

Para o motorista, um ambiente
funcional e requintado, mas o indicador de consumo instantâneo é
destoante



O botão do iDrive no console
comanda e ajusta diversas funções do 550i; o monitor no painel também
serve para televisão, DVD e o auxílio de estacionamento
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O V8
passa sua força adiante por meio do excepcional câmbio automático de
seis marchas com modo Steptronic, que permite trocas manuais e
seqüenciais. Move-se a alavanca seletora para trás para mudanças
ascendentes e para frente nas reduções, padrão introduzido pela BMW no
esportivo M3 e estendido a outros modelos. O mais comum é subir marchas
para frente e reduzir para trás, mas o esquema dos bávaros segue
naturalmente as forças que incidem sobre o motorista ao acelerar e
desacelerar.
Agradável surpresa é não se precisar recorrer aos movimentos manuais,
dado que o câmbio parece adivinhar o que motorista quer — tudo acontece
em função da movimentação do acelerador. A posição D poderia ser mantida
da concessionária ao ferro-velho... Ao usar a função manual nota-se que
as marchas sobem ao ser atingida a rotação de potência máxima. A marcha
em uso é indicada no painel e de 80 km/h para cima, em sexta, pode-se
retomar velocidade sem que haja redução automática.
Não só o desempenho é dos melhores ao se considerar o peso de
1.660 kg (veja simulação e análise),
como a maneira como acelera em todas as faixas de velocidade empolga de
verdade. Foi feito para andar e ser explorado em toda sua essência. Quem
gosta de dirigir se sente recompensado a cada quilômetro. Verdadeiro
brinquedo de gente grande.
Eletrônica
em profusão
O 550i incorpora a tecnologia iDrive, um amplo e integrado sistema de
controle de equipamentos e funções do veículo. Funciona por meio de um
grande botão de controle rotativo, multidirecional e premente (de
apertar) no console de túnel. Os ajustes são visualizados num grande
monitor TFT no centro do painel e em posição elevada.
São quatro áreas
de seleção e controle: comunicação, entretenimento, ar-condicionado e
navegação — esta última ainda não disponível no mercado brasileiro, mas
que em breve estará, segundo a BMW. Cada área é desdobrada em menus,
acionados por um botão adiante do botão rotativo. Esse botão desliga o
monitor, caso desejado.
O botão de menu leva a ajustes de áudio, informações sobre trânsito,
telefone, configurações diversas e indicações de manutenção.
Podem ser
ajustados, dentro do que se chama de perfil pessoal: destrancar só uma
porta ou todas, trancar automaticamente por tempo ou velocidade, função
de duas teclas coringas no volante, idioma (inglês, francês, espanhol e
português, mas de Portugal), ativar advertência visual do
assistente de estacionamento e
informações de voz para o navegador, entre outros. Comunicação refere-se
a telefone e sistemas de assistência da marca. Até comando de voz ele
traz.
No começo tem-se a sensação de informações e controles demais, mas logo
se pega o jeito e a lógica do iDrive, passando-se a apreciá-lo a cada
saída com o carro.
Continua |