Acolhida calorosa O resultado final impressionou a imprensa. E não só. Sergio Pininfarina, do aclamado estúdio italiano de desenho, afirmou que achava o Riviera um dos mais belos carros já feitos nos Estados Unidos. Com 5,28 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,35 m de altura e 1.865 kg de peso, o cupê era nitidamente americano e trazia o que havia de mais moderno em estilo automotivo. Curioso é que na equipe de Mitchell estava o criador do Roadmaster Riviera de 1949, Ned Nickles. |
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Suspensão e pneus especiais deixavam o Riviera mais estável, boa medida diante da potência de mais de 300 cv brutos dos motores V8 de 6,6 e 7,0 litros |
O
que distinguia o Riviera — talvez por influência do tal Rolls-Royce
— era o caimento da traseira, em uma discreta diagonal, e os cortes
retos de seu desenho. A discrição era balanceada com a frente
pontuda e imponente. Diferente do Silver Arrow, os faróis duplos
eram bem visíveis, mas ainda assim ofuscados pelas luzes de direção
pronunciadas, que obrigavam o pára-choque dianteiro a contorná-las.
O capô levava suavemente a duas entradas de ar. As colunas traseiras
largas compensavam a falta das centrais e as tomadas de ar laterais
eram apenas decorativas. O Riviera foi o primeiro carro da GM a usar
janelas sem moldura. |
Já no modelo 1964 o motor 425 tornava-se o padrão; com a versão opcional de carburação dupla e 360 cv, o cupê acelerava de 0 a 96 km/h em sete segundos |
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Ao mesclar o conforto de um sedã e o desempenho de um esportivo, a Buick
reforçou a suspensão e ampliou a rigidez torcional do cupê. Pneus
especiais em medida 7,10-15, com faixa branca e ombros arredondados,
foram criados com exclusividade para o modelo. O V8 de 401 pol³ (6,6
litros), o maior motor da Buick, foi selecionado para dar ao Riviera o
ânimo que ele propunha. Com carburador de corpo quádruplo, desenvolvia a
potência de 325 cv a 4.400 rpm e o torque máximo de 61,4 m.kgf a 2.800
rpm (valores brutos, como todos neste
artigo até 1971). Como opcional, ele oferecia um V8 exclusivo em toda a
linha Buick, de 425 pol³ (7,0 litros), 340 cv e 64,2 m.kgf às mesmas
rotações do 401. |
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