Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Carros do Passado Nissan, Datsun e Infiniti

Nissan Laurel, o longevo irmão familiar do Skyline

06/02/2014
in Nissan, Datsun e Infiniti, Páginas da História

Nissan Laurel Turbo SGX 1981
Nissan Laurel Turbo SGX 1981

 

Nissan Laurel Hardtop Turbo Medalist 1983
Nissan Laurel Hardtop Turbo Medalist 1983

Na quarta geração notava-se inspiração europeia; oferecido apenas com quatro
portas, o modelo usou o motor turbo de seis cilindros e 2,0 litros do Skyline 

 

Ainda em 1980, em novembro, surgia a quarta geração (C31) do Laurel, oferecida apenas com quatro portas — tanto em sedã tradicional quanto em hardtop  —, pois o cupê dava lugar ao Nissan Leopard. O estilo estava atualizado, com linhas retas e equilibradas que lembravam carros europeus da época, como o Audi 100 e o Opel Rekord, e boa aerodinâmica (Cx 0,38). O entre-eixos não mudava, mas o comprimento chegava a 4,63 m e o peso subia pouco (1.245 kg). Os requintes do interior incluíam ar-condicionado automático, ajuste elétrico de altura do banco e controlador de velocidade.

A gama de motores crescia: quatro-cilindros de 1,8 e 2,0 litros, seis-cilindros de 2,0, 2,4 e 2,8 litros (todos a gasolina), quatro-cilindros de 2,0 litros e seis-cilindros de 2,8 litros (ambos a diesel), com câmbios manuais de quatro e cinco marchas e os automáticos de três e quatro marchas, este inédito no modelo. Outra novidade era o 2,0-litros de seis cilindros com turbo e 144 cv, o mesmo aplicado ao Skyline. A suspensão traseira independente equipava apenas as versões mais potentes. Uma série limitada pelos 50 anos da Nissan vinha em 1983.

 

Nissan Laurel 1985
Nissan Laurel 1985
 
Motor V6 era adotado no quinto Laurel, para 1985; ainda com formas retilíneas, esse
sedã japonês era elogiado pela imprensa pela relação entre equipamentos e preço

 

A fórmula do quarto modelo — caso das opções de carroceria — era preservada no quinto (C32), lançado em outubro de 1984, que mantinha as linhas retas e ganhava apenas 2 cm em comprimento, mas já pesava 1.380 kg. Os retrovisores agora seguiam o padrão mundial de posição, mesmo nos carros do mercado local. Inéditos eram os motores V6, oferecidos com 2,0 litros, turbo (motores compactos de seis cilindros foram comuns no Japão por algum tempo) e 170 cv e com 3,0 litros, aspiração natural e 153 cv.

 

Na última geração a versão 2,5-litros turbo de seis cilindros alcançava 280 cv, a maior potência permitida à época pelo governo japonês

 

Como alternativas havia o 1,8 e o 2,0 de quatro cilindros, o 2,0 (com ou sem turbo) e o 2,4 de seis cilindros em linha, além do 2,8 a diesel. O volante ganhava regulagem e os retrovisores externos eram antiofuscamento. Mudanças visuais como grade, faróis e para-choques eram aplicadas em 1987, seguidas um ano depois pela edição especial de 20 anos do modelo.

A avaliação da Autocar  em 1986 definiu a versão SGL de 2,4 litros como “um carro difícil de superar em preço e equipamentos. O estilo agora tem maior influência europeia e, no interior, o bom acabamento é aparente. Contra tudo isso há um desempenho apenas mediano e um consumo insatisfatório. Ainda lhe falta apelo ao motorista, mas entre os que colocam maior ênfase em um conjunto prático, com bom valor pelo dinheiro pago, o novo Laurel pode conquistar muitas vendas”.

 

Nissan Laurel 1989


Com suspensão multibraço, os seis cilindros em linha de volta e até rodas
traseiras esterçantes, a sexta geração tornou-se favorita para preparações

 

Apenas o sedã hardtop  permanecia em linha quando a sexta geração (C33) do Laurel foi apresentada, em dezembro de 1988. Seu estilo evoluía o tema dos anteriores, com traços retos, vidros amplos e formas horizontais. Pouco mais longo (4,69 m) e com o mesmo entre-eixos, estava mais leve com 1.330 kg. A opção da Nissan por manter a tração traseira, em um tempo de transição para a dianteira pela maioria dos fabricantes generalistas, e o compartilhamento de itens mecânicos com o Skyline R32 fizeram dessa série um carro apreciado pelos preparadores.

Os motores V6 eram descartados — ficaram restritos a modelos como o Maxima, de tração dianteira, que substituiu o Laurel nos mercados europeus. Em vez deles constavam do catálogo o 1,8 de quatro cilindros, os 2,0 e 2,5 de seis cilindros em linha (com opção de turbo para o 2,0, o que se traduzia em saudáveis 215 cv) e o 2,8 de seis a diesel. Todo câmbio manual agora tinha cinco marchas. Suspensão traseira multibraço e controle eletrônico da caixa automática representavam avanços. Em seguida aparecia a opção de rodas traseiras esterçantes (sistema HICAS, sigla de direção com controle ativo de alta capacidade). As rodas já mediam 15 pol.

 

Nissan Laurel 1993
Nissan Laurel 1993
 
Entre-eixos e largura aumentavam no mais arredondado sétimo modelo, em
1993; tração integral era novidade e o motor turbo de 2,5 litros produzia 250 cv

 

Na sétima geração (C34) de janeiro de 1993 as linhas estavam pouco mais arredondadas e o entre-eixos enfim aumentava em 5 cm, para 2,72 m; a largura também crescia de 1,69 para 1,72 m, o que o retirava da categoria japonesa de carros compactos. O comprimento chegava a 4,71 m e o peso a 1.490 kg.

 


Auto Livraria

 

A semelhança técnica do Laurel com o Skyline dava-lhe facilidade para obter suas soluções avançadas: ao lado do HICAS, o C34 oferecia a opção do sistema de tração integral ATTESA (sistema avançado de engenharia de tração total todo-terreno). Os motores agora eram todos de seis cilindros em linha, com 2,0 e 2,5 litros a gasolina e 2,8 a diesel; o mais potente 2,5 com turbo e duplo comando alcançava 250 cv. Uma edição especial celebrava os 60 anos da Nissan, ainda em 1993.

 

Nissan Laurel 1999
Nissan Laurel 1999

 

Nissan Laurel 1999
Nissan Laurel 1999
 
Em 1997 a Nissan aplicava sua última reformulação, na qual o motor de topo (o 2,5
com turbo) era elevado ao limite de 280 cv; essa geração foi produzida até 2002

 

O Laurel alcançava a oitava e última geração (C35) em junho de 1997, quando adotava mais uma leve evolução do conhecido tema de estilo. Da carroceria hardtop  às trações traseira e integral, muito era preservado do anterior, mas o comprimento ganhava mais 4 cm e o peso caía um pouco para 1.440 kg. A suspensão traseira multibraço ainda sobressaía.

Seus motores de 2,0, 2,5 e 2,8 litros eram os mesmos de antes, mas com novidades como variação de tempo de abertura das válvulas para o 2,5, que assim chegava a 200 cv. A versão 2,5 turbo alcançava 280 cv, a maior potência permitida à época pelo governo japonês (leia mais sobre limites da legislação), e todos vinham com câmbio automático de quatro marchas como padrão. A produção do Laurel chegava ao fim em agosto de 2002, depois de 34 anos. Cedia espaço ao Teana, baseado na mesma plataforma do Maxima e dotado de tração dianteira.

Mais Carros do Passado

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: Carros do PassadoJapãoLaurelNissanPáginas da História

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

16/06/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

16/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

12/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp