Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado

Ford Mustang: potência para as massas há meio século

17/04/2014
in Carros do Passado, Ford

1990 Ford Mustang 25th Anniversary

 
O Mustang LX V8 conversível, verde por fora e branco por dentro, era a edição
comemorativa dos 25 anos de produção do carismático carro-pônei da Ford

 

Sem mudanças em 1988, o carro-pônei ganhava no ano seguinte uma edição comemorativa de 25 anos, um LX V8 conversível em verde com interior branco. “Bang for the buck”, ou a relação entre desempenho e preço, foi o tom da comparação de 10 modelos feita naquele ano pela Motor Trend.  O Mustang LX sagrou-se campeão: “Ele tem o menor preço do grupo, combinado a um respeitável nono lugar no ranking final de desempenho. Algumas áreas precisam melhorar, como os espaços de frenagem e o interior ultrapassado, mas em geral ele tem um custo-benefício incrível. É, provavelmente, a maior diversão pelo dinheiro na América hoje”.

Apesar desse atributo, as perspectivas não eram das melhores para o Mustang, cuja concepção tradicional era considerada incompatível com os novos tempos. A Ford já havia cogitado sua substituição por um esportivo de tração dianteira projetado em parceria com a japonesa Mazda, que resultou no Probe, mas os protestos dos fãs garantiam a sobrevida do velho pônei — por mais quanto tempo, não se sabia.

Em uma avaliação de oito conversíveis pela Automobile Magazine,  em 1990, o Mustang GT V8 foi descrito como “o hot rod  do grupo, uma volta à escola de engenharia da força bruta. Ele parece antigo ao ver e ao dirigir — ele é antigo. É também maravilhoso de dirigir, ao menos em asfalto seco, e tem o que parece ser a estrutura mais firme dos oito modelos. Em alta velocidade, parece extremamente estável”. Como pontos negativos a revista apontou o alto nível de ruído e a inconveniente operação da capota, “sobretudo se você usar o zíper do vidro traseiro todas as vezes, como o fabricante recomenda”.

 

1993 Ford Mustang SVT Cobra

 

1993 Ford Mustang SVT Cobra
1993 Ford Mustang SVT Cobra
 
Em vez de SVO, SVT: a nova divisão esportiva da Ford revelava para 1993 um
Mustang Cobra com 235 cv no motor V8 de 4,95 litros e rodas de 17 pol

 

Naquele ano a única novidade do carro era a bolsa inflável para o motorista, uma exigência legal. Uma revisão no motor de quatro cilindros aumentava sua potência para 105 cv na linha 1991, com o emprego de duas velas por cilindro, e havia novas rodas de 16 pol com pneus 255/55 para as versões V8. Um ano depois o motorista ganhava a opção de ajuste elétrico do banco. Depois do fracasso do SVO com seu motor turbo de quatro cilindros, o modelo 1993 trazia de volta mais do que os fãs queriam: potência no V8, que passava a 235 cv e 38,7 m.kgf no SVT Cobra, um dos primeiros produtos (ao lado da picape F-150 Lightning) da divisão SVT.

 

Após comparar 10 modelos, a Motor Trend
concluiu: “O Mustang é, provavelmente,
a maior diversão pelo dinheiro na América hoje”

 

Na avaliação da Road & Track  com a versão, “a respiração acima de 4.000 rpm está muito melhor, mas você não precisa de alta rotação para obter resultados: o motor é forte o bastante entre 2.000 e 4.000 rpm para fazer do trabalho com o câmbio mais uma opção que uma necessidade. Em piso liso, o carro responde com inserção rápida em curva e moderada inclinação de carroceria. Com os pneus 245/45 R 17 fornecendo grande aderência, a fábrica pôde suavizar as molas e os amortecedores, o que resultou em muito mais conforto nos pavimentos do mundo real”.

Uma versão Cobra R foi oferecida no mesmo ano com freios mais potentes, amortecedores Koni e melhor arrefecimento para motor e direção. O banco traseiro, ar-condicionado e sistema de áudio eram removidos para aliviar peso, por se tratar de um Mustang voltado ao uso em pistas, mas o motor era o mesmo do Cobra básico. Foram fabricados apenas 107 carros, todos fechados e em cor vermelha.

 

1995 Ford Mustang GT

 

1994 Ford Mustang
1995 Ford Mustang GT
 
Linhas arredondadas modernizavam o Mustang 1994, disponível como cupê e
conversível; apesar da mesma plataforma, sua estrutura ganhava rigidez

 

Retorno à esportividade

A reformulação de que o Mustang tanto precisava vinha no modelo 1994. Sua nova geração mostrava um desenho atual e linhas arredondadas, inspiradas no conceito Mach III (leia boxe na página 4), que resgatavam o espírito esportivo dos primeiros pôneis. O emblema do cavalo voltava para a grade frontal, que ficava escondida sob o capô, dando a impressão de que o símbolo flutuava. As tomadas de ar laterais reapareciam, assim como as lanternas triplas. A coluna traseira era semelhante à dos fastbacks  de tempos passados. As grandes rodas de 17 pol completavam o conjunto.

 

 

A plataforma permanecia derivada da Fox, adotada no longínquo 1979, mas com aumento de 44% na rigidez torcional do cupê e 80% na do conversível. Não havia mais opções de carrocerias fechadas: só um três-volumes de duas portas. Apesar de todas as modificações — 1.330 de suas 1.850 peças eram novas, de acordo com a Ford —, alguns puristas torceram o nariz e atacaram o novo modelo, dizendo que estava “japonês” demais.

As opções de motores se baseavam em um V6 de 3,8 litros e 145 cv e no tradicional V8 302 de 4,95 litros, que rendia 215 cv na versão GT; não havia mais o quatro-cilindros. O Mustang podia ter câmbio manual ou automático, este com quatro marchas, e pela primeira vez trazia freios traseiros a disco mesmo na versão básica. No GT vinham rodas de 17 pol com pneus 245/45. Entre os itens disponíveis à parte estavam rádio com toca-CDs e amplificador de 460 watts e freios ABS.

Próxima parte

 

As recriações

Ford Mustang GT 500 CR Ford Mustang GT 500 CR

Nem todos gostam de manter originais os carros antigos: alguns preferem atualizá-los em mecânica e visual para acompanhar carros mais modernos. Para esses existem as recriações.

Uma das especialistas no setor é a Classic Recreations, que em 2011 apresentou o Shelby GT 500 CR, sua interpretação para o GT 500 dos anos 60. Na versão Venom, o motor V8 de 427 pol³ (7,0 litros) recebe compressor ProCharger para chegar à potência de 790 cv! Outras novidades são bancos esportivos mais envolventes, pneus mais largos (245/45 R 17 na frente e 315/35 R 17 na traseira) e suspensão aprimorada.

Ford Mustang GT 350 CR Ford Mustang GT 350 CR

Outra opção da empresa é o Shelby GT 350 CR 1966, derivado do fastback  que Carroll Shelby preparou na época. Oferece motor V8 427 de 545 cv, câmbio manual Tremec de cinco marchas e sistemas de freios, direção e suspensão modernos, assim como as rodas de alumínio forjado e os pneus. Uma injeção de óxido nitroso garante arrancadas ainda mais vigorosas. Dentro do Shelby atualizado há bancos esportivos, ar-condicionado automático e sistema de áudio de alta qualidade.

Steve McQueen Signature Mustang Steve McQueen Signature Mustang

Se o interesse for mais específico pelo carro do filme Bullitt,  a Gateway Classic Mustang transforma qualquer Mustang fastback  1967 ou 1968 em uma réplica do modelo usado nas perseguições, sob o nome Steve McQueen Signature Mustang. Além da típica cor verde e das rodas negras, são empregados um motor Roush V8 de 450 cv, suspensão com elementos mais modernos e amortecedores ajustáveis, câmbio de cinco marchas e freios de alto desempenho.

Ford Mustang Wheelsandmore GT 500 Eleanor Ford Mustang Wheelsandmore GT 500 Eleanor

Outro Mustang clássico do cinema, o Shelby GT 500 “Eleanor” de 60 Segundos,  foi reproduzido em 2009 pela preparadora alemã Wheelsandmore. O fastback  de 1967 recebeu motor V8 de 5,7 litros com 350 cv, pacote visual do GT 500, rodas de 20 pol em alumínio forjado e suspensão aprimorada.

Próxima parte

 

 

Page 9 of 14
Prev1...8910...14Next
Tags: Carros do PassadocompressoresportivoEUAFordLee IacoccaMustangMustang GTMustang GT 350Mustang GT 500ShelbySupercarrosSVTV8

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

26/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp