Viagem ao Paraná rende 2.445 km em uma semana e mais uma
opinião sobre a minivan, já a poucos dias de encerrar sua avaliação
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Quando oferecemos a Peugeot 3008 de Um Mês ao Volante a Luciano dos Santos para que a experimentasse por alguns dias, ouvimos como resposta uma pergunta: “Tem limite de quilometragem?”. A dúvida se justificava: o colaborador havia planejado para este mês uma viagem de mais de 2.000 quilômetros ao oeste do Paraná e, se não houvesse restrição, usaria a minivan da marca francesa nessa longa avaliação.
Viagem planejada, viagem cumprida. Depois de cinco dias e de passar junto a cidades como Campinas, Sorocaba (SP), Londrina e Maringá (PR), Luciano e a 3008 estavam de volta a Pindamonhangaba, cidade-sede do Best Cars — ela com exatos 2.445 km adicionados ao hodômetro, ele com muitas impressões para compartilhar com os leitores.
Semana de trabalho intenso para a 3008, que viajou até o oeste do Paraná por
2.445 km, cumpridos 90% em rodovias à média de consumo de 9,8 km/l
Embora não se veja ao volante de uma minivan, o colaborador gostou da aparência da Peugeot: “Tem um estilo moderno, compatível com os outros modelos da marca, e que chama atenção por onde passa”. O interior também foi bastante elogiado: “O carro tem um acabamento primoroso, com materiais que transmitem qualidade e boa montagem. Nos bancos, porém, faltou um revestimento completo em couro. A posição de dirigir é muito boa, com a sensação de estar em um carro mais alto do que é”.
Habituado a picapes e SUVs, o colaborador
aprovou seu comportamento: “É um carro bastante
estável, mesmo em curvas de alta velocidade”
As boas notas estendem-se ao painel de instrumentos “completo e de fácil leitura”, ao espaço interno “muito bom para quatro adultos” e a conveniências como os vários porta-objetos, com destaque para “o generoso no console central e alguns embaixo dos tapetes do assoalho traseiro”. Luciano aprovou a tela de projeção de velocidade, mas achou o navegador “confuso e difícil de configurar”. O compartimento de bagagem foi julgado adequado — e surpreendeu com o banco traseiro rebatido, que deixou espaço de sobra para grandes volumes transportados na volta.
Adepto há algum tempo de motores turbo de baixa cilindrada, o colaborador aprovou o THP de 1,6 litro e 165 cv que equipa a 3008: “Muito bom! Responde rápido ao toque do acelerador, é potente, silencioso e tem bom torque em baixa rotação. O desempenho do carro ficou acima do esperado, mesmo testado exaustivamente em trechos de serra. Entretanto, imaginava um menor consumo”. A média de sua viagem, com 90% de uso rodoviário, foi de 9,8 km/l.
Acabamento, posição de dirigir e detalhes como a tela que recebe projeção da
velocidade foram elogiados por Luciano, assim como motor e estabilidade
Embora tenha um carro bem mais baixo hoje, Luciano está habituado a picapes e utilitários esporte, o que lhe rendeu boa base de comparação com a minivan, de altura semelhante a esses veículos. E ele aprovou seu comportamento dinâmico: “É um carro bastante estável, mesmo em curvas de alta velocidade, tanto com dois ocupantes e pouca bagagem quanto carregado. Os freios são excelentes: testados em situação de emergência, responderam muito bem. A suspensão transmite conforto mesmo em pisos irregulares”.
Em que pese a ampla aprovação à 3008, a resposta do colaborador foi negativa quando perguntado se compraria uma dessa, caso estivesse à procura de um carro do gênero na mesma faixa de preço: “Não. Já tive um Peugeot 307 e, quando precisei de peças de reposição, ficou parado por mais de 40 dias. Percebi também a desvalorização anormal desses carros na hora da venda, fruto de uma imagem ainda não muito sólida no mercado. Se fosse comprar hoje um carro de características próximas, a opção mais provável seria o Volkswagen Tiguan, de R$ 115 mil, que também é bem-equipado, tem 200 cv e tração nas quatro rodas, além de uma marca bastante consolidada”.
Mais econômica que o C4 Lounge
No pouco tempo da última semana em que a 3008 não estava com o colaborador, fizemos as medições de consumo em nossos trajetos-padrão, os mesmos aplicados a nossas avaliações completas, em condições controladas para evitar influências externas aos resultados. Como se sabe, o ciclo leve envolve circulação à velocidade média de 35 km/h sem uso de ar-condicionado, enquanto o trajeto exigente obtém média pouco acima de 20 km/h, requer numerosas saídas e o ar funcionando de forma intensa (saiba mais sobre a metodologia).
Turbo e injeção direta trazem eficiência? Os testes de consumo apontaram que
a 3008 faz entre 1 e 1,5 km/l mais que o C4 Lounge com motor de 2,0 litros
No trajeto mais favorável a Peugeot alcançou 11,9 km/l de gasolina, marca bastante positiva, que reflete a eficiência do conjunto formado pelo motor turbo com injeção direta e o câmbio automático de seis marchas. É interessante notar que ela fez 1,5 km/l a mais que o Citroën C4 Lounge Tendance avaliado em dezembro, um carro pouco mais leve, mas dotado do menos eficiente motor aspirado de 2,0 litros do grupo PSA. A gasolina usada em ambos é a mesma, pois o fabricante não requer combustível de alta octanagem para o motor turbo.
Vantagem para o THP também no ciclo exigente, com 5,8 km/l ou 1 km/l a mais que o C4 Lounge em idêntico trajeto. Agora falta medirmos o consumo no trajeto rodoviário — para maior precisão, evitamos que fosse feito por outro motorista que não este editor, responsável por todas as medições do site. Esse número fica para a derradeira atualização na próxima terça-feira (29), depois de devolvermos o carro à Peugeot. Antes disso, mais um pouco de estrada está diante da 3008.
| Próxima parte |
Último período
7 dias |
2.445 km |
| Distância em cidade | 237 km |
| Distância em rodovia | 2.208 km |
| Tempo ao volante | 31h 58min |
| Velocidade média | 77 km/h |
| Consumo médio (gasolina) | 9,8 km/l |
| Melhor marca média | 9,9 km/l |
| Pior marca média | 5,8 km/l |
| Indicações do computador de bordo | |
Desde o início
27 dias |
3.921 km |
| Distância em cidade | 740 km |
| Distância em rodovia | 3.181 km |
| Tempo ao volante | 67h 34min |
| Velocidade média | 58 km/h |
| Consumo médio (gasolina) | 9,9 km/l |
| Melhor marca média | 13,3 km/l |
| Pior marca média | 5,8 km/l |
| Indicações do computador de bordo | |
Medições Best Cars
| Aceleração | |
| 0 a 80 km/h | 6,5 s |
| 0 a 100 km/h | 9,6 s |
| 0 a 120 km/h | 13,8 s |
| 0 a 400 m | 16,6 s |
| Retomada | |
| 60 a 100 km/h* | 5,6 s |
| 60 a 120 km/h* | 9,3 s |
| 80 a 120 km/h* | 7,0 s |
| Consumo | |
| Trajeto leve em cidade | 11,9 km/l |
| Trajeto exigente em cidade | 5,8 km/l |
| Trajeto em rodovia | medição a ser efetuada |
| Autonomia | |
| Trajeto leve em cidade | 643 km |
| Trajeto exigente em cidade | 313 km |
| Trajeto em rodovia | medição a ser efetuada |
| *Com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição | |
Preço
| Básico | R$ 99.990 |
| Como avaliado | R$ 99.990 |
| Preços públicos vigentes em 1/7/14 | |
Teste do Leitor
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Ficha técnica
| Motor | |
| Posição | transversal |
| Cilindros | 4 em linha |
| Material do bloco/cabeçote | alumínio |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
| Diâmetro e curso | 77 x 85,8 mm |
| Cilindrada | 1.598 cm³ |
| Taxa de compressão | 10,5:1 |
| Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
| Potência máxima | 165 cv a 6.000 rpm |
| Torque máximo | 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm |
| Potência específica | 103,3 cv/l |
| Transmissão | |
| Tipo de câmbio e marchas | automático / 6 |
| Relação e velocidade por 1.000 rpm | |
| 1ª. | 4,04 / 8 km/h |
| 2ª. | 2,37 / 14 km/h |
| 3ª. | 1,56 / 21 km/h |
| 4ª. | 1,16 / 28 km/h |
| 5ª. | 0,85 / 38 km/h |
| 6ª. | 0,67 / 48 km/h |
| Relação de diferencial | 3,87 |
| Regime a 120 km/h | 2.600 rpm (6ª.) |
| Regime à velocidade máxima informada | 5.500 rpm (5ª.) |
| Tração | dianteira |
| Freios | |
| Dianteiros | a disco ventilado (302 mm ø) |
| Traseiros | a disco (268 mm ø) |
| Antitravamento (ABS) | sim |
| Direção | |
| Sistema | pinhão e cremalheira |
| Assistência | eletro-hidráulica |
| Diâmetro de giro | 10,9 m |
| Suspensão | |
| Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
| Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
| Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro |
| Rodas | |
| Dimensões | 7,5 x 17 pol |
| Pneus | 225/50 R 17 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 4,365 m |
| Largura | 1,837 m |
| Altura | 1,639 m |
| Entre-eixos | 2,613 m |
| Bitola dianteira | 1,53 m |
| Bitola traseira | 1,525 m |
| Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,296 |
| Capacidades e peso | |
| Tanque de combustível | 60 l |
| Compartimento de bagagem | 432 l |
| Peso em ordem de marcha | 1.480 kg |
| Relação peso-potência | 9,0 kg/cv |
| Desempenho | |
| Velocidade máxima | 202 km/h |
| Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,5 s |
| Garantia | |
| Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem |
| Carro avaliado | |
| Ano-modelo | 2014 |
| Pneus | Michelin Primacy HP |
| Quilometragem inicial | 3.000 km |
| Dados do fabricante; consumo não disponível | |
| Atualização anterior |
