[Nome] Matheus Andriani
[Cidade] Indaial
[Estado] SC
[Modelo] VW Jetta
[Versão] GLI 350 TSI
[Motor] 2.0 TSI
[Ano-modelo] 2020
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Parcialmente satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 3
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 4
[Principais aspectos positivos] O carro usufrui de ótimo espaço interno, com bancos de boa densidade e um porta-malas que parece um latifúndio. Entretanto, as dobradiças pescoço-de-ganso impedem que algo volumoso seja colocado abaixo delas. O som Beats com subwoofer no porta-malas é maravilhoso. O consumo é razoável para o porte e potência (cerca de 9 km/L na cidade e 13 km/L em rodovia). A posição de dirigir é impecável, com todos comandos a mão, volante de boa empunhadura e um painel digital com excelente visualização, até mesmo sob forte incidência de sol. A entrega de potência é linear e exuberante, resultado do casamento perfeito entre motor e câmbio. A suspensão absorve bem as irregularidades, apesar de fazer com que o carro incline muito em curvas rápidas. A dotação de itens de conveniência é boa, a citar: excelentes faróis de LED com comutação automática para farol alto; multimídia grande, responsivo e com espelhamento; vasta personalização da iluminação interna; ACC e Front Assist; freio de mão elétrico com acionamento automático; banco do motorista com ajuste elétrico e com três memórias; climatização e aquecimento dos bancos dianteiros. Não faz sentido nenhum que os retrovisores externos não sejam rebátiveis.
[Principais aspectos negativos] O público em geral confunde com o Virtus, um carro de segmento inferior. Tanto que a geração passada desfruta de maior prestígio que a atual. A VW deveria ter trabalhado melhor a diferenciação, assim como fez entre Polo e Golf. Como meu carro anterior era um Golf GTI MK7, senti uma diferença (pra pior) absurda em relação ao acabamento. As (poucas) partes emborrachadas são mais finas do que se espera para um carro desse segmento, e os comandos em gerais parecem ter saídos de um Polo, caso das aletas das saídas do ar-condicionado e do comando de acionamento dos faróis. Em vários aspectos fica evidenciado que o Golf é um carro de padrão médio europeu, e o Jetta é um produto de entrada americano. Como exemplo, posso citar as seguintes ausências do Jetta em relação ao Golf MK7: capô sustentado por mola a gás; bolsões da porta revestido de carpete; porta-luvas aveludado e iluminado; iluminação interna em LED; retrovisores externos rebatíveis; saídas de ar-condicionado traseiras. Enquanto o Golf oferecia uma sensação premium, tudo no Jetta remete a um carro de entrada, seja pelo barulho ao fechar as portas, das máquinas dos vidros elétricos, das dobradiças “pescoço-de-ganso” e do forro do porta-malas que é fino e mole como um papelão. No que tange ao comportamento dinâmico, o carro joga mais em curva do que se espera pela potência. O DSG nesse modelo se comporta praticamente como um câmbio epicíclico, com um rastejar suave e entrega linear de potência, sem a “patada” do DSG do Golf GTI MK7. Por isso, a sensação de potência ao pisar fundo é menor do que sentia no GTI, apesar dos números de desempenho serem os mesmos. Mas, visto que agora é o sedã mais caro da VW do Brasil, essa calibração consegue agradar também os órfãos do Passat. Apesar de possuir ACC e Front Assist, a VW poderia repetir o pacote de equipamentos da Tiguan R-Line e oferecer o detector de ponto cegos e o Park Assist. Uma falha em comum ao Golf é o forro do teto solar, que deveria ser rígido ao invés de uma cortina mole e perfurada.
[Defeitos apresentados] Nenhum defeito.
[Concessionárias] O atendimento é cordial e o plano de manutenção de 1 ano ou 10.000 km segue a média de preços do mercado.
[Comentários adicionais] Apesar dos defeitos e carências citados, optei pela compra do carro por falta de opções melhores na mesma faixa de preço. Caso tivesse opção, compraria o Passat ou o Golf GTI atualizado.
[Best Cars] Melhor site automotivo nacional. Sempre imparcial e com critério técnico ímpar.
[Data de publicação] 16/4/21
—
—
[Nome] Edison Rodrigues
[Cidade] Belém
[Estado] PA
[Modelo] VW Jetta
[Versão] COMFORTLINE 250 TSI
[Motor] 1.4 TURBO
[Ano-modelo] 2019
[Quilometragem atual] 30.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 3
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 4
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Adquiri o veículo na casa dos 20.000 km na locadora Movida. Pelo preço foi um achado pois no 2o semestre de 2020 está muito difícil de achar um carro abaixo da FIPE, o que foi o caso. Tanto é que 2 meses depois se ajustaram ao mercado e reajustaram consideravelmente o preço o qual continuo achando justo olhando frente as outras opções no mercado e tendo em vista que os disponíveis ainda tem 2 anos de garantia de fábrica. Em relação ao carro: Tendo em vista que já tive um Golf TSI entrar no Jetta não causou grande sensação de novidade, o que é muito bom. Apesar do uso de materiais rígidos em parte das portas traseiras o acabamento do Jetta é todo esmerado, destaco a sensação de qualidade que tudo ali dentro passa. O meu carro não tem o painel digital mas a tela multimidia é de primeira linha, o som possui 8 alto falantes (4 woofers e 4 “tuiters”) e é de qualidade superior (os tuiters da frente são voltados para o vidro dianteiro o que acaba produzindo o efeito palco), mesmo os mostradores analógicos são muito bonitos -não chegam a ser um Mido, mas lembram um Nautica ou Festina-. O sistema de iluminação interna por LED é um show a parte e impressiona os passageiros. Como já disse por ter tido um Golf entendo que o Jetta mesmo com 10cv a mais possui desempenho inferior, em parte pelo peso mas principalmente pelo fato do DSG7 (enquanto sem problemas) é muito mais responsivo que o Aisin 6. Fica a segurança da robustez do câmbio japonês, mas é um pouco frustrante saber que o 250TSI teria algo a mais pra lhe oferecer. A suspensão causa estranheza pois é macia demais para quem já dirigiu outros médios da VW. Porém quando impomos uma necessidade maior de estabilidade na estrada nada decepciona, com o carro contornando com tranquilidade curvas mais fechadas em velocidades maiores. Em relação a mecânica até agora fiz uma revisão a qual sobrou do plano de cortesia da VW, nenhuma ocorrência. O carro apesar de não possuir ACC (que aparece na R Line) possui um sistema de frenagem automática em manobras (RFB), pouco destacado em análises na internet, o que aliado à boa câmera de ré e sensores traseiros e dianteiros façam com que qq ocorrência na pintura do para choque seja culpa de terceiros. O espaço do carro é acima da média. Até 4 pessoas viajam com muito conforto no carro ( o tunel central traseiro atrapalha o 5o ocupante). Já o porta malas é enorme e com bom acesso.
[Principais aspectos negativos] O primeiro ponto é o desenho do carro que apesar de guardar sua beleza justamente na sua sobriedade tenho algumas reservas. Primeiramente carro guarda uma semelhança excessiva na traseira com o Virtus (a qual verdadeiramente confunde). Já sou proprietário há alguns meses do Jetta e pela parte do dia não consigo diferenciar imediatamente de um Virtus (a noite fica mais fácil pelas lanternas de LED). As rodas apesar de 17 polegadas tem pneus de perfil alto e ficam algo pequenas na caixa de rodas do veículo. Entendo que dada a suspensão muito voltada para o conforto a utilização de rodas aro 18 e pneus de perfil um pouco menor não prejudicariam tanto o uso. Por falar nos pneus, apesar de longe de trocar os meus, descobri que estes são algo caros (fiz uma pesquisa e apurei que custam até 40% a mais que o do cruze turbo p.ex), a prova de que seu perfil é mesmo alto é que são os mesmos usados em versões de SUVS compactos como o HRV e Kicks. Incomoda e muito o carro possuir freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa e não possuir auto hold(!!!)
[Defeitos apresentados] Até agora sem defeitos.
[Concessionárias] Utilizei uma única vez na revisão de 30.000Km a qual foi realizada sem custo dado o plano de aquisição do veículo pela empresa proprietária anterior. Sem nenhuma reclamação dada a rapidez do atendimento consoante o praticado quando tive outros VW. Concessionária VEGA VW em Belém/PA.
[Comentários adicionais] Ainda sobre a aquisição estou muito feliz pelo o que paguei neste carro semi novo e pelo o que ele me entrega. Não vejo nada na categoria que possa entregar tanto por 81 mil reais. Estava inclusive disposto a gastar mais e cheguei a pesquisar as versões base de Corolla e Civic. Porém ao compararmos o nível de equipamento e o prazer em marcha que cada um desses veículos oferece frente ao Jetta a escolha é um tanto óbvia. (Digo inclusive que o Cruze base está acima dos japoneses nesses critérios também). Ter a convicção de ter feito uma boa escolha e colocar a sobra do orçamento no bolso é de uma excelente sensação.
A posição de dirigir foge algo do Padrão dos VW médios, geralmente conduzidos com o motorista mais “afundado” em relação a linha de cintura do veículo. A do Jetta não é ruim, ao contrário, bem ergonômica e pouco cansativa, mas foge a uma marca características logo identificada pelos clientes usuais deste sedã nas suas gerações anteriores.
Não me incomoda a falta de saída de ar na traseira centralizada (existem saídas de ar mais embaixo dos bancos) pois em Belém/PA é comum no período de chuvas torrenciais alguém pegar uma carona e deixar o carpete molhado o que acaba sendo resolvido justamente pelas saídas de ar no assoalho que foi o que a VW optou no carro, é deixar uns 10 minutos o carro ligado com o ar quente voltado para o piso e problema resolvido. Uma escolhe mais espartana que acabou beneficiando alguns poucos.
[Best Cars] Acompanho esta seção desde quando morava na casa dos meus pais há mais de uma década. Ajudou minha família a realizar escolhas que nos conduziram em nossas viagens. Quando segui minha vida e passei a poder realizar o sonho de comprar ou trocar de carro o BestCars e a sua seção Teste do Leitor eram o conselheiro mais fiel e sincero que tive. Espero sempre contar o site.
[Data de publicação] 11/12/20
—
—
[Nome] Alexandre Ramos Lemes
[Cidade] Curitiba
[Estado] PR
[Modelo] VW Jetta
[Versão] 250 TSI
[Motor] 1,4 Turbo
[Ano-modelo] 2018
[Quilometragem atual] 15.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 3
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 4
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 4
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Frisando que trata-se de um Jetta básico, versão 250 TSI. Por porém por se tratar de um sedã médio, o básico traz itens de série ainda pouco encontrados na maioria dos carros comercializados no Brasil, tais como faróis e lanternas full-led, encosto de braço com porta objeto integrado, central multimídia com ótimas funcionalidades, acabamento soft touch no painel, farol com sensor crepuscular e sensor de chuva para o acionamento dos limpadores. O espaço interno é generoso para todos os ocupantes. A posição de dirigir é muito confortável, pois o banco do motorista tem uma base do assento de boas dimensões. O motor 1.4 TSI dispensa apresentações, com a sua altíssima disponibilidade de torque em baixas rotações. O baixo consumo para um carro deste porte é algo digno de nota.
[Principais aspectos negativos] Mesmo em se tratando de uma versão básica, acho que a Volkswagen exagerou um pouco no corte de custos em alguns itens. A ausência de luzes no porta-luvas, porta-malas e para-sóis é algo imperdoável num carro dessa categoria. Embora eu não aprecie bancos de couro, a padronagem do tecido utilizado nessa versão é simplória demais. Antes do Jetta, eu tive um Golf 2015 1.4 TSI com câmbio DSG de 7 marchas, que era um casamento perfeito. Já com o AISIN de 6 marchas. embora muito eficiente e confiável, a conversa entre câmbio e motor parece não ser tão afinada como no DSG. Na estrada em regime de cruzeiro, em aclives nem tão acentuados, o câmbio efetua reduções que considero desnecessárias.
[Defeitos apresentados] Não apresentou defeitos.
[Concessionárias] Nada a reclamar, sempre me atenderam de forma correta e assertiva.
[Comentários adicionais] Antes de adquirir o Jetta, estive em dúvida entre ele e o Virtus Highline completo, que estavam na mesma faixa de preço. A favor do Virtus, contam o pacote tecnológico e o custo mais baixo com seguro e manutenção. Porém ao fazer o test drive com os dois modelos, não tive dúvida em favor do Jetta. O ruidoso motor 1.0 TSI e o banco do motorista com pequena base de assento me desagradaram sobremaneira no Virtus. Além de ser um carro mais exclusivo e de categoria superior, pesaram a favor na minha decisão o espaço interno, o conforto na posição de dirigir e a suavidade do motor 1.4 TSI.
[Best Cars] Best Cars é sem dúvida a publicação automotiva de maior credibilidade no Brasil.
[Data de publicação] 13/11/20
—
—
[Nome] Waldir Salles
[Cidade] São Paulo
[Estado] SP
[Modelo] VW Jetta
[Versão] Comfortline
[Motor] 1.4 TSi
[Ano-modelo] 2019
[Quilometragem atual] 20.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] De 1 a 3 anos
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Motor impressiona. Torque 25 kgfm a apenas 1400 RPM dá um desempenho excelente. Mesmo andando muito bem, o consumo é ótimo, melhor que de muitos carros populares. No mais é um carro muito confortável, silencioso, muito bem construído e de ótima dirigibilidade, estando sempre “na mão” em qualquer situação ou velocidade.
[Principais aspectos negativos] Estepe provisório, não é defeito mas nunca gostei. E também falta de saída de ar condicionado para os bancos traseiros.
[Defeitos apresentados] Nenhum defeito. Perfeito até agora ( 23.000 km)
[Concessionárias] Sem novidades. Mais do mesmo.
[Comentários adicionais] Antes de optar pelo Jetta, fiz test-drive em Civic e Corolla , mas nenhum destes me agradou mais que o VW. Achei o Jetta mais confortável, com melhor posição de dirigir, com uma dinâmica mais afinada – o carro parece ser mais preciso – , com desempenho muito superior ao do Civic (o da mesma faixa de preço) e Corolla , além de ter a suspensão mais macia e silenciosa que a dos japoneses. Além disso era mais equipado e com preço (na época) mais atrativo. Optei pelo Jetta e estou muito satisfeito.
[Best Cars] Leio desde a internet discada…só tenho que elogiar!
Data de publicação] 24/7/20
—
[Nome] Ricardo Ferreira
[Cidade] São José dos Campos
[Estado] SP
[Modelo] Volkswagen Jetta
[Versão] Confortline
[Motor] 1.4 TSI
[Ano-modelo] 2019
[Quilometragem atual] 5.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Parcialmente satisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 4
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 3
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 5
[Câmbio] 4
[Freios] 4
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 4
[Segurança passiva] 4
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Dirigibilidade, consumo, tecnologia
[Principais aspectos negativos] Barulho de vento (aerodinâmica?) quando dirigindo em estradas
[Defeitos apresentados] Não
[Concessionárias] Já tive carros de tudo quanto é marca (inclusive japas), e sinceramente não vejo grandes diferenças entre uma ou outra. O conceito seria de regular para bom.
[Comentários adicionais] Sai de um Cruze turbo, para este Jetta de 7a. geração. Como a convivência com o Cruze foi ótima (3 anos de uso), a minha expectativa com o Jetta era grande. O que mais me atraiu neste carro foi sua frente invocada, muito semelhante ao Passat, outra coisa que me atraiu, foi (em vários aspectos) sua semelhança com um Audi A4 que aluguei em férias na Alemanha. Dirigibilidade, sistema multimídia, sensores de estacionamento iguais ao do A4. A característica que mais gosto do carro é seu comportamento dinâmico, irrepreensível na estrada, independente de sinuosa ou não. Ainda outro aspecto de destaque é o consumo, o carro consegue superar o Cruze (que já era muito econômico). Resumindo e comparando com o GM, o Cruze é mais confortável, mais “americano”, enquanto o Jetta é mais “alemão”, para quem prioriza o prazer de dirigir.
[Best Cars] Ótima ferramenta que utilizo há muitos anos
[Data de publicação] 2/4/20
—
[Nome] Lucas Andrade Rios
[Cidade] Salvador
[Estado] BA
[Versão] Comfortline 250 TSI
[Motor] 1.4 TSI
[Ano-modelo] 2019
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Gasolina
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Insatisfeito(a)
[Estilo] 4
[Acabamento] 4
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos] 5
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho] 5
[Consumo] 4
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Saí de um Civic G9 e continuar na linha Honda estava desafiando a minha racionalidade por conta dos preços cobrados. Aproveitei uma viagem à trabalho de 1000km e pensei que seria a oportunidade ideal para um verdadeiro Test Drive no carro que estava na minha mira: o Jetta. Embora muitos critiquem o estilo por se parecer com o Virtus, é um carro sóbrio, elegante e imponente. O design é muito mais refinado que o Virtus. Não vejo ninguém criticando a Mercedes Classe E porque se parece com a Classe C. Acho que a semelhança entre esses dois é ainda maior do que entre o Virtus e o Jetta.
Trata-se de um carro grande: são 4,70m de comprimento. O maior seda da categoria dos médios. Uma das coisas que mais se destaca no carro é o conforto de rodagem. Para quem saiu de um Civic G9 isso fica ainda mais evidente. O carro roda macio sem ser molenga e com ótimo isolamento acústico. O carro consegue manter velocidades elevadas e um silêncio absoluto. Qualidade que prezo muito.
O motor e câmbio conversam muito bem! A entrega dos 25,5kgfm a apenas 1.400 rpm garante agilidade e ultrapassagens seguras. Faz você esquecer o tamanho do carro. É o meu primeiro carro turbo e estou gostando muito de conta com toda essa força em baixas rotações. Embora não seja o câmbio DSG, esse AISIN é muito cumpridor. Trocas muito rápidas e suaves. Na estrada, a 140km/h o carro está a 2.500rpm. Ou seja, O motor está “sussurrando” e preservando a economia.
A Central Multimídia é sem dúvidas a melhor da categoria e superando até carros muito mais caros. Muito intuitiva e muito responsiva ao toque. A qualidade do som também agrada muito. Nunca tive carro com teto solar e Comprei o Jetta com esse opcional por duas razões: no mercado de usados serão mais fáceis de vender e acabei achando muito charmoso. (A cor do carro é branca e o contraste com o teto preto fica lindo). Gosto muito do recurso Tilt down. Muito útil em manobras quando o espelho retrovisor direito se abaixa quando engata se a marcha ré. A Luz ambiente com cores configuráveis garante um charme particular ao carro durante a noite.
[Principais aspectos negativos] Uma pena o acabamento das portas traseiras nao serem iguais aos das portas dianteiras. Além disso, as lâmpadas halogenas dos faróis de neblina não combinam com os faróis em LED.
[Defeitos apresentados] Nenhum
[Concessionárias] A entrega do carro foi desastrosa. O carro nao estava pronto no prazo acordado e nao houve uma entrega técnica com as devidas explicações sobre os recursos do veículo. Minha sorte foi que tinha passo 1 semana com um veículo similar e ja tinha alguma familiaridade. Instalaram a película do vidro traseiro fazendo uma horrorosa janela para o break light. Solicitei que a película fosse trocada e informaram que precisariam desmontar o tampão e que danos poderiam ocorrer nesse processo. Fui numa loja especializada em películas, a película foi trocada e o tampão traseiro nao precisou ser desmontado.
[Comentários adicionais] Sem dúvidas é o melhor custo benefício da categoria. Nada oferece tanto por esse valor. Especialmente na versão Comfortline. Em relação a versão Rline abre se mao basicamente do painel digital e do piloto automático adaptativo. Coisas que no dia a dia não mudam incrementam a qualidade do seu convívio com o carro e você acaba tendo uma economia de R$10.000,00. Pelo preço de um Civic LX 2020 de entrada eu levei: motor turbo, faróis Full led, sensor de chuva, sensor de luminosidade, sensores dianteiros e traseiros, teto solar, bancos em couro e a melhor multimídia do mercado. Seria uma insanidade insistir na Honda. O Cruze também é uma boa opção, mas acho o Jetta mais elegante e o interior com Melhor qualidade de montagem.
[Best Cars] Leio desde que me entendo por gente! Kkk
[Data de publicação] 23/8/19
—
[Nome] Mario
[Cidade] Cotia
[Estado] SP
[Versão] Comfortline
[Motor] 1.4 TSI
[Ano-modelo] 2019
[Quilometragem atual] 1.000 km
[Combustível] Flexível
[Tempo há que possui] Até 1 ano
[Grau de satisfação com o carro] Muito satisfeito(a)
[Grau de satisfação com a rede de concessionárias] Muito satisfeito(a)
[Estilo] 5
[Acabamento] 5
[Posição de dirigir] 5
[Instrumentos]
[Itens de conveniência] 5
[Espaço interno] 5
[Capacidade de bagagem] 5
[Motor] 5
[Desempenho]
[Consumo] 5
[Câmbio] 5
[Freios] 5
[Suspensão] 5
[Estabilidade] 5
[Segurança passiva] 5
[Custo-benefício] 5
[Principais aspectos positivos] Rodagem silenciosa, acústica interna espetacular – conversas em voz baixa, sem incômodo algum. Conforto e ao mesmo tempo rigidez da suspensão, quando exigido em modos de condução mais agressivos… é incrível o que faz de curva, e olha que já tive diversos carros com suspensão traseira com braços articulados e no Jetta é eixo de torção, solução simples, barata de manter e muito eficaz. Os freios são muito bons, o teto solar é lindo e silencioso mesmo em altas velocidades, graças ao defletor. A tão criticada ausência de saída de ar condicionado traseira está sim lá – acho que por preguiça de se abaixar, os jornalistas “especializados” não viram que elas estão embaixo do banco do motorista e passageiro, voltadas para…. trás!! O mesmo para a tomada USB traseira que…está dentro do console central que, na tampa tem saída laterais para o cabo ir para onde? Para trás!! Incrível né? A eficiência energética do motor 1.4 TSI é cativante – anda-se como tiozão ou como boy, dependendo do seu estado de espírito. Esse motor combinado com a caixa aisin de 6 marchas tira sorrisos e enche de orgulho quando comparados aos concorrentes aspirados – na faixa de preço só dá para brincar com o Cruze Turbo. Os demais perdem a graça. O acabamento da fábrica de Puebla, no México, dá de 10 a 0 na fábrica de São Bernardo do Campo – vim de um Polo Highline – e até a pintura é de qualidade superior. Ah! O consumo! Rodando o mesmo percurso, é mais econômico que o Polo Highline TSI e na estrada dá um show, fazendo 16.5 km/l na gasolina (o Polo fazia 14, nas mesmas velocidades) e 13 km/l no etanol (no Polo eu conseguia 10.8). A central multimidia é uma diversão a parte e a ambient light dá um toque de refinamento acima da categoria. Um charme. Os modos de condução são muito úteis no dia a dia.
[Principais aspectos negativos] O tamanho, que não chega a ser aspecto negativo…mas o carro é imenso! A falta de rebatimento dos retrovisores externos é imperdoável.
[Defeitos apresentados] Um ruído no porta óculos, resolvido com um “tapa técnico”. Nada mais.
[Concessionárias] As concessionárias VW precisam evoluir no pós-venda. O atendimento e a entrega do veículo foram impecáveis. Afirmo sobre o pós-venda por ter vindo de um Polo Highline TSI 2018. A revisão de 10.000kms foi deprimente. Em casa temos um Hyundai, que tem uma rede muito mais preparada.
[Comentários adicionais] Pelo preço de um Civic “queixo duro” Sport ou de um Corolla XEi em final de linha e com preço promocional – sem citar o Nissan Sentra que já teve seu tempo de glória – o Jetta é uma opção a se considerar. Por esse valor você leva Bancos de Couro, Ar condicionado Dual Zone digital, Teto Solar!!!!, Ambient Light, acabamento primoroso, Controles de tração, estabilidade e de diferencial, partida e entrada sem chave (keyless), stop start para economizar aquele combustível caro, central multimidia nota 10, uma qualidade de áudio dos falantes originais muito superior e, o melhor de tudo – um motor turbo super redondo, que tem o torque máximo lá nos 1.400 rpm – o carro anda sem acelerar – e que de quebra vira um míssil quando vc quer, fora a possibilidade de 4 modos de condução, sendo uma customizável.
[Best Cars] Sou leitor assíduo desde o final da década de 90. Precisa falar mais? São os melhores.
[Data de publicação] 31/5/19
—