Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado

Indústria automobilística: os primeiros 60 anos

08/06/2021
in Carros do Passado, Outros nacionais

1996

Chevrolet Vectra 1997

 

Ano de lançamentos marcantes. O Vectra de segunda geração esbanjava atualidade no estilo e trazia suspensão traseira multibraço e controle de tração. O Fiat Palio aparecia em abril com versões de três e cinco portas; um mês depois chegava o Ford Fiesta brasileiro. O Tipo era o primeiro nacional com bolsa inflável em fevereiro — vencendo a corrida com o Vectra, pioneiro nas duas bolsas frontais. Encerrava-se o uso de propulsores VW pela Ford e o de mecânica Ford pela VW: o Gol 1,0 adotava um motor atual da própria marca. A S10 ganhava cabines estendida e dupla, e a Blazer, motor V6 de 4,3 litros e caixa automática. Saíam de produção Monza, Suprema, Uno (exceto Mille), Versailles e Royale, Pampa, Pointer, picapes Chevrolet série 20 (davam lugar à Silverado argentina) e de novo o Fusca.

 

1997

Ford Ka

 

Seis meses depois dos europeus, já tínhamos em março o Ford Ka, com desenho inovador e motor antigo. GM e Fiat lançavam no mesmo mês as peruas Corsa Wagon e Palio Weekend, esta com bolsa inflável de série para o motorista na versão superior. A VW mostrava a segunda geração da Saveiro e a Honda iniciava a produção nacional do Civic. Havia novidades mecânicas no Gol (primeiro motor 1,0 16V), Parati (versão GTI 2,0 16V) e S10 (motor V6 4,3). A Kombi vinha com teto elevado, porta corrediça e motor a injeção. A GM tirava de linha o Corsa GSi, e a VW, o Logus.

 

1998

Fiat Marea

 

Dois destaques: em abril o Fiat Marea, sedã e perua com inédito motor de cinco cilindros e 2,0 litros, seguidos mais tarde pela versão Turbo de 182 cv, motor mais potente em carro nacional; em setembro o Chevrolet Astra nacional, só um ano depois do alemão. Também estreavam o Toyota Corolla brasileiro (outubro) e muitas picapes: as leves Ford Courier e Fiat Strada, a média Dodge Dakota e a grande Ford F-250, sucessora da F-1000. Ainda, S10 e Blazer tinham nova frente e tração integral. Alguns ganhavam desempenho, como o Vectra com motores de 2,2 litros em maio; outros perdiam, caso do Corsa Sedan e do Siena de 1,0 litro — que recorria a uma inédita caixa manual de seis marchas. Tempra, Kadett e Omega saíam de produção.

 

 

1999

Renault Scenic

 

Começava o tempo das minivans com a Scénic (março), primeiro Renault fabricado em São José dos Pinhais, PR. Na mesma cidade a VW começava a fazer o Golf e o Audi A3, incluindo versões 1,8 turbo. Outras estreias eram o Mercedes-Benz Classe A feito em Juiz de Fora, MG, com pacote de segurança que incluía o primeiro controle eletrônico de estabilidade, e o Land Rover Defender montado pela Karmann Ghia. O Gol era reestilizado e o Clio tornava-se nacional. Na Fiat, a criatividade levava à Palio Adventure e à Strada de cabine estendida; lançava também o hatch Brava (que substituía o Tipo), a Weekend com motor 1,0 e o Palio com embreagem automática. O Astra ganhava versão sedã, a Mitsubishi mudava a L200 e a Dakota R/T 5,2 era o único oito-cilindros nacional desde 1983.

 

2000

Chevrolet Celta

 

O Chevrolet Celta chegava em setembro com acabamento pobre e não tão barato como se previa. No mesmo mês o Palio era remodelado e ganhava motor Fire de 1,0 litro. O Civic passava à segunda geração nacional, S10 e Blazer ganhavam reestilização e novos motores (2,4 a gasolina e 2,8 turbodiesel), era renovada a Saveiro e surgia o Clio Sedan. Gol e Parati traziam o primeiro motor 1,0-litro turbo entre os nacionais. A GM passava a fazer aqui a picape grande Silverado, que desde 1997 vinha da Argentina, mas pararia no ano seguinte. Depois de mais de 40 anos a Toyota tirava de linha o jipe Bandeirante.

 

2001

Xsara Picasso

 

A classe das minivans ganhava importante reforço com a Scénic reestilizada em março e Chevrolet Zafira e Citroën Xsara Picasso (outra marca inédita a produzir aqui) em abril. Da mesma fábrica desta última em Porto Real, RJ, saía o Peugeot 206. A Fiat lançava o furgão de passageiros Doblò e renovava a Strada, o Ka XR com motor 1,6 vinha como um “foguete de bolso” e a Chrysler saía do Brasil pela terceira vez, ao encerrar a produção do Dakota depois de uma breve série com cabine dupla.

 

2002

VW Polo

 

Ano de forte renovação, sobretudo entre os pequenos: novas gerações quase ao mesmo tempo para Corsa (hatch e sedã em abril) e VW Polo (o inédito hatch em abril, o sedã em outubro) em abril e Fiesta em maio, incluindo o peculiar 1,0-litro com compressor. Outras chegadas importantes: novo Corolla em junho, bem mais amplo e bonito, passo decisivo para se tornar líder da categoria; Chevrolet Meriva em agosto e Fiat Stilo em setembro, com versão Abarth de 167 cv. O Celta ganhava cinco portas, o Corsa sedã antigo era renomeado Classic e a Quantum deixava o mercado.

 

2003

Ford Ecosport

 

O Ford Ecosport aparecia em fevereiro para tornar os utilitários esporte mais acessíveis. Os pequenos mantinham o ritmo: em abril vinha o Honda Fit, primeiro no País com caixa de variação contínua (CVT); em maio o Citroën C3 e em outubro o VW Fox. Foi o ano da chegada do motor flexível em combustível, começando em março pelo Gol. A linha Palio adotava motor 1,8 da GM, a VW lançava a série limitada Golf VR6 de seis cilindros e 2,8 litros (o mais potente nacional) e estreava a picape Chevrolet Montana, da linha Corsa. A Mitsubishi redesenhava a L200 (chamada de Sport) e passava a fabricar aqui o Pajero TR4 (antes iO); a Nissan fazia o mesmo com a picape Frontier e o utilitário XTerra. Palio e Clio eram remodelados, o Civic tinha nova frente e a Ford F-250 recebia cabine dupla.

 

2004

Toyota Fielder

 

A Toyota lançava a Fielder, perua da linha Corolla, e o Fiesta aparecia como sedã. De resto, ano restrito a versões, mudanças de estilo e mecânica: desenho polêmico no Fiat Mille em fevereiro, atualizações de Siena e Palio Weekend em março, Strada em junho. O Ecosport recebia tração integral e o Fox vinha com cinco portas.

 

2005

Fiat Idea

 

A Fiat lançava em agosto a minivan Idea, e a GM, o Vectra de terceira geração em outubro. Em fevereiro a Peugeot trazia a perua 206 SW. O VW Crossfox, em março, conferia ao Fox um jeito fora de estrada. A família Gol era reestilizada e ficava mais simples na série G4. O Fit adotava motor 1,5 e a Kombi recebia o 1,4 “a água”, pondo fim à longa história do boxer “a ar”. Em contrapartida, Marea e Xsara Picasso ganhavam unidades 1,6 para redução de preço. O Palio 1.8R parecia um sucessor para o Uno 1.5R/1.6R. Encerravam-se as produções do Classe A e do Defender.

Próxima parte

 

Page 6 of 7
Prev1...567Next
Tags: aniversárioCarros do PassadoDKW-VemagfábricaFNMMercedes-BenzRomi-IsettaToyotaVolkswagenWillys-Overland

Related Posts

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

04/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp