[Nome] Iraides
[Cidade] Uberlândia
[Estado] MG
[Versão] 4×4
[Ano-modelo] 2012
[Combustível] Gasolina
[Quilometragem atual] 10.000 km
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 4
[Capacidade de bagagem] 4
[Motor] 3
[Desempenho] 4
[Consumo] 3
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Um carro fabricado por mãos japonesas, tudo no lugar, bem ajustado, material excelente, durável, pensando na segurança e não só na aparência, com airbag, ABS, toda a carroceria com barras de segurança. É o mesmo carro usado pelo exigente consumidor japonês, europeu, americano etc. Não é como algumas marcas que em outros países vendem um carro com vários itens de segurança e aqui no Brasil vendem o mesmo carro sem os mesmos itens de segurança porque nossas leis permite. Vi um Grand Vitara capotado quase com perda total, todo arrebentado por fora, mas os ocupantes saíram andando de dentro dele, porque não houve afundamento das laterais ou do teto com a proteção das barras, nada estragou por dentro, só por fora. Um verdadeiro SUV com conforto de um sedan. Tração permanente nas 4 rodas, bloqueio central do diferencial e reduzida. Numa viagem com muita chuva, pista escorregadia etc, ligando o bloqueio do diferencial o carro fica firma, evita aguaplanagem, mas com pista seca não deve ser ligado, ler o manual. É bruto em atoleiro, puxo um barco com o meu e sobe qualquer ladeira. Econômico para os seus 1600 kg e motor 2.0, faz 9 km/l na cidade e uns 11,5 na rodovia, não passando de 120 km/h. É bem estável e seguro, mas não se pode perder de vista que é um “jipe”, carro mais alto, diferente de um sedan. Suspensão independente nas 4 rodas (firme como uma pick up, quem tem problema de coluna faça vários test drive antes), mas bem silenciosa, muito silêncio interno também. Muito prazeroso dirigi-lo, visibilidade, retrovisores grandes, bom espaço para quem vai no banco de trás. Recomendo para uma família de 4 pessoas que quer um carro que nada deixa a desejar na cidade, muito bonito, chama a atenção por onde passa, e na terra é um leão, vai bem em estrada ruim, é pau para toda obra. Um carro com as mesmas configurações 4×4 do GV somente acima de R$100.000/120.000, Land Rover etc, pesquisei muito antes de comprar. Conversei com um engenheiro proprietário de uma oficina especializada em carros importados e ele me disse que é carro fabricado para não dar defeito, raramente freqüentam oficina, e realmente essa afirmação pode ser confirmada pelos proprietários dos modelos mais antigos.
[Principais aspectos negativos] Peças caras e algumas difíceis de encontrar, mas agora com a montadora da Suzuki em Itumbiara/GO a tendencia é esse problema acabar. O motor deixa a desejar em ultrapassagens etc, mas logo acostumamos e aí vai bem.
[Defeitos apresentados] Nunca.
[Concessionárias] Ótimo atendimento, mas algumas peças não têm de pronta entrega.
[Best Cars Web Site] Ótima referência, sempre consulto antes de comprar carro ou moto.
[Data de publicação] 8/2/13