Colaborador roda em cidade, estrada e terra e conclui: a
Fiat precisa investir em refinamento para justificar o preço
Texto e fotos: Roberto Agresti
Atualização de 12/10/12
Parte do tempo entalada em congestionamentos, parte em uma rápida viagem a uma cidade da periferia de São Paulo, é o que a semana encurtada pelo feriado reservou à Fiat Idea Adventure de Um Mês ao Volante, já na segunda metade de sua avaliação. Ao volante, um colaborador bissexto da sessão, Laner Azevedo, de 40 anos de idade e que tem um carro, de certa forma, da mesma categoria da minivan da Fiat: uma Volkswagen SpaceFox. E é comparando aspectos desses dois carros que Laner deu início a seu depoimento.
“Por conta da potência de 132 cv anunciada para a Idea, esperava algo mais do motor E-Torq. Não que ele seja fraco, mas a expectativa era mais alta tendo em vista meu hábito com a SpaceFox, que tem motor de 1,6 litro e quase 30 cv a menos. Achei as respostas ao acelerador da Fiat algo lentas, um pouco frustrantes, e a coisa piora quando o ar-condicionado está ligado, pois realmente se nota como o compressor rouba vigor da Idea. Fiquei tão intrigado com a falta de maior ânimo que acabei encontrando uma boa justificativa para isso, que é a grande diferença de peso. A Adventure pesa quase 180 kg a mais que minha SpaceFox, e isso não é pouco para um carro dessa categoria”, ele analisa.
“É cara demais e oferece pouco. Eu não compraria, não só por conta dessa falta de equipamentos, mas também porque achei o motor gastão demais para o desempenho que oferece”, opina Laner
O colaborador está certo, pois os exatos 174 kg de diferença resultam em uma relação peso-potência da ordem de 11 kg/cv para a Volkswagen e 10 kg/cv para a Fiat — uma diferença a favor da Idea bem menor que sua vantagem em potência, que é de 27% com álcool. Também importante é considerar o torque máximo, que é um tanto mais alto na Idea (18,9 m.kgf a 4.250 rpm), mas ocorre em rotação bastante menor na SpaceFox (15,6 m.kgf a 2.500 rpm). Prejudicada ainda pelo maior arrasto aerodinâmico e os pneus mistos, cuja resistência à rolagem é maior que nos pneus normais da concorrente, a Idea acaba vendo sua potência superior representar menos que o esperado.
Apesar dos 28 cv a mais que em sua SpaceFox, Laner não achou a Idea muito ágil:
peso elevado e torque concentrado em alta rotação podem ser as principais razões
O percurso realizado por Laner teve alguma estrada — 80 quilômetros —, o que o fez comentar acerca das reações típicas de um carro alto e com suspensões que foram pensadas para eventuais escapadelas do asfalto: “Na rodovia Ayrton Senna, na velocidade-limite de 120 km/h, a Idea não pode ser considerada um carro instável, mas é evidente que o estilo Adventure cobra seu preço se acaso for necessário mudar de faixa repentinamente. Esta versão não é tão ágil quanto se tivesse um ajuste focado para estrito uso urbano, com pneus de asfalto e menor altura livre do solo”.
Freios para asfalto
A pequena viagem deu ao colaborador a oportunidade de rodar alguns quilômetros em estrada de terra: “É claro que a Idea se sente bem à vontade nesse tipo de terreno, tendo como grandes cúmplices os pneus mistos, que realmente fazem a diferença em tais condições. Não tive oportunidade de usar o bloqueio de diferencial Locker, uma vez que o terreno era compacto e sem nenhum obstáculo ou aclive severo que justificasse seu acionamento, mas certamente é melhor ter o dispositivo em um carro com esse perfil do que não o ter”.
Uma ressalva do motorista foi feita ao sistema de freios antitravamento (ABS), derivada dessa experiência em estrada de terra: “Sendo um carro cujo acerto de suspensão e os pneus premiam um uso mais rústico, em estrada sem pavimentação, acho que o ajuste da sensibilidade do ABS deveria levar esse perfil em conta. Por algumas vezes achei excessiva a ação do sistema, que liberou com facilidade a pressão de frenagem e alongou muito o espaço de parada. Por ter como hobby a prática fora de estrada com motos, sei bem que o ‘morrinho’ formado diante dos pneus quando da frenagem ajuda a reduzir espaços. Na Idea Adventure isso não ocorre e o carro fica solto demais quando se freia na terra”.
Laner sabe que um pequeno percentual de usuários comprará a minivan por suas supostas atitudes aventureiras, e por conta disso mesmo diz entender a opção da Fiat em dotar a Idea de um ABS mais eficaz no asfalto — mas que, frisa ele, poderá frustrar quem compre tal versão por necessidade, não por moda. “Imagino a pessoa que more em um sítio e que tenha como rotina percorrer uma estrada de terra sem grandes dificuldades, que não exija ter um real 4×4. Escolhe uma Idea Adventure e vê que pneus e suspensões estão à altura da proposta de uso, mas a frenagem não. Chato isso”, comenta, para acrescentar: “Outras coisas que não me agradaram dizem respeito ao curso longo do pedal do acelerador e da alavanca de câmbio”.
A simplicidade do interior, ao lado do consumo elevado, foi o que mais incomodou o
colaborador: falta refinamento para justificar o preço de quase R$ 60 mil com opcionais
O colaborador considera a Idea um carro de formas ainda atraentes, em que pese seu tempo de mercado, e vê com bons olhos o acabamento Adventure que, segundo ele, confere uma aura de robustez ao modelo, consoante com o mau estado da maioria de nossas ruas e estradas. No entanto, o colaborador acha que o preço cobrado pela versão não combina com o nível de equipamentos presentes ou mesmo com o acabamento.
“É cara demais e oferece pouco. Não há tecnologia embarcada que chame a atenção, não há um sistema de áudio de alto padrão, não há materiais nobres no interior. Os bancos não são confortáveis, não tem navegador nem ar-condicionado automático. Difícil engolir quase R$ 60 mil para levar tão pouco para a garagem, e ainda com câmbio manual. Eu não compraria, não só por conta dessa falta de equipamentos, mas também porque achei o motor gastão demais para o desempenho que oferece”, conclui Laner.
Realmente, a Idea Adventure tem mostrado uma sede exagerada por álcool, com média de apenas 7 km/l para um período de condições favoráveis — uso rodoviário — em mais de 60% da distância percorrida. Quando usada estritamente em cidade, a Idea pena para fazer 5,5 km/l de álcool, consumo certamente exagerado para um carro de seu porte e com motor de 1,75 litro.
Para o fim de semana prolongado, a Adventure segue em viagem ao interior, em roteiro habitual nas avaliações de Um Mês ao Volante. Na terça-feira, o relato.
Atualização anterior |
Último período
3 dias |
170 km |
Distância em cidade | 90 km |
Distância em estrada | 80 km |
Tempo ao volante | 6h 20min |
Velocidade média | 27 km/h |
Consumo médio (álcool) | 5,6 km/l |
Indicações do computador de bordo |
Desde o início
17 dias |
1.419 km |
Distância em cidade | 586 km |
Distância em estrada | 830 km |
Tempo ao volante | 40h 53min |
Velocidade média | 35 km/h |
Consumo médio (álcool) | 7,1 km/l |
Melhor marca média (álcool) | 8,2 km/l |
Pior marca média (álcool) | 5,6 km/l |
Consumo em percurso-padrão (43,2 km) | |
Álcool | 10,9 km/l |
Indicações do computador de bordo |
Preço
Sem opcionais | R$ 51.040 |
Como avaliado | R$ 59.691 |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 80,5 x 85,8 mm |
Cilindrada | 1.747 cm³ |
Taxa de compressão | 11,2:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 130/132 cv a 5.250 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 18,4/18,9 m.kgf a 4.250 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | manual / 5 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson |
Traseira | eixo de torção |
Rodas | |
Dimensões | 6 x 15 pol |
Pneus | 205/70 R 15 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,207 m |
Largura | 1,753 m |
Altura | 1,814 m |
Entre-eixos | 2,511 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 48 l |
Compartimento de bagagem | 380 l |
Peso em ordem de marcha | 1.325 kg |
Desempenho e consumo | |
Velocidade máxima (gas./álc.) | 178/180 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h (gas./álc.) | 11,6/10,8 s |
Consumo em cidade (gas./álc.) | 11,0/7,4 km/l |
Consumo em rodovia (gas./álc.) | 14,6/9,8 km/l |
Dados do fabricante |