Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado

Jaguar XJ, símbolo de elegância desde os anos 60

04/05/2016
in Carros do Passado, Jaguar e Daimler

O Sovereign tornava-se Jaguar com o fim da Daimler; o motor de 4,0 litros tinha 226 cv

 

A Road & Track aprovou as mudanças: “O motor é suave como seda. Trocas de marcha são quase imperceptíveis. Há uma leve nota de escapamento e, embora sem o rosnar de escapamento do velho XK 120, ela passa a sensação de potência e velocidade. Rodar e estabilidade são a melhor parte de engenharia, pois a direção está mais precisa e a suspensão mais controlada. É um excelente substituto para um carro tão desejável que não precisava ser substituído”.

O resultado veio logo: as vendas do XJ aumentaram em ambos os lados do Oceano Atlântico. Contudo, como a nova carroceria não oferecia espaço para o motor V12, essa versão da Jaguar continuou sendo oferecida na série III até 1991 e o Daimler por mais um ano — um total de 24 anos na mesma geração, nos quais foram vendidos 403 mil exemplares. O motivo é que, ainda na British Leyland, os engenheiros pensaram em colocar um V8 da Rover no lugar do V12 da Jaguar na nova série e os técnicos da casa de Coventry, contrariados, elaboraram a carroceria sob medida para não abrigar um motor em V…

 

Só em 1993 o XJ12 assumia a nova geração; à direita, sua versão Daimler Double Six

 

Para desgosto dos britânicos, a Ford Motor Company assumia o controle da Jaguar em 1989. Apesar dos protestos patrióticos pela aquisição de uma marca tão cara ao Reino Unido pelos norte-americanos, a empresa ampliava a garantia e lançava melhorias técnicas. Um seis-cilindros de 3,2 litros com duplo comando, 200 cv e 30,4 m.kgf era aplicado em 1990.

 

O mais potente XJR adotava compressor — o primeiro Jaguar com superalimentação — para obter 322 cv e acelerar de 0 a 100 em 6,3 segundos

 

Na inglesa Car o XJ6 3,2 foi comparado a 10 concorrentes: Alfa Romeo 164, BMW 525i, Citroën XM, Ford Granada Scorpio, Mercedes-Benz 260E, Peugeot 605, Rover Sterling, Saab 9000 CDS, Vauxhall Senator e Volvo 960. “A vitória vai para o Jaguar, talvez o mais antiquado carro do grupo, certamente o menos moderno de se ver. Que ele compense tais limitações, ou mesmo capitalize com elas, diz muito sobre sua raça e sua presença. Após dirigir os outros carros, o Jaguar, rápido, refinado e habilidoso, sempre nos pareceu especial. É bastante ágil e preciso em curvas para um carro tão grande, com equilíbrio impecável”, observou.

Uma reestruturação na dianteira vinha em 1993 e, assim como o Daimler Double Six, o XJ12 ressurgia com um novo V12 de 6,0 litros (318 cv e 47,2 m.kgf) e caixa automática ZF de quatro marchas. Apto a 250 km/h e 0-100 km/h em 7,2 segundos, era o mais rápido sedã dessa linha que a marca já produzira, mas nesse formato teria vida muito curta: um ano depois a série X300 aparecia com faróis circulares (inspirados no XJ original), ondulações no capô sobre eles e traseira mais sóbria e bonita. As versões de seis e 12 cilindros tinham poucas alterações técnicas.

 

Depois da remodelação, o XJ8 vinha em 1997 com novos motores V8 de 3,2 e 4,0 litros

 

Outra evolução, a X308, era apresentada em 1997 com grande novidade sob o capô: a nova geração de motores AJ-V8 com oito cilindros e quatro válvulas em cada para enfrentar os alemães Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes Classe S. O carro era renomeado XJ8. A opção mais “mansa” tinha 3,25 litros, 216 cv e 30,7 m.kgf, para alcançar 222 km/h, e a intermediária oferecia 4,0 litros, 245 cv e 40 m.kgf para cravar 230 km/h.

 


Auto Livraria

 

Com a mesma cilindrada, o mais nobre e potente XJR adotava compressor — o primeiro Jaguar com superalimentação — para obter 322 cv e 52,2 m.kgf, com os quais atingia 250 km/h e acelerava de 0 a 100 em 6,3 segundos, ótimo desempenho para um automóvel de 1.875 kg. Todos estavam equipados de série com caixa automática de cinco marchas, freios ABS e bolsas infláveis frontais, além de painel redesenhado, mas o XJR adicionava rodas de 17 pol com pneus 255/45, ajuste eletrônico dos amortecedores, controle eletrônico de tração e freios especiais.

Ao avaliar o XJR, a revista Motor Trend declarou: “Em marcha-lenta o motor é indistinguível do liso XJ6, mas ao cutucar o acelerador uma corrida instantânea de torque move o felino para um passeio de emoção, com o quarto de milha passado em 14,9 segundos. O desempenho do XJR é forte o suficiente para esfregar para-lamas com o Mercedes C36 AMG, menor e mais leve, e o BMW 540i. O que um pouco de ar quente pode fazer quando soprado em lugares certos!”.

Próxima parte

 

Os especiais

Avon-Stevens XJC
Avon-Stevens XJC
Avon-Stevens XJC

As empresas britânicas Ladbroke Avon e Anthony Stevens elaboraram na década de 1970 uma versão conversível do XJ cupê. O Avon-Stevens XJC tinha linhas elegantes e acionamento manual da capota. “Erguido, a forma do teto é tal que ele não distorce em alta velocidade e o ruído de vento é mínimo”, garantia a publicidade. Outra transformação do tipo foi feita pela Lynx, que usava capota com acionamento elétrico.

Arden AJ4
Arden AJ4
Arden XJ40
Arden XJ40

A alemã Arden tem oferecido preparações para modelos Jaguar desde 1982, quando apresentou o AJ1 com base no XJ12. O motor V12 passava de 265 para 295 cv e havia alterações como rodas mais largas (as da foto não são da época), defletor frontal e transmissão automática ZF de quatro marchas em vez das três originais. A versão posterior AJ4 incluía para-choques envolventes e 325 cv. Anos mais tarde, a Arden obtinha 455 cv do motor ampliado de 5,35 para 6,6 litros e deixava o interior muito sofisticado.

Arden AJ10
Arden AJ10
Arden AJ14
Arden AJ14

Os trabalhos da empresa seguiram-se com as séries XJ40 (1987), X300 (modelos AJ10 e AJ11 em 1994), X308 (AJ13), X350 (AJ14 em 2003) e à atual X351 (AJ22, desde 2010). Hoje o motor V8 5,0 com compressor pode chegar a 605 cv, transmitidos a rodas de 21 pol.

TWR
TWR
Koenig
Koenig

A TWR — Tom Walkinshaw Racing, empresa fundada pelo piloto de competição —, que já havia desenvolvido uma versão esportiva do cupê XJ-S, mostrava em 1985 o sedã Jaguar Sports a partir do XJ6. Tinha anexos aerodinâmicos, rodas de 16 pol com pneus 225/55 e recalibração da direção para maior firmeza. Havia uma preparação para o XJ12 com alavanca para mudanças manuais na transmissão automática, volante esportivo, freios e suspensão revistos e mudanças de estilo.

A alemã Koenig Specials oferecia na mesma época um pacote com rodas largas, para-choques plásticos na cor da carroceria e retrovisores aerodinâmicos para o XJ12. Um tanto dissonante de seu estilo conservador, parecia um vovô com tatuagens e piercings…

Chasseur Stealth 340 Biturbo
Chasseur Stealth 340 Biturbo
Wald Black Bison
Wald Black Bison

Adicionar esportividade foi também o objetivo da Chasseur Developments, que em 1990 apresentou o Stealth, nome do avião de caça norte-americano invisível aos radares. De fato, um Jaguar preparado passava pela polícia chamando menos a atenção que um Porsche ou Ferrari… Com dois turbos, o motor de 3,6 litros ficava com 220 a 340 cv e havia anexos aerodinâmicos, suspensão e direção recalibradas e rodas de 16 pol (pneus 245/50) ou mesmo 17 pol (235/45).

Para a geração X350 de 2002, a japonesa Wald propôs o XJ Sports Line Black Bison com novos para-choques, saias e rodas de 20 ou 21 pol com pneus de até 295 mm — não era para quem gostasse de discrição.

Startech
Startech
Jaguar XJ Startech

A Startech, divisão da Brabus alemã que se dedica a marcas de fora do grupo Daimler-Benz, apresentou em 2011 o XJ da última geração ainda mais sofisticado: acabamento em couro Mastik, apliques de madeira, mesas retráteis para montagem de um Ipad com teclado sem fio para os passageiros, conexão à internet. Rodas de 21 pol forjadas e anexos aerodinâmicos traziam uma aparência esportiva e discreta.

Próxima parte

 

Page 3 of 5
Prev12345Next
Tags: Carros do PassadoDaimlerJaguarSupercarrosV12V8XJXJR

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

26/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp