Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Desafio: Fiat Argo e VW Polo com motor 1,0-litro

08/02/2019
in Avaliação, Comparativo, Fiat, Vídeos, Vídeos 2, Volkswagen
Argo
Polo

Instrumentos incluem computador de bordo; câmera traseira e para-brisa degradê vêm só no Argo; integração a celular e luz no para-sol são exclusivos do Polo

 

Desempenho
Os motores de três cilindros são projetos atuais e com vários recursos pela eficiência. Com quatro válvulas por cilindro, o do Polo tem maior potência (mais 3 cv com gasolina ou 7 cv com álcool), embora com menos torque. Contudo, mesmo com peso superior, o do Argo trouxe melhor desempenho na pista: de 0 a 100 km/h em 1,6 segundo a menos (veja tabela nesta página).

No uso prático os dois são modestos, mas o baixo nível de ruído permite explorar melhor o Volkswagen sem incômodo. No Fiat o som em baixa rotação é desagradável e o escasso isolamento deixa passar muito ruído ao interior. As oscilações típicas dos três-cilindros são notadas abaixo de 2.000 rpm e em altos giros, mas não na faixa média, mais usada no dia a dia. O comando da caixa manual do Polo, muito leve e preciso, é superior. Argo, nota 3; Polo, nota 3

 

Argo
Polo

Motor de quatro válvulas por cilindro do VW é mais potente, mas o Fiat acelera e retoma melhor; consumo mais baixo e ruído mais agradável favorecem o Polo

 

Consumo
O Argo tem melhor consumo declarado, mas nossos testes indicaram mais eficiência no Polo. Ambos foram mais econômicos no trajeto urbano leve que em rodovia, pois nesta os motores são mais exigidos pela velocidade e o uso de ar-condicionado. Argo, nota 4; Polo, nota 5

 

Se o Argo teve melhor desempenho na pista, no uso prático os dois são modestos, mas o baixo nível de ruído permite explorar melhor o motor do Polo

 

Comportamento dinâmico
O conforto da suspensão dos dois surpreende: são macios em irregularidades, ajudados pelos pneus de perfil mais alto que em outras versões. A favor do Polo estão o melhor comportamento em curvas, em parte pelos pneus mais largos em carro mais leve, e os freios com discos ventilados na frente, melhores em uso severo. Controle eletrônico de estabilidade pode vir nos dois, mas os testados não tinham. A direção tem assistência bem acertada em ambos. Argo, nota 3; Polo, nota 4

Segurança passiva
O Polo oferece bolsas infláveis laterais, ao contrário do Argo. De resto, equilíbrio: ambos vêm com cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil. Argo, nota 3; Polo, nota 4

 

Argo
Polo

Conforto ao rodar é muito bom nos dois, mas Polo tem mais estabilidade, melhor comando de caixa e bolsas infláveis laterais; cintos de três pontos equipam ambos

 

Custo-benefício
O Argo Drive começa um pouco mais barato, mas cobra à parte por itens como controle elétrico de vidros traseiros e rádio, de série no Polo MPI. O Volkswagen vem ainda com bolsas infláveis laterais e oferece rodas de alumínio, não disponíveis no rival, mas só no Fiat existe câmera traseira. Como testados, eles têm preços parecidos, sendo o Polo apenas R$ 540 mais barato.

 

 

Se para o bolso não faz diferença, qual escolher? O Polo, se as prioridades são economia, estabilidade e segurança passiva, ou o Argo, se desempenho, acabamento e conveniências são mais importantes para você. De qualquer forma, esteja ciente de que são carros pouco potentes: para uso em rodovias, vale a pena pagar mais pelas versões 1,3 do Fiat e 1,6 do Volkswagen, que já avaliamos. Argo, nota 3; Polo, nota 4

Mais Avaliações

 

Resultado

Argo Polo
Média 3,3 3,6
Posição 2°. 1°.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor

 

Desempenho e consumo

Argo Polo
Aceleração
0 a 100 km/h 15,2 s 16,8 s
0 a 120 km/h 23,9 s 26,7 s
0 a 400 m 19,8 s 20,6 s
Retomada
60 a 100 km/h (3ª.) 8,9 s 10,1 s
60 a 100 km/h (4ª.) 12,5 s 15,0 s
60 a 120 km/h (4ª.) 21,4 s 27,2 s
80 a 120 km/h (4ª.) 15,0 s 19,4 s
80 a 120 km/h (5ª.) 19,7 s 25,2 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 15,8 km/l 16,7 km/l
Trajeto exigente em cidade 8,6 km/l 9,3 km/l
Trajeto em rodovia 13,9 km/l 14,9 km/l
Testes com gasolina; melhores resultados em destaque; os carros não atingem 120 km/h em 3ª marcha; conheça nossos métodos de medição

 

 

Ficha técnica

Argo Polo
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 3 em linha 3 em linha
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 2, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 70 x 86,5 mm 74,5 x 76,4 mm
Cilindrada 999 cm³ 999 cm³
Taxa de compressão 13,2:1 11,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 72 cv a 6.000 rpm/ 77 cv a 6.250 rpm 75 cv a 6.250 rpm/84 cv a 6.350 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 10,4/10,9 m.kgf a 3.250 rpm 9,7/10,4 m.kgf a 3.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 5 manual, 5
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 5,5 x 14 pol 5,5 x 15 pol
Pneus 175/65 R 14 185/65 R 15
Dimensões
Comprimento 3,998 m 4,057 m
Largura 1,724 m 1,751 m
Altura 1,50 m 1,468 m
Entre-eixos 2,521 m 2,565 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 48 l 52 l
Compartimento de bagagem 300 l 300 l
Peso em ordem de marcha 1.105 kg 1.058 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 157/162 km/h 166/170 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,4/13,4 s 13,3/13,0 s
Consumo em cidade 13,0/9,1 km/l 12,9/8,8 km/l
Consumo em rodovia 14,7/10,4 km/l 14,3/10,0 km/l
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: ArgoArgo DriveavaliaçãocomparativoDesafioFiatPolovídeoVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada
Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada

03/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

23/06/2025
Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso
Auto Livraria

Vídeo: Vectra B, o médio da GM que fez grande sucesso

20/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp