[Nome] Carlos Pimentel
[Cidade] Rio de Janeiro
[Estado] RJ
[Modelo] Honda Civic
[Versão] EXL
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 40.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 3 a 5 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Carro gostoso de guiar e com desempenho excelente do motor aspirado 2.0 . Suspensão transmite segurança ao motorista. O painel com tela de TFT é lindo e continua atual. Acabamento interno e externo primoroso. Porta malas de excelente capacidade. Câmbio CVT bem escalonado e se você precisar de mais rotação basta usar o paddle shift. O brake hold (sistema que mantem o carro parado com o câmbio em D mesmo que você solte o pedal do freio) é um adianto para o motorista. Consumo excelente na estrada (pista simples faz 13 km/l, pista dupla faz 16km/l).
[Principais aspectos negativos] A versão EXL apesar de ser a top com motor aspirado, em 2017, vinha sem sensores de estacionamento, não possuía partida sem chave, sem retrovisor fotocrômico e sem faróis de led. Consumo ruim na cidade 8 km/l. Central multimídia lenta e vive dando bug no android auto.
[Defeitos apresentados] Passei quatro anos com o carro. Sem defeitos, sem recall. As concessionárias só foram visitadas para as revisões programadas.
[Concessionárias] Já foram melhores. Desde 2017 mudaram a política e passaram a praticar a “empurroterapia” de serviços aos clientes. Além disso as revisões começaram a subir muito de preço.
[Comentários adicionais] Excelente carro! O comprador do meu vai passar muitos anos somente fazendo manutenção preventiva. Troco de carro a cada 4 anos e depois de 8 anos de Honda (2 Civics ) mudei de marca. A Honda “marcou toca” e tudo indica que o Civic não será mais fabricado no Brasil, será somente importado, com o Dólar nas alturas vai vir com preço surreal. O HRV vai virar outro carro e bem mais caro, ou seja, particularmente pra mim a Honda ficou sem opções. Já foi a época que eu contava vantagem de quão barato eu pagava nas revisões da Honda, lembro que fazia inveja em quem pagava revisão de Grand Siena (que era mais cara). Vendi o carro com 39.800 km e o valor da revisão de 40.000 beirava os R$2.000,00.
[Best Cars] Conheci o site em 2004 e virei fã. Além disso o Teste do Eleitor é parada obrigatória quando vou trocar de carro e indico a todos que estão pensando em trocar de carro que visite esta seção para saber previamente de problemas crônicos, comportamento das concessionárias, etc. A seção te ajuda a comprar um carro sabendo o quê esperar dele. Normalmente faço meu depoimento quando estou com dois anos de carro, nesse último optei por fazer o depoimento após vendê-lo porque no carro anterior acabei deixando de relatar problemas que ocorreram no dois últimos anos com o carro.
[Data de publicação] 30/4/21
—
—
[Nome] Rogerio
[Cidade] Brasília
[Estado] DF
[Modelo] Honda Civic
[Versão] Touring
[Motor] 1.5 turbo
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 60.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Carro com excelente dirigibilidade, confortável, motor responde rápido e é econômico. Quando se quer economizar, é fácil fazer mais de 15 km/l aqui em Brasília, na média, com pé pesado, 12,6 km/l (gasolina, carro não é flex), nunca viajei com ele, então não sei a média em estrada. Carro nunca apresentou qualquer tipo de defeito (está com mais de 60 mil km rodados). As revisões, todas feitas em concessionária, são com preço bem razoável. Tive vários SUV antes de chegar no civic, não me arrependo nem 1 segundo de ter mudado…
[Principais aspectos negativos] Carroceria baixa, exigindo um certo exercício para entrar e sair, mas é característica do desenho…não considero um defeito.
[Defeitos apresentados] Nenhum
[Concessionárias] Trabalho sempre rápido e sem falhas.
[Comentários adicionais] É um carro para quem gosta de dirigir, confortável e com motor suficiente para ultrapassagens. Comprei em 2017, 0km, e hoje está com 63.000 km, nunca deu defeito de nenhum tipo, nem mesmo de acabamentos ou ruídos internos. Depois de testar vários outros SUV e sedan, estou trocando por outro Civic touring igual. Apesar do preço elevado, o prazer que o carro oferece ao se dirigir compensa.
[Best Cars] Excelente fonte de consulta para quem está trocando de carro, retratando a opinião de quem realmente usa o veículo.
[Data de publicação] 27/11/20
—
—
[Nome] Mario Franco
[Cidade] Florianópolis
[Estado] SC
[Modelo] Honda Civic
[Versão] EXL
[Motor] 2.0 CVT
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Estilo muito agradável aos olhos, mesmo que a traseira possa dividir opiniões. Venho de Focus Sedan Ghia 2010 e Civic LXR 2013…posso então comentar que o que mais se destaca nessa carro é a dirigibilidade. Direção incrivelmente direta, vc aponta e a frente vai…comportamento neutro nas curvas, vetorização de torque é espetacular… absorção de impacto e trabalho da suspensão praticamente igual ao do Focus, até então referência em acerto. Motor adequado ao carro, girador, muito confiável, emoção algo comprometida pela atuação do CVT, mas ganhando-se em economia e conforto. Fala-se que o carro é baixo, entretanto a distância ao solo é boa, não raspa em rampas ou quebra-molas…a posição de dirigir é que é baixa…aliás, pode ser uma sensação incômoda no trânsito de cidade grande…estamos abaixo de todos, quase…O carro tem ótimo isolamento, garantindo interior muito silencioso e motor trabalhando a giros baixos, o que agrada em viagens e trânsito pesado. Excelente porta-malas, mas deveria ter amortecedores na tampa para aposentar os pescoços de ganso. Economia de combustível, o CVT produz milagres…
[Principais aspectos negativos] No Civic faltam detalhes… o carro melhorou alguma coisa no 2020 nesta versão, mas o meu não tem espelho fotocrômico, saídas de ar para banco de trás, sensores de chuva, eu coloquei sensores traseiros de estacionamento…aparecem parafusos no porta-trecos , sem sequer uma capinha de borracha por cima…poderíamos ter o pacote Sensing dos modelos de fora, e a versão EXL poderia contar com teto solar, ainda que opcional. Multimídia muito lenta e pouco amigável. Portas têm fechamento difícil. Rebatimento dos retrovisores deveria ser automático, e a chave, presencial. O jeito de subir os vidros apertando o botão na chave é lamentável. A visibilidade para trás é comprometida pelo estilo `cupê`do carro. Ar condicionado poderia ser um pouco mais eficiente, mas não compromete.
[Defeitos apresentados] Troca em garantia de bateria e central multimídia.
[Concessionárias] Em 3 anos, substituição de 1 bateria com 1,5 ano e a central multimídia com 3 anos. A bateria iria ficar `para teste`e daí ligariam em 24 hs para diagnosticar, e , uma vez detectado defeito, aguardar por uma nova, porque a concessionária não dispunha…consegui a um certo custo que retirassem de um carro zero porque não ficaria mais de uma semana aguardando, sem carro…já no caso da multimídia, enviaram de fábrica o modelo errado, me fizeram ir e voltar 3x para deixar o carro para troca…verdadeira novela mexicana. Ou seja, atendimento apenas ok, deixando a desejar como todas as outras…como acabou a garantia, não retorno mais. Preço de acessórios ridiculamente alto.
[Comentários adicionais] Sou um fã racional do carro, que , longe de ser perfeito, entrega um prazer de dirigir bem interessante para a faixa de preço ( principalmente se alinhado ao valor dos SUVS). Jamais compro um carro pensando na revenda, mas…vendi meu 2013 em 12 horas, apenas avisando a amigos…realmente o carro tem um mercado de seminovos sempre aquecido.
[Best Cars] Best Cars, referência no segmento. Jornalismo sério e imparcial. Leitura de qualidade e focada no que o consumidor de fato precisa conhecer do mercado automobilístico. Parabéns Fabricio!!
[Data de publicação] 27/11/20
—
—
[Nome] Kevin Shou
[Cidade] Manaus
[Estado] AM
[Modelo] Honda Civic
[Versão] EXL
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2020
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Fiquei na dúvida mais comum que surge entre donos de sedãs médios, Corolla ou Civic? Vale frisar que fui proprietário de 2 Corollas, o antigo GLI 2012 (suspensão mais confortável que já tive o prazer de dirigir, em buracos era quase um tapete de tão macio) e o GLI 2015, este teve a proposta de ser mais durinho mesmo, lembro no lançamento que o pessoal dizia que o Corolla queria sair daquela fama de “tiozão” e ser mais esportivo, o que acabou não me agradando tanto pois a suspensão era mais firme e o carro ficou baixo o que resultava em raspadas no para-choque frontal.
Cheguei a fazer o test-drive no novo Corolla e para ser sincero… achei “mais do mesmo”. Claro que a Toyota investiu e muito no motor, câmbio e carroceria do novo Corolla mas mesmo assim optei pelo Honda Civic EXL 2020 pelos itens de conforto. O interior do veículo é muito aconchegante, peguei a versão com interior em bancos de couro preto, possui ÓTIMA dirigibilidade, a posição de dirigir e a boa sensação abordo realmente é tudo o que elogiam nos sites de avaliações.
Eu considero como um aspecto positivo a posição baixa de dirigir, apesar de aparentar baixa, por incrível que pareça, meu veículo anterior era um Corolla GLI 2015 e era MAIS BAIXO do que este Civic. O Corolla raspava a frente mesmo andando sozinho, carregado então, era praticamente um Fusion de tão baixo. Tanto é que nas versões 2018, a Toyota ouviu as reclamações dos proprietários e resolveu aumentar em 5mm a suspensão. O Civic apesar de aparentar baixo, consigo abrir as portas ao estacionar ao lado da calçada alta na frente de casa (O Corolla raspava o fundo das portas nessas mesmas calçadas) e até agora não tive problemas ao passar por lombadas/quebra-molas (Nenhuma batida seca de suspensão ou raspadas).
Quanto ao conforto, não achei a suspensão dura como muitos proprietários dizem. Acredito que as suspensões mais firmes eram dos civics antigos, que foram marcantes na G8 e G9. O Corolla sempre foi sinônimo de conforto e suspensão macia, apesar do GLI 2015 que eu tive ser mais duro do que o GLI 2012. A Honda achou equilíbrio total entre conforto e estabilidade. O conforto e silêncio ao rodar no perímetro urbano é sensacional, o nível de conforto acústico eu ouso a dizer que chega a beliscar os carros alemães (BMW e Mercedes). Outra coisa é que esse motor 2.0 é um velho conhecido, menos peças para dar defeito como a turbina, bomba de alta pressão, bicos de injeção direta, entre outros. Andando numa boa, o câmbio CVT deixa o motor em baixíssimas rotações, o consumo até agora estou fazendo em torno de 10,6 a 11,4 km/l com gasolina.
Alguns pontos a considerar do principal concorrente e alguns concorrentes que eu avaliei na categoria de sedãs médios.
– O Jetta apesar de ser um baita carro, ficou inviável pelo seu próprio preço. A VW cobra o preço de um Civic EXL na versão de entrada Comfortline.
– O Nissan Sentra também é um ótimo carro, mas está prestes a mudar de geração, inclusive as fotos da nova geração são matadoras, parece que está muito refinado, se vier com bons equipamentos e bom preço, vai ser uma boa alternativa na categoria de sedãs médios.
– O Citroen C4 também possui farta lista de equipamentos porém aqui na minha região, os veículos da Citroen e Peugeot possuem péssima revenda e são mal vistos, apesar de eles terem melhorado MUITO o pós vendas, INFELIZMENTE ainda sofrem do preconceito das marcas francesas no Brasil.
– O Cruze cheguei a avaliar mas considero incerto seu futuro, visto que na terra do Tio Sam a própria GM o tirou de linha, dando prioridade para os SUVs. Outro medo é a troca da bateria AGM com a tecnologia Start-Stop, a economia que deveria existir vindo desta tecnologia, se gasta numa bateria nova que hoje deve custar mais de R$ 1.200,00.
– E o novo Corolla? Arrisco a dizer que continuará sendo o mais vendido da categoria, visto que mantém a fama de boa mecânica e “inquebrável”. É o que eu sempre digo, os proprietários de Corolla, SEMPRE trocam a cada geração por outro Corolla e os proprietários de Civic também SEMPRE trocam por outro Civic, e assim segue a vida, dificilmente arriscam a troca por outro modelo. Porém, vou destacar alguns pontos e itens negativos que me levaram a escolher o Civic ao invés do Corolla:
No Corolla há somente 1 luz de ré (lado direito) pois do lado esquerdo fica a luz de neblina traseira. Acredito que a Toyota errou feio neste corte de custo, espero que não vire moda em nenhuma montadora de colocar somente 1 luz de ré. Pasmem, a bateria dos antigos Hondas era de 42ah (ou 45ah), o que resultava em uma vida útil muito baixa, em menos de 2 anos e tinha que trocar as baterias. Nesta nova geração ocorreu o contrário, a Honda engatou uma bateria boa de 60ah e Toyota colocou uma bateria de 45ah (Outro corte de custos ao meu ver).
Levando em conta que estou comparando a XEI 2020 com a EXL 2020, não há saída de ar condicionado para os passageiros traseiros, ar condicionado no XEI não é Dual Zone, não há sensor de chuva (nunca tive em nenhum carro e estou adorando no Civic), porta objetos no Civic é bem farto, principalmente pelo console central amplo e o túnel flutuante onde dá para esconder os cabos e outros objetos, no Corolla há somente um espaço pequeno para colocar o celular e achei muito mal posicionado a porta USB, fica na frente do câmbio e é onde liga o Android Auto e Apple Car Play. E o principal item que faz falta no Corolla, é o freio de estacionamento eletrônico, não pelo fato dele ser eletrônico mas o Civic possui a função Brake Hold (também chamado de Auto Hold), este item depois que começa a se utilizar, se torna INDISPENSÁVEL no trânsito urbano, o carro segura o freio automaticamente em paradas de semáforos, ladeiras, etc.
Na questão do painel de instrumentos, a Toyota poderia ter mantido o painel do XEI ou Altis 2018, achei este novo muito fraco, apesar de não considerar um item tão importante assim, o Civic possui um painel bem futurista, com muitas funções. No multimídia, ambos são parecidos, ponto positivo para o do Corolla que possui botão físico para aumentar ou diminuir o volume, coisa que somente na versão 2021 do Civic está vindo. De resto, ambas as multimídias são parecidas. Gostei das opções de personalização do veículo e sistema do Civic, são variadas opções desde o tempo de desligamento do Farol (Função similar ao “follow me home” da Fiat, que mantém o farol aceso por um tempo após sair do veículo), sensibilidade do farol, volume dos piscas, volume do alarme, função para travar o veículo automaticamente ao se afastar do veículo, enfim, são diversas funções o que eu achei bem legal.
Na questão do conforto e altura do novo Corolla, que utiliza pneus 225/45 r17, achei mais desconfortável que a geração anterior ao passar por pisos ruins e ficou mais baixo também o que deve raspar ainda mais do que meu antigo GLI 2015. Por fim, os novos motores 2.0 de injeção direta e indireta no Corolla, combinado ao seu novo câmbio CVT, apesar de ser uma inovação tecnológica, ter boa potência e torque e pegar nota A no consumo do Inmetro, me deu a sensação de “mais do mesmo”, não levei em conta apenas a plataforma nova do carro junto com seu motor e câmbio mas faltaram itens de conforto indispensáveis nesta versão XEI que deve ser a mais vendida do Corolla.
[Principais aspectos negativos] Claro que o motor 2.0 dá conta do recado, não sinto nenhuma falta de torque ou potência, até porque meu uso é 95% urbano. Mas a Honda poderia ter colocado o 1.5 Turbo em todas as versões assim como a Chevrolet faz no Cruze, a VW no Jetta, a Citroen no C4, entre outros concorrentes.
Sei que a Honda não o fez por questões de custos, visto que o motor 1.5 turbo é importado dos Estados Unidos, no Touring inclusive o bocal de abastecimento é do estilo “capless” ou seja, não vem com a tampa de abastecimento pois lá na gringa é tudo “do it yourself”, não há frentistas, você tem que fazer tudo você mesmo e isso facilita na hora do proprietário abastecer seu próprio veículo. Além disso, o motor continua apenas a gasolina, pois lá fora a maioria dos carros roda com E15 que seria 15% de etanol, apesar de existir a opção da gasolina pura. Mas considero um aspecto negativo, apesar do 2.0 não ter nenhum histórico de defeitos crônicos, ser um velho conhecido e batido motor e ser mais do que suficiente para andar na cidade, acho que pelo preço do veículo, poderia vir em todas as versões o motor 1.5 Turbo.
Outro ponto negativo que eu vejo, é na questão de rotatórias pequenas e fechadas. O visual do carro é muito bom, o vidro frontal possui uma área muito boa e ampla mas quando se olha entre o retrovisor esquerdo e a coluna A, fica digamos assim, um ponto cego muito grande, o que prejudica a visão neste ponto e atrapalha ao fazer a rotatória pois ficamos sem visão da calçada. Outro ponto negativo é a traseira do veículo, apesar de ter um design que eu considero bonito e chamativo, olhando pelo retrovisor interno, quase não se vê a traseira do veículo, acredito que por questão de aerodinâmica e design, acabaram por sacrificar parte da visibilidade.
Acredito que o maior ponto negativo é o preço, claro que nenhum carro no Brasil hoje está mais tão acessível. Em terras onde carros populares de entrada, tais como Onix/Argo/HB20/Polo/Ká custam mais de 50 mil, Kwid que chegou a custar menos de 30 mil em 2019 na versão de entrada, hoje beira os 40 mil, hatches médios e sedãs compactos (Yaris/Virtus/Polo/Peugeot 208/Argo/HB20/Onix Plus, etc) nas versões mais completas beiram os 90 mil reais, sedãs médios (Civic, Corolla, Cruze e cia) nas versões de entrada beiram os 110 mil reais, estamos hoje vivendo esta realidade, infelizmente.
[Defeitos apresentados] Nenhum problema até o momento
[Concessionárias] Ainda não realizei a primeira revisão com 10 mil km ou 1 ano mas o atendimento aqui na minha cidade foi um dos motivos de eu ter escolhido o Honda Civic. Atendimento da concessionária foi nota 10, tanto na avaliação do veículo, quanto na cordialidade dos funcionários.
Apesar de aqui na minha cidade existir apenas a concessionária Shizen, dou nota 9 no geral.
[Comentários adicionais] Rodei pouco mais de 1000 km e até o momento estou AMANDO o carro. O que posso dizer é que o carro é MUITO confortável, estável (rola quase nada em curvas), muito bonito (apesar de subjetivo), muitos porta objetos e consumo muito bom. Não há NENHUM barulho interno, de suspensão, de motor, até agora está tudo muito justo, espero que continue assim.
A direção do Civic é MUUUITO direta, para estacionar em vagas, fazer baliza é muito fácil pois qualquer giro ao volante, já se reflete nas rodas, até para fazer curvas, mudanças de faixas ou virar esquinas fica facilitado pois pouco se vira o volante. Tanto o Corolla quanto o Etios é quase um parto virando o volante, gira muito o volante e quase não mexe nas rodas.
[Best Cars] Sempre leio e acompanho as avaliações do Best Cars. Adoro ler o site e ver os vídeos no Youtube das avaliações técnicas. As avaliações dos proprietários serviu como uma baliza para eu avaliar a compra do meu carro.
[Data de publicação] 13/11/20
—
—
[Nome] Yitiro Nishikawa
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Modelo] Honda Civic
[Versão] CIVIC EXL
[Motor] 2.0 FLEX
[Ano-modelo] 2020
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos]
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] design moderno, chamativo, interior aconchegante, tudo na mão, interior em couro preto, modo de condução esportivo, estabilidade em curvas. Os 3 últimos carros foram da Toyota Corolla adquiridos zeros, são ótimos carros, mas o Civic é diferente.
[Principais aspectos negativos] falta motor 1.5 turbo, e faróis em led
[Defeitos apresentados] não
[Concessionárias] comprei o Civic exl 2020 na concessionaria Honda daitan Jabaquara, e o atendimento de todos foram exemplares, muito bom, são muitos simpáticos, atenciosos e rápidos na execução do serviços.
[Comentários adicionais] falta motor e itens de segurança como faróis full led. No demais está perfeito.
[Best Cars] muito interessante o conteúdo.
[Data de publicação] 16/10/20
—
—
[Nome] Rafael Junqueira
[Cidade] Sorocaba
[Estado] SP
[Modelo] Honda Civic
[Versão] Touring
[Motor] 1.5 Turbo
[Ano-modelo] 2020
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 3
[Freios] 5
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Estou com o carro há 6 meses, esperei a primeira revisão antes de tecer qualquer comentário. Comprei o carro porque era o 0 km com a direção mais esportiva do mercado (não peguei o Jetta GLI pela diferença de 25 mil) e que desvalorizava menos —> inclusive a ideia era pegar um seminovo de 1-2 ano de uso, mas os preços eram próximos de um zero!
– O carro é muito bom, tem uma dirigibilidade impecável (uma delícia em estradas), além de todo o conforto de um sedan médio top. O motor responde rapidamente, principalmente em baixa, mas o câmbio CVT tira um pouco o ímpeto sim (por mais que esse tipo de câmbio tenha evoluído muito).
– Consumo exemplar, consigo facilmente médias de 10 km/l na cidade e 15 km/l nas rodovias (sempre com ar ligado, e nunca com o modo ECO ativado)
– O sistema de som, apesar de ter 11 auto-falantes, não tem uma fidelidade esperada pelo número (nisso faz falta uma grife), mas é incomparavelmente melhor que qualquer outro carro nessa faixa (inclusive com a superestimada Beats da VW).
– O silêncio a bordo é nível germânico, eu gosto, mas isso tem seu lado ruim, porque qualquer barulhinho de acabamento você escuta…
– O acabamento é ótimo, textura onde precisa, couro de excelente qualidade, e bancos super confortáveis.
– O painel TFT é bonitinho, mas não traz nada demais (limitado a funções de computador de bordo).
– Espaço a bordo e porta-malas excelentes
– Faróis (baixo, alto e de neblina) em led, lindo demais rs
[Principais aspectos negativos] – A multimídia, por mais que faça seu trabalho (tem AppleCar), é bem arcaica, fica atrás dos concorrentes não-nipônicos…
– Como já dito, apesar da evolução dos CVTs, o câmbio é um pouco lento para o motor (ahh uma dupla-embreagem…)
– Falta de piloto automático adaptativo (o carro é uma delícia de cruzar as rodovias paulistas, seria mais incrível ainda se tivesse ACC)
[Defeitos apresentados] Barulho no acabamento do teto-solar e volante desalinhado, resolvidos na primeira visita a concessionária
[Concessionárias] Atendimento exemplar, resolveram meus problemas (acima)
[Comentários adicionais] O carro tem um público-alvo específico: quem gosta de dirigir e quer carro 0 km —> se você não liga para o primeiro item, um sedan mais barato é melhor negócio (Cruze ou Corolla por exemplo), se você não fizer questão de ser zero, talvez uma série 3 seminova
[Best Cars] Excelente espaço para mostrar as opiniões dos donos!
[Data de publicação] 26/6/20
—
[Nome] Adriano Montich
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Modelo] Honda Civic
[Versão] Touring (Turbo)
[Motor] 1.5
[Ano-modelo] 2020
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Categoria de Sedan Médio, mas com um pé na de Sedan Premium. Motor, além de ter excelente desempenho, é econômico. Espaço de sobra para todos e excelente porta-malas. Posição de dirigir que te deixa com o carro na mão, além do conforto!
[Principais aspectos negativos] Só falta o pacote Sense da Honda.
[Defeitos apresentados] Sem defeitos (já estou no segundo … 1º tbm sem defeitos).
[Concessionárias] Serviço muito bom, com agilidade e transparente.
[Data de publicação] 26/6/20
—
[Nome] Samir Coury
[Cidade] Brasília
[Estado] DF
[Versão] EX CVT
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 3
[Câmbio] 2
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] 1- revestimento interno preto no teto ajuda a não sujar com qualquer coisa. 2- fixação isofix de fácil acesso e fixação superior da cadeirinha disponível e de fácil acesso ; 3- painel de fácil leitura ; boa iluminação do painel . 4 – acessório que coloquei ( led traseiro ) na concessionária ficou maravilhoso . 5- no convívio do dia dia , no rodar urbano , ele satisfaz bem ; 6- a concessionária me ofereceu ao custo de pouco mais de 2000 reais , a extensão da garantia por mais 2 anos , achei o preço justo e uma boa aquisição, visto que na hora da troca isso deve contar a favor
[Principais aspectos negativos] 1- ao fazer ultrapassagens o motor sofre , reduz muito as marchas e o ruido invade a cabine. 2- falta iluminação no interior do carro . 3- cambio muito lento nas trocas . 4- falta iluminação no porta luvas . 5- interface da multimídia é lenta e não muito sensível ao toque
[Defeitos apresentados] 1- ao sair da concessionária não funciona o cruise control ; 2- barulho irritante no painel por falta de encaixe na parte dianteira direita do painel ( terá que voltar para concessionária ). 3- as portas não foram lubrificadas , parecem que pesam uma tonelada
[Concessionárias] 1- na concessionária , minha vendedora foi fantástica, muito solícita e resolveu pendencias criadas pela concessionária , bem rápido ( dei uma usado como parte do pagamento ) e erraram no preço da avaliação , o que atrasou a entrega em alguns dias ; 2- no dia da entrega atrasaram em mais de uma hora do horário marcado ( o qual eu estava pontualmente ) . 3- não informaram sobre o plano de manutenções – trocas de óleo e revisões , terei de retornar a concessionaria para obter essas informações
[Comentários adicionais] o carro é muito bom , moderno , versátil , e na versão ex – que considerei a melhor custo-benefício , me atende , porém os acessórios que coloquei na concessionária são de um preço no mínimo abusivo , 690 reais por um sensor de ré traseiro ( que no mercado paralelo não custaria nem 200 ) e 3600 por um conjunto de leds traseiros , que apesar de maravilhoso , muito caro , e para se manter a garantia do carro instalei tudo na concessionária
[Best Cars] essa seção do best cars é sensacional , muitas dicas e detalhes a serem considerados na hora da compra e opiniões de donos , problemas apresentados e informações muito úteis…
[Data de publicação] 11/1/19
—
[Nome] Rafael
[Cidade] Indaiatuba
[Estado] SP
[Versão] Sport Manual
[Motor] 2,0 16v
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 3
[Itens de conveniência] 2
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Dizem que suas fortalezas podem ser suas maiores fraquezas também, e o design do Civic é excelente, uma das suas principais fortalezas. Os designers da Honda conseguiram fazer um carro sedan com aspecto esportivo, sem aquele aspecto “tiozão”, o que torna o carro atraente para jovens, porém ao mesmo tempo não atrai (tanto) aqueles pais de família que procuram um carro mais sóbrio como o Corolla. Eu, que me considero ainda jovem, com 31 anos, casado e sem filhos, fui particularmente atraído por este fator.
O motor é meio que um peixe fora d’água neste mundo de downsizing, a Honda recorreu a um aspirado de 2l. Mas se engana quem pensa que o motor é antiquado. Se engana muito! Com uma elasticidade invejável, empurra muito bem, de forma progressiva, desde a marcha lenta até 6800rpm quando vem o corte. Nunca me faltou força. A embreagem é muito leve e em combinação com o câmbio quase padrão VW, de engates curtos e posicionado no console central elevado, praticamente não cansa ao dirigir em transito pesado e ainda instiga uma tocada mais esportiva sempre que possível. Uma pena que a maioria esmagadora do Civic é vendida com câmbio CVT.
Quanto a suspensão; é o carro mais confortável que eu já dirigi, uma verdadeira banheira americana, filtra todas imperfeições do asfalto. Sobre paralelepípedos parece que flutua. Mas não pensem que ele é molenga, pelo contrário, nunca dei final de curso e ataca as curvas de forma excepcional, grudado no chão, quase sem tendência ao subesterço. Para usar um chavão de reportagens automobilísticas: Como se estivesse sobre trilhos.
E os bancos em tecido, ah! Que maravilha! Não gosto desta moda de couro em tudo que é carro. Qual o problema com o tecido? Só o veludo do new Civic é melhor.
[Principais aspectos negativos] A falta de itens de conveniência, não que isso seja um fator que me incomode, mas para um carro deste nível, algumas coisas como farol automático, computador de bordo com informações além de autonomia e consumo, sensor de estacionamento, aviso de lâmpadas queimadas e de manutenção periódica são quase que obrigatórias considerando a concorrência.
O que me incomoda é o controle do rádio no volante que faz apenas operações básicas, é possível atender uma chamada, mas não é possível executar uma chamada pelo celular usando os botões dele, é necessário usar os comandos do rádio. O sistema de som é muito espartano. Para quem gosta de som de qualidade, e não estou falando de “batidão”, mas de equilíbrio na resposta em frequência, se decepciona. O botão para manipulação do computador de bordo é daquele tipo que requer atravessar a mão dentro do aro do volante de direção, não é o ideal para a segurança.
[Defeitos apresentados] No dia da retirada do carro da concessionária a bateria estava descarregada, gerou diversas falhas eletrônicas, exigiu deslocamento a no máximo 40km/h até outra loja da Honda para a troca da bateria e calibração de todo o sistema de auxílio de estabilidade.
[Concessionárias] O serviço da concessionária da cidade onde eu moro é terrível, a empresa está quase falida, não se interessa em atender o cliente, quando os consultei para a compra do carro, se resumiram a responder que não tinham no estoque. A Beni Car de Campinas, ao contrário, me atendeu muito bem, foram ótimos na negociação e avaliação do meu usado, flexibilizaram os processos de transferência e documentação já que eu moro em outra cidade. A Honda, aqui na região, não permite que um carro comprado em uma cidade possa ser emplacado em outra. Para a revisão também optei por levar até a Beni Car, o atendimento do pós-venda foi muito bom também. Fiz a revisão num sábado, não houveram excessos e nem cobranças indevidas.
[Best Cars] Esta sessão do Best Car é das melhores fontes para informações sobre carros. Principalmente para informações que diversas vezes não são abordadas em avaliações de canais de jornalismo.
[Data de publicação] 14/11/18
—
[Nome] Saulo
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] EXL
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Insatisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 1
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 4
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 2
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 1
[Principais aspectos positivos] Design diferenciado e muito bonito, consumo aceitável para cidade e excelente em estrada, espaço interno muito bom, instrumentos muito bons.
[Principais aspectos negativos] Ruídos internos, acabamentos de baixa qualidade.
[Defeitos apresentados] Carro apresenta um barulho em todo painel que por 3 vezes em concessionarias não resolvem, chiado no compressor do ar que foi resolvido e trocado o compressor em garantia, rangido no pedal do freio que substituíram o hidrovacuo do carro e não foi resolvido.
[Concessionárias] Péssimo pós vendas, concessionarias parecem que não são treinadas ou fazem pouco caso mesmo, arrogância típica de concessionarias da marca.
[Best Cars] Excelente seção do site, talvez se tivesse lido as avaliações antes não teria adquirido o veiculo
[Data de publicação] 21/9/18
—
[Nome] Acrisio dos Santos
[Cidade] Itarama
[Estado] ES
[Versão] EXL
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] o Design do Honda atual é dos mais bonitos atualmente, a estabilidade do Civic sempre foi das melhores, mas nesta versão conseguiram unir conforto ao dirigir com estabilidade ficou perfeito, o acabamento interno, novo painel, cambio elevado cvt, cor escura no interior ficou maravilhoso, chama atenção por onde passa, a Honda conseguiu melhorar o que era bom, estou no terceiro Civic e está difícil ir pra outro modelo..
[Principais aspectos negativos] Não tem
[Defeitos apresentados] pane elétrica, no sensor de direção devidamente corrigido pela Honda com excelência..
[Concessionárias] Uma das melhores, no Brasil, já tive Renault, Fiat e Chevrolet., apenas deviam fazer revisão nos sábados..
[Comentários adicionais] A Honda devia disponibilizar o motor 1.5 turbo em todas as versões, assim como Cruze e Jetta, botão star devia ser de série..
[Best Cars] Acompanho o site a muito tempo e não compro carros antes de ver opinião dos donos, (jornalistas gostam muito de vender carro)…
[Data de publicação] 1/6/18
—
[Nome] Felipe Leonardo Koller
[Cidade] Florianópolis
[Estado] SC
[Versão] Touring
[Motor] 1.5 Earth Dreams Turbo
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Vou comentar um pouco cada pontuação:
– Estilo – esportivo e instigante, não agradou todos, mas cada vez que paro para olhar os detalhes… acho o carro mais bonito. Foi uma evolução disruptiva e vai demorar um tempo para o pessoal se acostumar. Nos blogs o pessoal fala que os “velhos” não gostaram, olha, quando vejo um civic na rua já vi muito grisalho dirigindo um Civic!
– Acabamento – tive alguns problemas de acabamento, detalho nos defeitos apresentados.
– Posição de dirigir – é excelente. Tenho 1.93m e venho de fluence e 2 corollas. Tem mais espaço para o motorista, o banco é mais confortável e o que muito contribui é o banco com ajustes elétricos com 8 ajustes e não 6 ou 4 como normalmente encontrado. Você consegue ajustar a inclinação do acento, alcançando excelente apoio de toda a coxa e glúteos (bunda) – isso faz tremenda diferença em uso prolongado. Um pecado não ter ajuste lombar, nem manual, mas a sorte é que o ajuste fixo me parece ideal, não comprometendo o uso em meu caso.
– Instrumentos – sinto falta do honda sensing, sensores de pressão de pneu e till down de espelho ao engatar ré. Lane watch é excelente (quando funciona, falo adiante) e deveria existir dos dois lados. É muito bom trocar de faixa com a assistência do lane watch, ele tem guias que informam referências para troca de faixa com segurança. Os faróis full-led são fantásticos, iluminam bem, a luz led tem reflexão extra na sinalização (placas e olhos de gato) facilitando muito sua visualização.
– Conveniência – É um veículo com ótimo isolamento acústico e isso torna qualquer ruído mais perceptível. É um carro gostoso de ouvir música, mesmo em velocidades modestas. Falando em som, tem bom desempenho o sistema de som. Adicionei apenas um subwoofer no porta malas e o conjunto ficou excelente. Minha nota é mediana pois tive problemas de acabamento e ruídos que vou detalhar a diante.
– Espaço interno – é bem posicionado na categoria, é a atual referência na categoria…
– Bagageiro – Também é dos maiores da categoria, junto com espaço interno, evoluiu muito em relação as geração anterior do Civic.
– Motor e câmbio – o conjunto funciona muito bem, o CVT desse carro é diferente dos primeiros sistemas, acopla muito rápido e não fica patinando no conversor de torque. Ando por padrão no modo ECO, em condução tranquila em local plano ele vai de 0-80 em 1.500 RPM constantes. Querendo desempenho passo o câmbio para Sport e tem disposição para qualquer ultrapassagem… É um conjunto obviamente voltado para eficiência energética e conforto, que entrega excelente desemprenho sempre que preciso.
– Desempenho – Há muita comparação entre Civic e Jetta, claro que esse tem mais desempenho; mas a força do Civic atende plenamente e passa muita segurança para fazer uma ultrapassagem rápida.
– Consumo – É o mais eficiente da categoria. Em condição ótima de trânsito de rodovia, já fiz média de 18,1 km/l. Mas andando a 100 km/h constantes em situação normal (limite na BR101 de SC), o provável é fazer algo próximo a 16,8 km/l. Rodando pela grande Florianópolis e pegando trânsito nos horários de pico fica em 12 km/l. Meu ultimo carro, um fluence, na mesma condição de rodovia não passava de 13 km/l, ou seja, é 30% mais eficiente em rodovia. Na cidade seguramente supera 40%.
– Freios – Excelente funcionamento e força, os pneus originais contam com excelente grip. Nunca testei fadiga no sistema, pois uso muito freio motor através das aletas atrás do volante. Pra ter ideia, meus dois últimos carros só foram trocar pastilha de freio com mais de 80 mil/km.
– Suspensão e Estabilidade – Outro destaque do carro, tem muita estabilidade e a carroceria balança pouco com a suspensão traseira independente e coxins hidráulicos. A direção também é algo que confere experiência única de dirigir esse veículo – ele vai de batente a batente com menos de 2 giros e é variável. Ou seja, manobrar esse carro é algo extremamente ágil. Outro ponto é que o veículo é baixo, acho que esse é um ponto que deve ter feito muita gente abandonar o civic geração 10. Enquanto o corolla ficou mais alto na reestilização, o civic abaixou nessa geração. O carro baixo garante dirigibilidade excepcional, mas dificulta o entrar e sair do carro, colocar criança nas cadeirinhas no banco de trás é muito ruim e por fim, no trânsito, vc está mais baixo que todo mundo – até um cara do corsa te olha de cima… Minha opinião, o fato de ser baixo é o que mais deve causar rejeição do civic frente ao corolla hoje. Apesar de baixo, não raspa com facilidade em vias pavimentadas.
Segurança Passiva – está entre os melhores projetos do mercado em segurança passiva. A carroceria do Civic é base para toda a nova geração de veículos Honda (CR-V, Accord e Insight). Foi carro do ano em 2016 nos EUA, a mesma plataforma deu o título de carro do ano ao Accord em 2018 e Civic foi o sedã médio eleito agora em 2018 pelos leitores do Best Cars.
Custo-Benefício – hoje não existe carro barato. O Touring quando lançado teve preço muito criticado, segue… Quando optei por ele fiz uma longa pesquisa, envolvendo custo de compra, seguro, manutenção e atendimento de necessidades minhas e da minha família. Pensei muito no Fusion, mas o tamanho extra impossibilitaria o uso de minha garagem, além de outros pontos que pesam contra o Fusion em meu caso. Se quisesse um sedã médio com o mínimo de investimento e máximo de retorno – compraria um cruze de entrada. No meu caso, na ocasião da compra, o touring foi o melhor CxB.
[Principais aspectos negativos] Lane Watch não mostra o pneu traseiro direito e não há till down do espelho ao engatar a ré – sempre há necessidade de cuidado extra para não pegar as rodas ao estacionar. Como as janelas são estreitas, a visibilidade é limitada, são importantes os recursos de câmera, sensores e o velho espelho para evitar danos durante manobras em locais apertados.
A falta de um sensor de pressão de pneus, isso já está disponível em veículos mais em conta de outras montadoras, poderia haver ao menos uma monitoria pelo sistema de ABS para detectar ao menos casos mais graves de diferença de pressão nos pneus…
O sistema honda sensing deveria ser ao menos um opcional, hoje disponível no focus por menos – em contrapartida focus é um carro apertado, com porta malas pequeno e nem vou comentar do câmbio que é uma incerteza supostamente resolvida, mas que matou de vez o carro e por isso ele é vendido “barato” diante da concorrência.
A economia na iluminação traseira, ao não adotarem LED nas luzes de freio e pisca é outra coisa besta… é coisa que concorrentes de geração antiga já disponibilizam. Resolvido com compra de lâmpadas LED Philips e Osram. Luz de LED além de durar muito mais, tem tempo de reação muito mais rápido e liga imediatamente em 100% da força. Isso promove sinalização e por consequência segurança superior.
Outro problema que incomoda é que eventualmente ele reclama que o limite de aparelhos pareados a central multimídia chegou ao limite. Meu celular é o único pareado ao veículo, mas ele tem cópias diversas do mesmo aparelho… então ele obriga a excluir um para liberar uma vaga de registro então cadastro novamente o aparelho… Entre 2-3 partidas de motor, o processo se repete.
[Defeitos apresentados] Sim, veio de fábrica com um painel abaixo do porta-luvas não bem encaixado. Em momentos específicos vibrava muito, como era em momentos bem específicos precisei ir 2 vezes em concessionárias diferentes para que o supervisor da oficina localizasse a origem do barulho (na primeira ocasião não conseguimos replicar o barulho, tinha dias que não incomodava, outros era uma bateção danada).
Segundo ponto é na porta do motorista, onde apoio a ponta do cotovelo da porta ao segurar o volante, começou a estragar o revestimento… deu uma leve esfarelada exatamente onde apoio o cotovelo. Horas, já tive vários carros e isso nunca aconteceu! Vou solicitar a substituição do painel da porta na primeira revisão, dentro de 2-3 meses.
Outro barulho chato é no puxador da porta do motorista, ali fica apoiado o joelho quando a porta está fechada. E ao andar em uma estrada onde o carro balança mais, o joelho apoia e se afasta daquele pondo da porta, é outro ponto de nhec nhec muito chato!
Agora, com 10 meses de uso o sistema lane watch parou de funcionar voluntariamente e ocasionalmente funciona involuntariamente… Isso me deixou cabreiro! Acessei a central multimídia e está configurado o seu funcionamento, normal. Mas não liga ao acionar o pisca nem ao acionar o botão específico para seu uso
[Concessionárias] Sou novo cliente Honda, ainda não tenho muita experiência…. Fui duas vezes para resolver o problema do barulho, mas na primeira visita (não agendada) não conseguimos reproduzir o barulho o que impossibilitou a detecção. Na segunda (agendada) vez reproduzi o barulho, localizaram e resolveram o problema. Nas duas vezes foram corteses, atenciosos e o serviço foi rápido e eficiente quando detectado o problema.
Primeira experiência em Itajaí/SC e segunda em São José/SC.
[Comentários adicionais] Civic hoje é o sedã mais mal falado nos Blogs especializados em carros. Mas ai quando tem uma votação espontânea anônima como a do Best Cars, qual é o sedã médio eleito como o melhor? O próprio… Então a turma que malha, quando chega na hora de revelar seu predileto escolhe o Civic. Volto a dizer que o provável responsável pelas baixas vendas não é o desenho novo esportivo e rebuscado, mas a baixa altura do carro em relação ao seu concorrente que teve altura levantada em 1.5 cm. Toyota também não trouxe um concorrente para o HR-v, que está na mesma faixa de preço.
[Best Cars] Consumo Best Cars desde o princípio, sem dúvidas ainda é o melhor site do gênero no Brasil.
[Data de publicação] 9/2/18
—
[Nome] Renato Vernareccia
[Cidade] Sao Paulo
[Estado] SP
[Versão] SPORT Manual
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O carro é muito bonito. Espaço interno, porta malas grande. Dirigibilidade muito boa. Super estável, freia muito bem. E o ponto alto é o motor. Gosta de subir de giro e anda muito. Vejo alguns comentários negativos sobre o desempenho do Civic com o câmbio CVT (mata motor). Estas pessoas deveriam dirigir o carro com câmbio manual e descobrir como este carro acelera e gosta de andar. E eu digo que é super econômico. Só abasteço com etanol. Na estrada a sexta marcha favorece bastante. Andando entre 100 e 120 km/h, em um trecho de 180 km, o computador de bordo marcou 12,2 km/litro.
[Principais aspectos negativos] Poderia ter algumas comodidades como rebater os espelhos retrovisores e outro acessórios que a outra versao tem, mas pela proposta do carro acho que nao faz tanta falta.
[Defeitos apresentados] Nenhum
[Concessionárias] Ainda nao usei
[Comentários adicionais] Meu primeiro Honda e nao está me decepcionando, muito pelo contrário. Estou gostando muito. E acho que o principal motivo foi ter comprado com câmbio manual e nao com o famigerado cambio CVT, que espero que nao acabe com o câmbio automático tradicional que acho muito mais interessante. Cambio CVT é para quem nao gosta de dirigir.
[Best Cars] Best Cars e’ e sempre foi uma ótima fonte de informações para quem aprecia automóveis. Dos novos aos velhinhos.
[Data de publicação] 26/1/18
—
[Nome] João Simonetti
[Cidade] Taubaté/SP
[Estado] SP
[Versão] EX
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 3
[Freios] 4
[Suspensão] 4
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] A posição de guiar. Fantástica! Bancos excelentes, volante bom, espaço para as pernas ótimo e comandos à mão. Estabilidade do modelo impressiona. E, claro: o desenho. O carro é bonito demais!
[Principais aspectos negativos] Acho a suspensão muito dura (comparando com o Ford Focus Fastback, por exemplo, que é bom de curva e muito estável, mas parece um premium europeu no rodar – flutua). Poucos equipamentos de série (instalei central MM e sensor de estacionamento – somente som – na concessionária Daitan) – além dos supracitados itens, poderia ter: porta óculos, retrovisores eletrocrômicos, computador de bordo acionado por botões no volante, comandos de voz e sensor de pressão dos pneus.
[Defeitos apresentados] Não.
[Concessionárias] A Daitan pisou na bola na instalação da Central MM (técnico imperito deixou de me avisar que a câmera de ré, bluetooth e usb não estava funcionando – fui saber isto às 18h00 quando fui buscar o carro – eu o havia levado às 9h00 da manhã! -, então mandei recolocar a original na hora). Dois dias depois, foi instalada corretamente e me emprestaram um City do test drive para meu uso – ganhei o sensor de estacionamento como pedidos de desculpa, item pelo qual eu pagaria.
[Comentários adicionais] Dentre os concorrentes, talvez Focus, C4 e Cruze tenham desempenho melhor.
[Best Cars] Best Cars é o melhor site automotivo. Eu o acompanho desde 1998, ainda moleque. Falta reativarem a sessão “Carros do Passado” nas coberturas de eventos antigos – foi através desta sessão que fui me tornando leitor do site.
[Data de publicação] 15/12/17
—
[Nome] Bruno Cesar Carvalho
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] EX CVT
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 4
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Certamente o principal ponto positivo (e evidente) é o design, seguido da dirigibilidade. A evolução em relação a geração anterior é evidente, pois o comportamento dinâmico é digno de sedãs premium, bem como o aspecto geral de construção. Não quero entrar em polêmica, mas não tem como comparar com o principal rival Corolla. Parecem carros de décadas diferentes. O acabamento interno é outra evolução gritante em relação a última geração e aos concorrentes. Só faltou a opção pelo acabamento bege ou cinza-claro (ou até mesmo terracota) que teria seu público garantido nessa faixa de preço. A suspensão está menos “seca” em buracos e em pisos acidentados, garantindo conforto. Ponto para os coxins hidráulicos dessa geração. Porta malas cresceu e está muito bom. Faço um destaque para o motor, que recalibrado e trabalhando em conjunto com o câmbio CVT garantem um consumo impressionante para um 2.0 (entre 90 e 100km/h em rodovia já consegui marcas de 16km/L na gasolina) o que deve ser ainda melhor no 1.5T.
[Principais aspectos negativos] O desenho esportivo cobra seu preço no acesso limitado ao banco traseiro. Garantia de alguns galos na testa para colocar minha filha na cadeirinha. Não chega a ser um ponto negativo, visto que é o estilo do carro, mas é um ponto de atenção a ser considerado. O tanque de combustível poderia ser um pouco maior que os 55L (tive um Megane que eram 60L) o que garantiria uma autonomia maior, principalmente no álcool. Falta o limitador de velocidade (possui somente o controle de cruzeiro) e a inaceitável falta de um kit conforto para fechamento de vidros e rebatimento de retrovisor. Comprei um da Tury por R$240,00. Entendo que isso não faria tanta diferença na margem de lucro da Honda, bem como os parafusos antifurto da MCGard por R$180,00. Falta também no comutador do limpador um temporizador da intermitência, bem útil em chuvas moderadas para um melhor ajuste da varredura. Falta também AC dual zone e saídas traseiras, bem como o porta luvas refrigerado.
[Defeitos apresentados] Vidros dianteiros lentos na abertura/fechamento, ajustados na primeira revisão de 10K.
[Concessionárias] Fui muito bem atendido na Daitan (São José dos Campos e Ibirapuera), tanto na compra como na primeira revisão. Inclusive o custo básico da primeira revisão de 10K (óleo e filtro) ficou em R$285,00, abaixo do custo de troca de óleo que eu tinha com o Megane que ficava em torno de R$300,00 fora da concessionária. O pós-venda da Honda realmente é diferenciado.
[Comentários adicionais] Comportamento dinâmico digno de sedãs mais caros. Um projeto muito moderno!!!
[Best Cars] Vinte anos que acompanho o BCWS, comento nas matérias e me atualizo de forma imparcial. Mais uma vez deixo meus parabéns!!!!
[Data de publicação] 25/8/17
—
[Nome] Flavio Martins
[Cidade] Campo Grande
[Estado] MS
[Versão] EXL
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios]
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Design, acabamento interno, estilo, cambio cvt primoroso, motor adequado e potente. A Honda conseguiu surpreender na suspensão do Civic G10, ficou extremamente macia e confortável. O carro tem um conjunto muito eficiente no que diz a cambio e motor, aliada a garantia Honda e assistência técnica harmoniosa. Estou muitíssimo feliz com a aquisição.
[Principais aspectos negativos] Controles ar condicionado, somente acessando a Central Multimídia e Preço de aquisição.
[Defeitos apresentados] nenhum.
[Concessionárias] A Honda me atendeu muitíssimo bem, não tenho reclamação. Tem boa infraestrutura e suporte.
[Comentários adicionais] Decidi comprá-lo após muita pesquisa, fiquei entre ele e o Cruze (GM). Porém os problemas com a GM já começam na entrada da concessionária, o vendedor não sabia do carro, tentou empurrar outra coisa, ficou de retornar as ligações e não o fez, ficou muito a desejar, além de que o Cruze não tem boa suspensão e o preço das peças astronômicos. O único problema do Civic é o preço de aquisição, mas o motor 2.0 que o Cruze tem nem me faz falta, pois esse da Honda é muito bem casado com o novo cambio cvt. Estou feliz.
[Best Cars] ótimo site, recomendo sempre pra quem for comprar, vender ou trocar.
[Data de publicação] 24/3/17
—
[Nome] Marcos
[Cidade] Brasília
[Estado] DF
[Versão] EXL 2.0 CVT
[Motor] 2.0 16V
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Dinâmica do carro, suspensão, conjunto motor-câmbio, tecnologia embarcada, segurança (6 air bags, isofix, controles de tração e estabilidade), multimídia, acabamento, porta-malas, leds diurnos, design (comprei no lançamento e até motorista de Mercedes CLA 200 tirou foto do meu carro), desempenho em estrada (mesmo em subidas íngremes o carro segura a velocidade e não fica esgoelando o motor; nas ultrapassagens o motor 2.0 e câmbio CVT surpreende), painel digital (nem lembro mais do saudoso 2 andares), confiabilidade.
[Principais aspectos negativos] Preço de compra elevado, gps original não reconhece se é dia ou noite (vc. precisa escurecer a tela manualmente), ausência de sensor de estacionamento, pontos de solda aparentes no interior das portas, computador de bordo extremamente otimista (marca 15 km/l na cidade e na bomba deu 13 km/l)
[Defeitos apresentados] Nenhum.
[Concessionárias] Excelentes, adotam a filosofia japonesa de atendimento. Não é a toa que a Honda tem ótima reputação na área de vendas e serviços de oficina.
[Comentários adicionais] Não subestimem o conjunto aspirado 2.0 e câmbio CVT. Apesar da mídia e de alguns internautas desinformados criticarem essa dupla 2.0/CVT, o conjunto me surpreendeu plenamente (essa é a minha opinião embasada dentro de minhas necessidades e o meu tipo de tocada ao volante). Vim de um I30 2.0 automático com 145 cv e no geral eu estava satisfeito com o desempenho do I30 e sinceramente achei que o Civic iria andar de igual para igual com o Hyundai. Me enganei, o Civic deu um banho. Andei em cidade, estrada com pista simples e dupla, muita subida e serra, o Civic me surpreendeu, andando muito mais que meu antigo trintão. Estou muito satisfeito com o carro.
[Best Cars] Consulta obrigatória ao se comprar ou opinar sobre um automóvel.
[Data de publicação] 24/3/17
—
[Nome] Thiago P G Peres
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Versão] Touring
[Motor] 1.5 Turbo
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 3
[Principais aspectos positivos] Carro confortável, estável e muito econômico. Faz 13 km/l na cidade e 16 km/l na estrada andando na velocidade permitida da via. O motor responde bem e a direção é bastante direta. A iluminação dos faróis de LED são excelentes.
[Principais aspectos negativos] Falta um melhor tratamento aerodinâmico / acústico no teto solar que é barulhento em velocidades acima de 100 km/h
[Defeitos apresentados] Não apresentou defeitos
[Comentários adicionais] Pelo preço faltam alguns itens de conveniência que estão presentes em carros na mesma faixa de valor tais como Piloto automático adaptativo, comutador automático do farol alto, sistema de som premium, sensor de veículo no ponto cego, park assist, monitoramento da pressão dos pneus, saída de ar condicionado traseira, entre outros. Poderia ter a opção de acabamento com bancos em tonalidade clara, como também existe la fora.
[Best Cars] Parabéns ao Best Cars por disponibilizar um espaço onde os proprietários possam demonstrar a satisfação com o veículo.
[Data de publicação] 27/1/17
—
[Nome] Alex
[Cidade] Fortaleza
[Estado] CE
[Versão] Exl
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] O carro é bonito e tem ótima dirigibilidade. O espaço interno e a suspensão (independentes nas 04 roas) são excelentes. Na versão Exl a qualidade do som é ótima. A central multimídia é muito boa. O consumo é muito bom para um 2.0. Meu carro anterior era um City e o Civic, apesar de 2.0 e de ter poucos quilômetros rodados (ou seja, o consumo deve ficar até melhor), só está gastando um pouco a mais do que ele. Silêncio a bordo e segurança. Certamente, como o HRV, o Civic vai conseguir a nota máxima no Latin Ncap, pois tem barras de proteção lateral, 06 airbags, controle de tração e estabilidade, freios a disco nas 04 rodas… Itens de conforto como assistente de partida em rampas, freio de estacionamento eletrônico e brake hold e ar-condicionado bizone.
[Principais aspectos negativos] É um carro caro, mas, quando comparado com o Corolla, o concorrente mais conhecido, tem mais itens de segurança e é um pouco mais barato (ou menos caro). Há algumas falhas de acabamento. O porta-objetos do console central tem parafusos à mostra e não tem forração, o que é criticável num carro que custa mais de 105 mil reais. Não tem itens de conforto comuns em carros mais baratos, como retrovisor eletrocrômico. A tampa da tampa de combustível não tem chave.
[Defeitos apresentados] Não.
[Concessionárias] Atualmente é uma boa opção de preço na sua categoria. Na minha opinião é o mais bonito e por enquanto o com mais itens de segurança.
[Data de publicação] 27/1/17
—
[Nome] Marcos
[Cidade] Nova Lima
[Estado] MG
[Versão] Touring
[Motor] 1,5
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] O Civic geração 10 é o melhor carro que eu já comprei. O motor é muito eficiente, equilibrando bom desempenho e consumo. O acabamento, espaço interno, design e muitas outras qualidades não percebidas aparentemente são de carros teoricamente de padrão superior (premium). Buchas hidráulicas, vedação tripla nas portas, pára-brisas acústico e o banco elétrico do motorista com regulagem para os joelhos.
[Principais aspectos negativos] Achei o carro caro. No Canadá, eu fui conferir o preço da versão Touring: $30,000 CAD, cerca de $75,000 RLS. Considerando a tributação e margem maior, acredito que $115,000 RLS seria o preço justo. Mas vale lembrar que o Civic (Touring) está sendo vendido em outros países com um preço acima dos concorrentes. No Canadá, um Mazda 3 (muito bom), Elantra, Corolla, etc… custam menos do que o Civic. De toda forma, acho que exageraram no preço do carro no Brasil.
[Defeitos apresentados] Nenhum defeito.
[Comentários adicionais] O carro me atende muito bem. Há no Brasil um exagero em criticar carros e marcas. Vejo comentários sobre o Jetta com 211cv. Anda mais? Talvez, mas para mim não faz a mínima diferença. O desempenho e consumo do Civic me atendem. Comprei o carro para uso familiar e gosto de Sedans médios. O Fusion também poderia ser uma escolha, mas prefiro os carros japoneses.
[Best Cars] Acho muito bom essa seção do Best Cars. Esclarece dúvidas e ajuda os consumidores.
[Data de publicação] 18/11/16
—
[Nome] Zarath Rocha
[Cidade] Aracaju
[Estado] SE
[Versão] EXL
[Motor] 2.0 16v
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 3
[Desempenho] 3
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] Selecione
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] Estou no terceiro civic, todos retirados zero km (2008, 2012 e 2017). O 2008 era muito ágil, 2012 era mole e mais confortável, o 2017 reuniu o melhor dos mundos. Estabilidade fantástica, a condução e dinâmica muito boa. O motor da conta do recado, digamos satisfatório. Eu preferi pagar R$7000 a mais que a EX pq sabia que gastaria no mínimo R$3500 a R$4000 para colocar uma central, sem falar que a tela do velocímetro digital é de ótima interação e dá um charme a mais. O carro é extremamente prazeroso, para quem gosta de dirigir é satisfação garantida.
[Principais aspectos negativos] De todos os concorrentes sedans da categoria, acredito que seja um dos piores de 0 a 100km/h. Muito caro, paguei R$107.000. Poderia vir com alguns itens de conforto do Touring a exemplo de partida no botão ou até teto solar. Se a Honda compara o EXL ou Altis, deveriam pelo menos ter mantido o teto solar do EXS (2012-2016). Acredito que a Honda esteja fazendo bico doce, como a atual fábrica opera em capacidade máxima não possibilitando a montagem de muitos carros, estão vendendo para quem quer mesmo o carro. Acredito que em 2017 ou 2018 essa versão poderá ter alguns acessórios a mais ou até mesmo um motor turbo. Lembrem que o 2012-2016 no meio da geração recebeu motor 2.0 mantendo 1.8 na versão mais simples. Esse motor turbo é importado e o processo de nacionalização está em andamento. Carro desse porte é meio emocional, como foi meu caso, mas o CRUZE LT por 89.000 (em alguns casos dizem que encontram por 85.000) é uma boa compra tb.
[Defeitos apresentados] Não apresentou defeito até o momento
[Best Cars] O site é fantástico, quem acompanha sabe da qualidade das informações publicadas, eles vão além dos dados triviais e fazem uma análise profunda dos carros.
[Data de publicação] 18/11/16
—
[Nome] Adriano Freire Pacheco
[Cidade] Rio De Janeiro
[Estado] RJ
[Versão] EX
[Motor] 2.0
[Ano-modelo] 2017
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 3
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] tenho a versao EX . mudou muito o carro, ótimo, não optei pela versão EXL pois achei a diferença de item por 7000,00 não satisfatório. Minha família tinha o Elantra e O Sentra . na qual o Civic me surpreendeu com seu conforto, a única coisa ruim que vejo e o vão central do carro (túnel) muito alto, o Elantra era assoalho plano.
[Principais aspectos negativos] vão central do carro (túnel) muito alto, torna desconfortável se leva 3 adultos atrás e o preço elevado mas segue o mercado
[Defeitos apresentados] não
[Best Cars] otimo, ajuda bastante seus comparativos
[Data de publicação] 4/11/16
—