Em nova seção de comparativos rápidos, dois hatches desejados em suas versões menos potentes: qual o melhor?
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Carros com motor de 1,0 litro já foram mais de 70% do mercado brasileiro. Hoje essa participação caiu pela metade, mas as opções não deixam de ser interessantes. Fiat Argo Drive e Volkswagen Polo MPI são exemplos de hatches que anunciam atualidade, conforto e segurança aliados a modernos motores de três cilindros. Qual oferece mais pelo seu dinheiro? Fomos conferir na nova seção Desafio, um formato rápido de comparativos. Os preços conforme avaliados ficam ao redor de R$ 57 mil (veja tabela nesta página). Se preferir, assista ao conteúdo em vídeo (abaixo).
Estilo
O Argo tem um desenho mais elaborado, e o Polo, um mais simples e com vocação para continuar atual por vários anos. Ambos são agradáveis e atuais. O visual bem cuidado inclui rodas de alumínio de 15 polegadas opcionais no Volkswagen, enquanto o Fiat usa rodas 14 de aço com calotas. Argo, nota 4; Polo, nota 4
Desenhos atuais e que agradam, cada um a seu modo, com linhas elaboradas no Fiat e simples no VW; conforme avaliados, ambos têm preço ao redor de R$ 57 mil
Acabamento e conveniência
O interior do Argo agrada mais, tanto pelas formas suaves quanto pelo tom dos plásticos — o cinza do Polo acentua sua simplicidade e o ar antigo das linhas retas, apesar da boa montagem nos dois carros. Eles usam tecido bem simples nos bancos e oferecem itens de conveniência adequados à categoria, como alerta para uso de cinto, partida a frio sem tanque de gasolina, controle elétrico de vidros com função um-toque em todos, comando a distância para abrir e fechar os vidros, ajuste elétrico dos retrovisores (novidade no Polo 2019), alerta programável para excesso de velocidade e sensores de estacionamento traseiros.
O Polo é mais confortável para o motorista, mas não tem volante ajustável; a favor do Argo está a tela bem maior da central de áudio opcional
Vantagens do Argo são câmera traseira de manobras e faixa degradê no para-brisa. A favor do Polo estão para-sóis com espelho iluminado e luzes de leitura também atrás. A central de áudio opcional tem tela maior no Fiat, 9 pol ante 6,5 pol, embora o testado ainda usasse a de 7 pol. Ambos trazem comandos no volante, mas só o Volkswagen oferece integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. Argo, nota 4; Polo, nota 3
Posto do motorista
O Polo é mais confortável para o motorista, com banco bem definido, enquanto o do Argo é curto nas coxas e mole na região lombar. Vantagem do Fiat é o volante ajustável em altura e distância, sendo fixo no rival. Os instrumentos bem legíveis dos dois carros incluem computador de bordo, com três períodos de medição no Polo e dois no Argo. Este tem informações adicionais. Eles usam bons faróis de duplo refletor e repetidores laterais das luzes de direção, mas não oferecem luzes diurnas e faróis de neblina. A visibilidade geral é boa em ambos. Argo, nota 3; Polo, nota 3
Visual interno superior e tela de áudio maior no Argo, melhor posição de dirigir e mais espaço no banco traseiro no Polo; os porta-malas têm a mesma capacidade
Espaço
São carros com espaço adequado na frente. No banco traseiro, dois adultos viajam com bom espaço vertical, melhor no Polo, e razoável para pernas. Falta largura para três. No Volkswagen o ângulo entre assento e encosto causa desconforto. Argo, nota 3; Polo, nota 3
Porta-malas
A capacidade de bagagem, 300 litros, é a mesma nos dois e uma das maiores dos hatches compactos. Eles não têm banco bipartido e usam estepe com roda 14, o que o faz diferente dos outros pneus no Polo. Nele deveria haver maçaneta ou botão na tampa traseira. Argo, nota 3; Polo, nota 3
Equipamentos de série e opcionais
• Argo Drive 1,0 – Ar-condicionado, computador de bordo, controle elétrico de vidros dianteiros (com função um-toque) e travas (com controle remoto), direção com assistência elétrica, faróis de duplo refletor, fixação Isofix para cadeiras infantis, regulagem de altura do banco do motorista e do volante.
Opcionais: pacote Bicolor (retrovisores e teto em cor diferenciada, cinza ou preta), pacote Convenience (controle elétrico dos vidros traseiros e dos retrovisores, repetidores laterais de luzes de direção), pacote Multimedia (sistema de áudio com tela de toque de 9 pol, volante com comandos), pacote Parking (câmera e sensores de estacionamento traseiros), pacote Tech (assistente de saída em rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, parada/partida automática do motor), rádio/MP3 com comandos no volante.
• Polo MPI 1,0 – Ar-condicionado, bolsas infláveis laterais dianteiras, cintos de três pontos para cinco ocupantes, controle elétrico de vidros (com função um-toque) e travas (com controle remoto), direção com assistência elétrica, faróis de duplo refletor, fixação Isofix para cadeiras infantis, para-sóis iluminados, regulagem de altura do banco do motorista.
Opcionais: pacote Connect (ajuste elétrico e repetidores de luzes de direção nos retrovisores, computador de bordo, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio Composition Touch com tela de toque de 6,5 pol, volante com comandos), pacote Safety (assistente de saída em rampa, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração).