Saiba como anunciar
 
Best Cars Web Site

Com a palavra, a emoção

Clique para ampliar a imagem

Meio termo entre carro esportivo e utilitário, o BMW X6 apela
para o emocional, seja no desenho ou no desempenho

Texto: Gino Brasil - Fotos: Gino Brasil e Fabrício Samahá
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Mesmo que não possa agradar a todos, o desenho do X6 conquista com o tempo por sua forte identidade; as rodas da versão 35i são de 19 pol

Praticidade. Como seria o mundo se tudo devesse ser, necessariamente, prático? Seria melhor ou pior? Será que conseguiríamos viver sem o supérfluo, sem o desnecessário, sem o exagero?

Essas perguntas já foram feitas em um vídeo promocional de um esportivo alemão e, quando tentamos respondê-las, a conclusão a que se chega é que não, não podemos viver sem essas coisas que nós mesmos julgamos desnecessárias. E isso tudo por um simples motivo: porque o supérfluo, o desnecessário, o exagerado nos traz prazer, satisfação, até mesmo realização e paz interior.

Olhar o BMW X6 e pensar dessa forma são indissociáveis. Qual seria a razão de se mesclar o conceito de cupê com o de utilitário esporte? Não seriam conceitos díspares e antagônicos? Enquanto um cupê preza a esportividade, o prazer e a diversão ao dirigir, penalizando o espaço interno e a versatilidade de uso para isso, o utilitário esporte busca justamente o espaço e a capacidade de unir, com conforto, características de automóvel e de veículo fora-de-estrada. Qual seria, então, o motivo de unir esses conceitos tão opostos?

Para os alemães da Bavária, a razão para isso era ser inovador. Se seus vizinhos já haviam combinado o estilo de um cupê às quatro portas de um sedã, com o Mercedes-Benz CLS e o Volkswagen Passat CC, os bávaros não poderiam ficar para trás e resolveram inovar com algo um pouco diferente: o X6, um típico crossover. Eles construíram um carro com 4,87 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,69 m de altura que compartilha a plataforma do utilitário esporte X5, mas leva somente quatro pessoas e não dispõe do mesmo espaço de bagagem que seu irmão mais velho — o X6 leva 570 litros, e o X5, 620. De resto, o utilitário pode levar mais dois passageiros neste compartimento, fator de conveniência que o crossover não tem como oferecer.

O X6 (código de projeto E71) ficou grande, imponente, e causou polêmica sobre seu desenho. É preciso algum tempo para se acostumar a suas linhas, mas, uma vez habituado, passa-se a achar o conjunto mais interessante que o do X5, Claro, sempre haverá quem não o aprove e teça sérias criticas. Não dá para agradar a gregos e troianos.

A parte dianteira é inspirada na do X5, incluindo algumas peças compartilhadas como o capô, mas todo o resto é exclusivo, como pára-choque, pára-lamas e faróis. O pára-choque possui entradas de ar maiores e grade protetora com outro revestimento, para aspecto mais esportivo. Os faróis são diferentes porque não têm a extremidade curva, mas sim pontiaguda, o que motivou a mudança dos pára-lamas. O coeficiente aerodinâmico (Cx) do X6, de 0,34, aumenta para 0,36 na versão com motor V8 em função de rodas e pneus. Continua

> Equipamentos de série e opcionais
> Simulação de desempenho
> Comentário técnico
> Ficha técnica
Próxima parte

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 25/10/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade