Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Um Mês ao Volante

Nissan Sentra: bons atributos por um lugar ao sol (3)

24/01/2014
in Um Mês ao Volante

Nissan Sentra SL

 

O colaborador dono de Civic, que não trocaria pelo C4 Lounge,
dirige outro sedã médio e responde: esse justificaria mudar de marca?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Atualização de 24/1/14

Um Mes ao Volante

Como antecipado na atualização anterior, o Nissan Sentra SL de Um Mês ao Volante  saiu do estado de São Paulo em nossas mãos pela primeira vez na última semana: foi ao Rio de Janeiro, RJ, tendo ao volante um colaborador da seção que estreou em dezembro com a avaliação do Citroën C4 Lounge. William Freitas, 36 anos, havia sido convidado pelo site por sua experiência com carros da mesma categoria — já teve dois Fords Focus e dois Hondas Civic, um deles o atual EXR 2014.

William concluíra que não teria o C4 como substituto do Civic em uma hipotética troca. E o Sentra, poderia convencê-lo? Os 790 quilômetros da viagem, dos quais 500 em rodovia, procuraram esclarecer essa dúvida.

“Já como primeira impressão, gostei bastante do carro. Desenho moderno, com formas mais elegantes que no modelo anterior. Interior com bom acabamento e detalhes como o painel emborrachado e os bancos revestidos de couro, que dão um requinte ao carro. Fácil regulagem para motorista entre banco e volante e muito boa posição ao dirigir”, descreve o colaborador.

 

Nissan Sentra SL
Nissan Sentra SL
 
Após quase 800 km, William Freitas mostrou-se satisfeito com o Sentra em conforto
e custo-benefício, mas não pelo desempenho em alta velocidade e retomadas

 

O espaço interno mereceu elogios: “Chama atenção! Aí está um diferencial do Sentra. Em um dia fui almoçar com dois colaboradores, ambos de 1,90 metro de estatura, que foram muito bem acomodados no carro, um na frente e outro no banco traseiro. Chega a ser surpreendente tal conforto em um carro de tamanho próximo ao do Civic. Para quem quer um sedã médio para uso com a família, ele é uma ótima opção”.

 

“Duas pessoas de 1,90 metro de estatura foram muito bem acomodadas, uma na frente e outra no banco traseiro: surpreendente”, destacou o colaborador

 

Para William, o Sentra está muito bem equipado para seu preço. “Destaco o navegador com tela sensível ao toque, acesso e partida sem chave, câmera de ré, retrovisor interno fotocrômico, ar-condicionado com duas zonas e teto solar. Chega a ter mais itens de conforto que meu Civic EXR. Todos os comandos são práticos e o porta-malas é bom para a categoria”, ele observa.

O entusiasmo do colaborador diminui quando o assunto é mecânica: “O câmbio CVT é bastante suave, mas o desempenho deixou um pouco a desejar na retomada de velocidade. No trecho da via Dutra após Cachoeira Paulista até o Rio, onde se têm muitas subidas, várias curvas e uma infinidade de caminhões, isso faz diferença. O Sentra é menos disposto a ganhar velocidade nas subidas que meu Civic, apesar da diferença de potência ser pequena, 10 cv com gasolina”.

 

Nissan Sentra SL

 

Nissan Sentra SL
Nissan Sentra SL
 
Seja pelo acabamento e o espaço, seja por detalhes como o ar-condicionado de
duas zonas e a câmera traseira, o interior do Sentra foi elogiado pelo colaborador

 

O trajeto com serra permitiu ao motorista explorar os recursos do câmbio do Nissan, que não são muitos: um botão na alavanca (overdrive off,  ou desligado) e a posição L,  que servem ao mesmo objetivo de deixar a rotação do motor mais alta, com efeito mais intenso no caso do segundo. “A posição L  foi muito bem na descida da serra das Araras, mas senti falta de uma troca manual ali, a exemplo de outros carros com câmbio CVT, como Subaru Impreza e Renault Fluence”, comentou.

 

 

Outro inconveniente relatado foi o ruído do motor em altas rotações, como nas subidas. Tais restrições à parte, William aprovou o conjunto: “Ele tem freios bons, que transmitem segurança ao motorista mesmo em serras intensas. A suspensão é confortável, macia, sem prejuízo da boa estabilidade, embora não chegue à excelência de comportamento notada no Civic e no Focus anterior que tive. A suspensão traseira multibraço faz uma grande diferença nesse aspecto”.

Tudo considerado, o colaborador teria esse Nissan caso estivesse à procura de um sedã na faixa de R$ 72 mil? “Neste segmento ele seria minha terceira opção hoje, em que desempenho e estabilidade são maiores prioridades que espaço e conforto, por termos um carro maior para as viagens em família. Ficaria com um Focus S ou um Civic LXR, de preços semelhantes, por conta da suspensão multibraço e do motor mais potente. Mas o Sentra é um carro muito interessante, que chamou a atenção pelo espaço interno, pelo conforto em geral e pelo conteúdo de série, e seria a escolha ideal se eu fosse usá-lo nas viagens familiares”.

 

Nissan Sentra SL
Nissan Sentra SL
 
O rodar macio tem sido uma qualidade desse Nissan; o desempenho com gasolina
foi muito próximo ao obtido com álcool, pois potência e torque não se alteram

 

O desempenho com gasolina

A viagem ao Rio, primeiro trecho percorrido com gasolina pelo Nissan, obteve consumo médio de 9,2 km/l — seria melhor se não incluísse o uso urbano por quase 300 km, o ar-condicionado a pleno em boa parte do tempo e o tráfego congestionado de alguns trechos rodoviários.

Após o retorno o carro foi submetido a novos testes de desempenho, que revelaram números bastante próximos aos obtidos antes com álcool. Era o esperado, pois o fabricante informa potência e torque iguais para ambos os combustíveis, uma peculiaridade da Nissan que não costuma se repetir em outras marcas. É verdade que houve ligeira melhora nos tempos de aceleração com gasolina, o que pode ser atribuído a variações nas medições como a temperatura ambiente, mais baixa em 4 a 5°C (motores beneficiam-se do ar mais frio e denso).

Já com 2.250 km e mais de 63 horas de avaliação (veja mais números no quadro abaixo),  o Sentra ainda tem 10 dias à frente até ser devolvido. No período que resta, além do uso em condições variadas, será submetido aos testes de consumo em trajetos-padrão com gasolina para verificar como fica o rendimento desse motor de baixa taxa de compressão, pouco eficiente até então com álcool.

Desempenho, consumo e ficha técnica Atualização anterior

 

Último período

7 dias

967 km

Distância em cidade 407 km
Distância em rodovia 560 km
Tempo ao volante 22h 20min
Velocidade média 43 km/h
Consumo médio (gasolina) 8,9 km/l
     Melhor marca média 9,2 km/l
     Pior marca média 7,8 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Desde o início

21 dias

2.250 km

Distância em cidade 1.039 km
Distância em rodovia 1.211 km
Tempo ao volante 63h 28min
Velocidade média 35 km/h
Consumo médio (gasolina) 8,9 km/l
     Melhor marca média 9,2 km/l
     Pior marca média 7,8 km/l
Consumo médio (álcool) 6,4 km/l
     Melhor marca média 8,5 km/l
     Pior marca média 4,0 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Preço

Como avaliado R$ 71.990
Preço público vigente em 9/1/14

 

Teste do Leitor

Opinião dos proprietários  Envie opinião sobre seu carro
Desempenho, consumo e ficha técnica Atualização anterior

 

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoCVTNissanSentraSentra SLUm Mês ao Volante

Related Posts

Nissan Frontier: quadros com a terceira das picapes japonesas
Auto Livraria - Nissan

Nissan Frontier: quadros com a terceira das picapes japonesas

08/07/2024
Nissan: catálogos de Pathfinder, Frontier, Maxima e mais
Auto Livraria - Nissan

Nissan: catálogos de Pathfinder, Frontier, Maxima e mais

10/06/2022
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021
De cara nova, C4 Lounge poderia ter evoluído mais
Citroën

Citroën C4 Lounge

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp