, faróis de neblina, sistema Isofix de fixação de cadeira infantil, ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico e função um-toque, sistema de áudio Composition Media, rodas de alumínio de 16 pol, assistente de saída em rampa e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. O motor 1,6, conhecido das linhas Gol e Fox, fornece 110 cv e 15,8 m.kgf com gasolina e 120 cv e 16,8 m.kgf com álcool e pode vir com caixa manual de cinco marchas ou automática de seis marchas. Com a primeira faz de 0 a 100 em 10,4 s e atinge 188 km/h; com a segunda, 11,6 s e 184 km/h (sempre com álcool).
O Highline (R$ 92.290 com manual, R$ 96.690 com automática), além do motor diferenciado, acrescenta ar-condicionado automático de duas zonas, bancos de couro, lanternas traseiras com leds, volante com controles do computador de bordo e dos sistemas de áudio e telefonia, limpador de para-brisa e faróis automáticos, parada/partida automática do motor e, no caso de caixa automática, aletas de troca de marcha atrás do volante. Seus opcionais incluem rodas de 17 pol (assim como para o Comfortline), faróis de xenônio, seleção do perfil de condução (com modos Eco, Sport, Normal e Individual), controlador da distância ao tráfego à frente, frenagem urbana de emergência (freia o carro para evitar colisão ou reduzir o impacto), assistente de estacionamento e comutação automática de faróis altos e baixos.
O motor 1,4 turbo flexível é o mesmo já aplicado ao Audi A3 Sedan nacional. Com injeção direta de combustível e variador de tempo de válvulas de admissão, desenvolve potência de 150 cv (ante 140 cv da versão importada) e torque de 25,5 m.kgf (não mudou), valores mantidos com álcool ou gasolina. De acordo com a VW, o Golf acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança 209 km/h de velocidade máxima (caixa manual, com álcool), números que mudam para 8,6 s e 204 km/h com caixa automática. No modelo importado os índices eram de 8,4 s e 212 km/h para ambas as caixas, manual e DSG, com gasolina. Ambas as versões adotam eixo traseiro de torção no lugar da suspensão independente multibraço.
No GTI (R$ 117.690) as alterações são poucas: além das centrais no painel, recebeu novas rodas de 18 pol (opcionais; as de 17 pol são de série) e sistema de áudio com a grife Fender, tradicional em guitarras, que inclui alto-falante de subgraves no porta-malas e amplificador de 10 canais. A oferta de opcionais foi revista, de modo que a maioria deles pode ser acrescentada mantendo o acabamento de tecido xadrez Clark em vez do couro preto. Com motor de 2,0 litros, 220 cv e 35,7 m.kgf, o GTI acelera de 0 a 100 em 7,2 s e atinge 237 km/h, sendo um dos mais rápidos carros nacionais.
Texto da equipe – Fotos: divulgação