Idea Adventure: para os desafios da selva de pedra (fim)

 
Nos braços da suspensão dianteira (à esquerda), a Fiat usou coxins pequenos para
respostas mais precisas; já o eixo traseiro recorre a peças maiores pelo conforto

 

Uma vez suspenso o carro, a primeira coisa que Alberto verifica é o índice de carga dos pneus Bridgestone que equipam a Idea. Ele confirma sua suposição de que a Fiat optou por um fator mais elevado que o necessário para o peso da minivan, para evitar uma excessiva movimentação da carcaça em sentido transversal.

“O que alguns motoristas reclamaram, a sensibilidade da Idea aos ventos laterais, pode em parte ser atribuída aos pneus altos. O carro já tem como características uma grande distância livre do solo e um teto posicionado lá em cima. Rajadas de vento já o afetariam mesmo se ele usasse pneus de perfil baixo, série 60, por exemplo. Com esses, série 70, além do balanço da carroceria, haverá o pneu se mexendo em relação à roda. Um pneu de perfil mais baixo corrigiria algo disso, mas o carro ficaria mais áspero. Acredito que, para a proposta, a Fiat optou pelo correto, uma solução de compromisso entre acerto de suspensão, pneus e as características pretendidas por uma versão Adventure”, pondera o consultor.

 

“É um carro interessante, mas que necessitaria de intervenções pontuais, o que o melhoraria muito e lhe daria uma sobrevida, já que em termos estéticos não envelheceu”, opina o consultor

 

A análise segue e mira, agora, na suspensão dianteira. Alberto nota elementos elásticos — coxins, buchas e afins — de diâmetro menor que o usual e comenta: “Já que o pneu se encarrega de absorver parte das irregularidades, aqui puderam manter um padrão de menor flexibilidade, o que ajuda na precisão do trabalho de suspensões e direção”. Já na traseira o eixo de torção, “parente” do que equipa o Palio, mas bem mais reforçado, está ligado ao monobloco por elementos elásticos grandes, cuja movimentação lateral é contida por grandes arruelas: “É uma boa solução, pois filtra as irregularidades e não deixa a traseira ‘boba'”.

 

 

Bom cuidado construtivo, com escapamento e linhas de freio e de combustível protegidas e um sólido protetor de cárter, são apontados como naturais para um carro com as pretensões de trilhar caminhos mais difíceis do que o normal. “E a Idea é um carro que já está há sete anos em produção, o que significa bem aperfeiçoado, isento de problemas chatos típicos de projetos recentes. A idade de projeto elevada tem suas vantagens”, diz o colaborador, sorrindo.

Alberto encerra sua análise com uma constatação: “É um carro interessante, mas que necessitaria de intervenções pontuais, o que o melhoraria muito e lhe daria uma sobrevida, já que em termos estéticos não envelheceu. O controle de estabilidade seria bem-vindo, apesar do razoável comportamento. O motor mereceria uma intervenção: seria ideal um torque mais bem distribuído, mesmo que isso tolhesse alguns cavalos. Que tal uma variação do tempo de abertura das válvulas? Isso causaria melhor consumo e maior prazer ao conduzir na cidade. Quanto ao acabamento, é incoerente com os R$ 60 mil que custa essa versão. Ruim de verdade achei a posição de dirigir”.

 

 

 
As molas traseiras chamam atenção pelo longo curso, as semiárvores de transmissão
sugerem resistência e o estepe conta com fixação adequada para dificultar o furto;
nos bancos, o deslize da costura do encosto, que está torta da mesma forma nos dois

 

Alberto compraria? Não — aliás, não comprou. Preferiu, como dissemos, a Palio Adventure, segundo ele tão versátil quanto a Idea, mas com estabilidade e desempenho melhores e, como fez questão de frisar, “sem aquele inconveniente pneu pendurado”.

A análise de Trivellato é, coincidentemente, um excelente resumo das opiniões da quase totalidade de colaboradores que usaram a Idea nesses 4.448 km percorridos em 31 dias. Todos vislumbraram qualidades no modelo, mas ressaltaram falhas de várias entidades, algumas perdoáveis, outras inexplicáveis. Como sempre o preço foi apontado como impeditivo mas, tendo em vista a ainda excelente aceitação da minivan em seu segmento, percebe-se que as opções no mercado ou não custam muito menos ou não oferecem vantagens significativas.

Ainda atraente no que diz respeito a estética, com bom espaço interno, boa “de loja” e capaz de trilhar caminhos difíceis, a Idea Adventure sofre mesmo é de um aparente descaso da Fiat para lapidá-la — o que indica que talvez, em breve, seja descontinuada em favor de algo mais moderno. Fiat 500L, a versão mais “cheinha” do pequeno Fiat recém-lançada na Europa? É o que tudo indica. E que aqui poderá ter, como tanto querem muitos consumidores, uma versão Adventure. Mas, enquanto isso, por que não melhorar a Idea?

Atualização anterior A opinião de quem tem

 

Último período

7 dias

2.101 km

Distância em cidade 84 km
Distância em estrada 2.017 km
Tempo ao volante 41h 04min
Velocidade média 51 km/h
Consumo médio (gasolina) 9,9 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Desde o início

31 dias

4.448 km

Distância em cidade 810 km
Distância em estrada 3.638 km
Tempo ao volante 101h 34min
Velocidade média 44 km/h
Consumo médio (álcool) 7,4 km/l
     Melhor marca média (álcool) 8,4 km/l
     Pior marca média (álcool) 5,6 km/l
Consumo médio (gasolina) 10,0 km/l
     Melhor marca média (gasolina) 12,0 km/l
     Pior marca média (gasolina) 6,4 km/l
Combustível consumido 502,9 litros
     Álcool 245,5 litros
     Gasolina 257,4 litros
Despesa com combustível R$ 1.157,88
Custo por km rodado
     Álcool R$ 0,25
     Gasolina R$ 0,27
Preço médio
     Álcool R$ 1,85
     Gasolina R$ 2,73
Consumo em percurso-padrão (43,2 km)
     Álcool 10,9 km/l
     Gasolina 15,1 km/l
Indicações do computador de bordo, exceto despesas

 

Preço

Sem opcionais R$ 51.040
Como avaliado R$ 59.691

 

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 80,5 x 85,8 mm
Cilindrada 1.747 cm³
Taxa de compressão 11,2:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 130/132 cv a 5.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 18,4/18,9 m.kgf a 4.250 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual /  5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
Rodas
Dimensões 6 x 15 pol
Pneus 205/70 R 15
Dimensões
Comprimento 4,207 m
Largura 1,753 m
Altura 1,814 m
Entre-eixos 2,511 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 48 l
Compartimento de bagagem 380 l
Peso em ordem de marcha 1.325 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima (gas./álc.) 178/180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h (gas./álc.) 11,6/10,8 s
Consumo em cidade (gas./álc.) 11,0/7,4 km/l
Consumo em rodovia (gas./álc.) 14,6/9,8 km/l
Dados do fabricante

 

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