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Clique para ampliar a imagem O espaço na traseira não é adequado a três adultos como se esperava, mas os bancos mostram projeto impecável para o conforto em longos percursos; a memória dos dianteiros inclui retrovisores, volante e emissoras de rádio Clique para ampliar a imagem
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Para o motorista, um ambiente funcional e requintado, mas o indicador de consumo instantâneo é destoante

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O botão do iDrive no console comanda e ajusta diversas funções do 550i; o monitor no painel também serve para televisão, DVD e o auxílio de estacionamento

O V8 passa sua força adiante por meio do excepcional câmbio automático de seis marchas com modo Steptronic, que permite trocas manuais e seqüenciais. Move-se a alavanca seletora para trás para mudanças ascendentes e para frente nas reduções, padrão introduzido pela BMW no esportivo M3 e estendido a outros modelos. O mais comum é subir marchas para frente e reduzir para trás, mas o esquema dos bávaros segue naturalmente as forças que incidem sobre o motorista ao acelerar e desacelerar.

Agradável surpresa é não se precisar recorrer aos movimentos manuais, dado que o câmbio parece adivinhar o que motorista quer — tudo acontece em função da movimentação do acelerador. A posição D poderia ser mantida da concessionária ao ferro-velho... Ao usar a função manual nota-se que as marchas sobem ao ser atingida a rotação de potência máxima. A marcha em uso é indicada no painel e de 80 km/h para cima, em sexta, pode-se retomar velocidade sem que haja redução automática.

Não só o desempenho é dos melhores ao se considerar o peso de 1.660 kg (veja simulação e análise), como a maneira como acelera em todas as faixas de velocidade empolga de verdade. Foi feito para andar e ser explorado em toda sua essência. Quem gosta de dirigir se sente recompensado a cada quilômetro. Verdadeiro brinquedo de gente grande.

Eletrônica em profusão   O 550i incorpora a tecnologia iDrive, um amplo e integrado sistema de controle de equipamentos e funções do veículo. Funciona por meio de um grande botão de controle rotativo, multidirecional e premente (de apertar) no console de túnel. Os ajustes são visualizados num grande monitor TFT no centro do painel e em posição elevada.

São quatro áreas de seleção e controle: comunicação, entretenimento, ar-condicionado e navegação — esta última ainda não disponível no mercado brasileiro, mas que em breve estará, segundo a BMW. Cada área é desdobrada em menus, acionados por um botão adiante do botão rotativo. Esse botão desliga o monitor, caso desejado. O botão de menu leva a ajustes de áudio, informações sobre trânsito, telefone, configurações diversas e indicações de manutenção.

Podem ser ajustados, dentro do que se chama de perfil pessoal: destrancar só uma porta ou todas, trancar automaticamente por tempo ou velocidade, função de duas teclas coringas no volante, idioma (inglês, francês, espanhol e português, mas de Portugal), ativar advertência visual do assistente de estacionamento e informações de voz para o navegador, entre outros. Comunicação refere-se a telefone e sistemas de assistência da marca. Até comando de voz ele traz. No começo tem-se a sensação de informações e controles demais, mas logo se pega o jeito e a lógica do iDrive, passando-se a apreciá-lo a cada saída com o carro. Continua

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