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O motor do Golf 1,6 é o único com dois recursos: acionamento de válvulas por alavanca roletada e
acelerador eletrônico (drive-by-wire). Já o bloco de alumínio, mais leve e eficiente na dissipação de calor, é exclusivo do Xsara.
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Somente o Focus vem com suspensão traseira multibraço, mais elaborada que a de braço arrastado (Brava e Xsara) e a de eixo de torção
(Golfs e Astra). Também peculiar ao Ford é o
subchassi nessa suspensão, enquanto o dianteiro é comum a todos eles.
O Citroën utiliza |
barra de torção, em vez de mola
helicoidal, e
sua roda traseira externa à curva assume posição levemente convergente
("aponta para dentro") nessa condição, graças a buchas
"inteligentes", de modo a manter a traseira no lugar.
E funciona mesmo.
> Para saber mais sobre cada modelo, leia os artigos
já publicados: avaliação
do Astra CD; comparativo do
Focus vs. Brava ELX; comparativo
do Brava ELX vs. Golf 2,0; comparativo
do Golf 1,6 vs. Xsara Exclusive. |