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Home Informe-se Carros do Passado

VW Passat representou uma mudança do ar para a água

11/06/2021
in Carros do Passado, Volkswagen

VW Passat 1978 TS

 
Quatro faróis, faixas, pneus mais largos: já no visual o TS prometia mais que um Passat comum

 

TS: como nasce uma lenda

Comparado ao que então havia no mercado brasileiro, o conjunto do Passat era dos mais adequados a quem quisesse dirigir rápido e explorar seu comportamento em curvas — outra característica oposta ao padrão da Volkswagen brasileira até ali. Mas um motor mais potente tornaria tudo isso mais interessante, e foi o que a marca providenciou.

Lançada em 1976, a versão TS se tornaria uma referência no segmento de esportivos de fábrica. O pacote visual começava por quatro faróis circulares (acesos em esquema de quatro altos e dois baixos) e passava por uma faixa preta que vinha do para-lama dianteiro, ficando mais larga à medida que corria a carroceria e se elevando até a coluna traseira. No topo estava a sigla TS, de Touring Sport. Por dentro havia bancos reclináveis com encosto integrado para a cabeça, painel com conta-giros e um grande volante esportivo com três raios de metal com furos. No console encontravam-se manômetro de óleo, voltímetro e relógio analógico.

Mas a grande atração estava debaixo do capô: um saudável motor de 1,6 litro com carburador Solex de corpo duplo progressivo (importado da Alemanha), 80 cv e 12 m.kgf, aumentos de 15 cv e 1,7 m.kgf sobre o 1,5 dos demais Passats. Os primeiros carburadores traziam o segundo corpo de abertura mecânica, logo passando a depressão. Outra exclusividade era o coletor duplo de escapamento, que conduzia os gases queimados em dois tubos até quase o meio do carro.

 

VW Passat 1978 TS

 

VW Passat 1977 TS
VW Passat 1977 TS

 
As faixas mudavam para 1978 (foto maior); por dentro, volante de três raios e mais mostradores

 

O Passat esportivo fez a festa nas ruas, rodovias e autódromos. Com máxima de 160 km/h e 0-100 km/h em cerca de 14 segundos, o TS enfrentava fácil carros de maior cilindrada como Opala 2,5, Ford Maverick 2,3 e o Dodge 1800. Tornou-se referência para os amantes de velocidade e fez muito sucesso. Os pneus radiais mais largos, 175/70 R 13, contribuíam para o ótimo comportamento dinâmico. Era o mais rápido em sua categoria em velocidade, aceleração e também nas curvas.

 

O Passat TS fez a festa nas ruas, rodovias e autódromos: enfrentava fácil carros de maior cilindrada como Opala, Maverick e Dodge 1800

 

No comparativo da Quatro Rodas ao Corcel GT e ao Chevette GP, o TS convenceu, recebendo melhores notas em desempenho, motor, freios, estabilidade e estilo: “Ele consegue o melhor desempenho entre os três. Estabilidade é o ponto alto do carro, dando uma sensação de segurança. A direção é precisa e leve nas manobras. Moderno, o estilo ganhou agressividade”. Entre as críticas, o nível de ruído era alto em pisos irregulares, os engates do câmbio continuavam pouco precisos, “os instrumentos do console estão mal colocados e o conta-giros é muito pequeno”.

As dificuldades de engate de marchas eram sanadas para 1977, tornando o Passat um expoente nessa questão, com alavanca curta e precisa que exigia pouco esforço. Aos acabamentos conhecidos somava-se para o ano seguinte o LSE, com as quatro portas associadas ao motor 1,6 e aos quatro faróis do TS, assim como confortos inéditos no modelo como ar-condicionado opcional de fábrica (o primeiro no Brasil integrado ao painel; até então, o sistema era aplicado apenas em concessionárias), revestimento mais refinado, banco traseiro com encostos de cabeça e apoio de braço central, vidros verdes e luzes de leitura para os passageiros de trás.

 

VW Passat 1978 LSE
VW Passat 1978 LSE

 

VW Passat 1978
VW Passat 1978
VW Passat 1978 Surf

 
O luxuoso LSE (em cima) e o jovial Surf vinham em 1978; na publicidade, ênfase à mecânica moderna

 

Era o topo de linha da VW, destinado a competir com carros maiores como o Comodoro da Chevrolet e, até certo ponto, substituir os grandes modelos de motor V8 (Ford Galaxie/Landau, Dodge Dart) que a crise do petróleo vinha inviabilizando. E agradou na avaliação da revista Auto Esporte: “A superioridade do Passat se evidencia na elaboração de seus componentes mecânicos. É um prazer dirigi-lo, com sua resposta rápida, direção leve e muito precisa. Sua estabilidade é excelente. O LSE reúne condições e virtudes que o colocam entre os automóveis de alto padrão, pelo seu ótimo desempenho, o acabamento e a decoração”.

 

 

 

A esse tempo o Passat ganhava um novo e mais forte concorrente: o Corcel II, mais espaçoso que o modelo original e com linhas mais modernas, embora mecanicamente fosse quase o mesmo — bem aquém da modernidade técnica trazida pelo VW. Era econômico e ganhava do Passat em quesitos como conforto de marcha, mas nunca se igualou em desempenho, mesmo com motor 1,6. O outro adversário direto nunca chegou a incomodar: a Chrysler teve pressa em lançar o modelo 1800 em 1973, sem que tivesse sido bem desenvolvido para o Brasil, o que afetou sua imagem. Depois de tudo corrigido e rebatizado de Polara, já era tarde para reconquistar o mercado que o rejeitava.

Outro lançamento de 1978 era o Passat Surf, uma versão série jovial e mais barata com acabamento despojado, sem calotas ou frisos, com para-choques e rodas pretos e cores vivas. O interior ganhava bancos altos, mas o motor de 1,5 litro era o mesmo das versões comuns. Seria fabricada até 1981. No TS, as faixas laterais pretas passavam a vir na parte inferior da carroceria.

Próxima parte

 

Combustíveis alternativos

Em meio ao empenho pela substituição do petróleo por fontes renováveis de energia, que tomou conta do Brasil entre meados da década de 1970 e a de 1980, o Passat esteve entre os modelos da Volkswagen usados em estudos de combustíveis alternativos. Como a fábrica o produzia com motor a diesel para exportação (o mesmo oferecido na Kombi, de 1,6 litro e 50 cv), foi fácil elegê-lo para a adaptação para consumir óleos vegetais como os de soja, amendoim e dendê.

“Os testes realizados pela empresa nos últimos três anos mostram que o rendimento com o óleo de amendoim é igual ao do diesel. O único problema é com o refino: o carro acaba ficando com um cheiro de pastelaria. Mas isso deverá ser resolvido pelas refinarias”, relatava a revista Veja em 1980 a respeito do Passat adaptado para o novo combustível. Como sabemos, os planos não se concretizaram: ainda hoje os óleos vegetais são usados de forma tímida em veículos, em geral em pequeno percentual no diesel (o chamado biodiesel) e em frotas específicas.

 

Nas telas

O Incrível Monstro Trapalhão
O Incrível Monstro Trapalhão
Os Três Mosquiteiros Trapalhões
Os Três Mosquiteiros Trapalhões
Os Vagabundos Trapalhões
Os Vagabundos Trapalhões

Há um volume razoável de filmes nacionais com participação relevante do Passat. Modelos da primeira série aparecem na comédia O Bem Dotado – O Homem de Itu (1978) e no drama Bonitinha Mas Ordinária ou Otto Lara Rezende (1981). Os filmes dos comediantes Os Trapalhões — o quarteto formado por Didi Mocó, Dedé Santana, Mussum e Zacarias, ativo entre 1969 e 1994 — estão entre os que mais usaram o modelo da VW.

Há Passats em diversas cenas de Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (1978), O Incrível Monstro Trapalhão (1980), Os Três Mosquiteiros Trapalhões (1980), Os Vagabundos Trapalhões (1982), O Trapalhão na Arca de Noé (1983) e Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (1984). No segundo filme o carro aparece em competição, e no terceiro, em acrobacias em duas rodas em um espetáculo.

Meu Nome Não é Johnny
Meu Nome Não é Johnny
A Menina do Lado
A Menina do Lado
Achados e Perdidos
Achados e Perdidos

Um raro Passat da edição especial 4M, de 1978, é usado no drama Meu Nome Não É Johnny (2008). Um modelo com a frente de 1979 é visto na biografia Somos Tão Jovens (2013), enquanto a série de quatro faróis lançada em 1983 aparece no drama A Menina do Lado (1987). Enfim, um Passat de 1985 em diante é usado no filme policial Achados e Perdidos (2007). Claro que grande número de novelas também fez bons papéis ao volante desse VW de grande popularidade nos anos 70 e 80.

Próxima parte

 

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