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Home Informe-se Carros do Passado Ford

Ford Galaxie, LTD e Landau: superlativos em conforto

23/10/2020
in Ford

Na série II de 1978 do Galaxie, novidades como faróis de iodo, pneus radiais, para-brisa laminado e volante de quatro raios

A ignição eletrônica substituía condensador e platinado na linha Galaxie 1979, o que aprimorava o funcionamento do motor e facilitava a manutenção. A embreagem hidrodinâmica para o radiador reduzia o consumo de energia e o ar-condicionado, enfim, estava integrado ao painel. O Galaxie 500 era eliminado, restando LTD e Landau, este apenas com caixa automática.

Em agosto daquele ano a Ford apresentava a Edição Especial do Landau, oferecida somente na cor Bordeaux Scala metálica, que celebrava os 60 anos da marca no País. Em uma plaqueta dourada na tampa do porta-luvas constava “Edição Especial – 60º. Aniversário da Ford Brasil S.A.”. A produção da série ficou, segundo estimativas, entre 250 e 300 exemplares.

A cor vinho e uma plaqueta no painel marcavam a edição limitada do Landau, em 1979, alusiva aos 60 anos da Ford

A Auto Esporte comparou o Landau ao Dodge Le Baron: “Em sofisticação o Le Baron ganha. Ele tem bancos mais acolhedores, todos com encosto para cabeça, e estofamento mais macio. O Landau vence em nível de ruído interno e espaço interno: tem os bancos mais largos e pode acomodar, sem apertos, até seis adultos. A estabilidade de ambos pode ser considerada boa”. O Dodge ainda teve melhor desempenho, mas o Ford oferecia o maior porta-malas.

A Edição Especial do Landau, oferecida apenas em cor vinho, celebrava os 60 anos da Ford no País com uma plaqueta dourada na tampa do porta-luvas

O motor 302 ganhava versão a álcool na linha 1980 — opção comemorada por muitos pela economia de pelo menos 10% no custo por quilômetro rodado, apesar do maior consumo. Não era o único incentivo do governo federal ao combustível renovável: o carro recolhia apenas metade da TRU (Taxa Rodoviária Única), os prazos para financiamento eram maiores e o abastecimento podia ser feito aos sábados, algo então proibido para carros a gasolina.

Além de taxa de compressão mais alta, o V8 a álcool adotava coletor de admissão de alumínio e tomada de ar quente do coletor de escapamento, para lidar com a maior dificuldade de queima do combustível. A aplicação de gasolina na partida a frio era automática, mas podia ser reforçada pelo motorista pelo uso de um botão no painel caso a temperatura estivesse muito baixa.

O motor a álcool trazia redução no custo de rodagem; agora em azul, o Landau 1980 ganhava novos bancos e ajustes na suspensão

As duas versões de combustível recebiam novo coletor de escapamento e revisão do conversor de torque da caixa automática, a fim de reduzir o consumo. O chamado azul Clássico, muito elegante, era agora a principal cor do Landau. Nos para-lamas traseiros havia pequenas lanternas no lugar dos antigos refletores. Outras mudanças eram bancos redesenhados, abertura elétrica do porta-malas acionada no porta-luvas, suspensão traseira com estabilizador e cintos dianteiros retráteis, ainda de dois pontos.

A Auto Esporte testou o LTD automático a álcool, que acelerou de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e alcançou a máxima de 167 km/h: “Potência e torque mais elevados se traduzem em melhores arrancadas. Ele é mais rápido que muitos carrinhos esporte que rodam por aí. O consumo mais elevado (média geral de 4 km/l) tem compensação no preço mais baixo do álcool. É um automóvel confortável, de bom desempenho, seguro, silencioso, ótimo para cidade e melhor ainda para estrada. E não pode mais ser considerado um esbanjador de divisas”.

No último teste do Landau a álcool, a Quatro Rodas observou que “se fosse projetado hoje, ele não teria o sólido chassi perimetral, que lhe proporciona uma rigidez torcional fora do comum para os padrões atuais. O acabamento é excelente, pelo cuidado da mão-de-obra e pela elevada qualidade do material. A troca de combustível não muda o rendimento, com marcas adequadas ao peso e potência”.

Fim de linha para um grande carro: apenas na versão Landau, o confortável sedã despedia-se em 1983 após 77 mil unidades

Cintos dianteiros de três pontos e novas pinças de freio vinham na linha 1981, junto da luzes de ré incorporadas às lanternas — assim, ficavam duas vermelhas e uma branca de cada lado. Esse era o último ano para o LTD: o fim do grande sedã estava próximo.

Em 2 de abril de 1983, mesma data do lançamento do Galaxie 16 anos antes, o Landau — carro oficial de autoridades governamentais e o preferido pelos altos executivos — entrava para a história, depois de 77.647 unidades produzidas entre todas as versões. Por anos a Ford continuou a receber insistentes pedidos de clientes fiéis, inconformados com ter de substituir por modelos menores os eternos topos de linha da indústria nacional.

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Uma carona no prestígio


O carisma que o Galaxie conquistou pode ser medido pelos usos posteriores de seu nome em outros modelos da Ford, ainda que com diferente grafia. Na Europa, a marca chamou de Galaxy uma minivan fabricada desde 1995 em três gerações (à esquerda a primeira delas). O Versailles brasileiro, clone do Volkswagen Santana, também recebeu esse nome quando vendido na Argentina (à direita).

Entre 2005 e 2007, o grande sedã que veio substituir o Taurus no mercado norte-americano recebeu o nome Five Hundred (500), de certo modo também uma referência a modelos do passado como Galaxie 500, Fairlane 500 e Torino 500.

Ficha técnica

  Galaxie 500 (1967) LTD Landau (1971) Landau (1981)
Motor
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V longitudinal, 8 em V longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no bloco, 2 no bloco, 2
Cilindrada 4.458 cm³ 4.785 cm³ 4.949 cm³
Potência máxima* 164 cv a 4.400 rpm 190 cv a 4.600 rpm 199 cv a 4.600 rpm
Torque máximo* 33,4 m.kgf a 2.400 rpm 37 m.kgf a 2.600 rpm 39,8 m.kgf a 2.400 rpm
Alimentação carburador de corpo duplo carburador de corpo duplo carburador de corpo duplo
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 3 manual ou automática, 3 automática, 3
Tração traseira traseira traseira
Freios
Dianteiros a tambor a tambor a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) não não não
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos independente, braços sobrepostos independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido eixo rígido eixo rígido
Rodas
Pneus 7,75-15 7,75-15 215/70 R 15
Dimensões
Comprimento 5,33 m 5,33 m 5,41 m
Entre-eixos 3,02 m 3,02 m 3,02 m
Peso 1.780 kg 1.795 kg 1.840 kg
Desempenho
Velocidade máxima 165 km/h 165 km/h 150 km/h
Aceleração de 0 a 100  km/h 15 s 13 s 15 s
* Método bruto; dados de desempenho aproximados
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Tags: Carros do PassadoFordGalaxieLandauLTDV8

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