Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Divirta-se Curiosidades

Curiosidades: os carros que salvaram a marca

05/06/2019
in Curiosidades, Informe-se, Vídeos, Vídeos 2

Ford Fiesta, Fiat Uno, Chevrolet Onix e outros trouxeram lucros e crescimento quando os fabricantes mais precisavam

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Quando a Ford brasileira fechar a unidade de São Bernardo do Campo, SP, não será apenas o fim de uma fábrica: também o da carreira do Fiesta nacional, um dos carros que levantaram a empresa na década de 2000. Como ele, vários automóveis “salvaram a pátria” para seus fabricantes, no Brasil e no exterior, pelo sucesso de vendas ou por trazer lucro onde havia prejuízos. Conheça alguns casos, em ordem pela marca. Em breve teremos outros na segunda parte. Se preferir, assista ao vídeo com o mesmo conteúdo e mais imagens.

 

 

BMW 1500

Nos anos 50 a alemã BMW estava em crise: só oferecia carros luxuosos e o Isetta, o minicarro que aqui foi feito pela Romi. Tudo mudou em 1961 com o sedã 1500, parte da linha New Class ou nova classe. Ele tinha o tamanho certo, boa qualidade e um jeito esportivo, que seria acentuado pela versão 2002, mais potente e de duas portas. A linha foi feita até 1977 e sua essência seguiu no Série 3.

 

 

Chevrolet Onix e Prisma

A General Motors não estava mal no Brasil há 10 anos, quando os lucros daqui a ajudavam a enfrentar a crise nos Estados Unidos. Mesmo assim, Onix e Prisma estão na lista por levar a Chevrolet à liderança do mercado em 2016. Três anos antes, ela era apenas a terceira.

 

Chrysler série K

Na crise do petróleo dos anos 70, a Chrysler insistia em carros grandes e beberrões nos Estados Unidos. Os prejuízos eram altos, mas Lee Iacocca, ex-executivo da Ford, trouxe a solução: a plataforma K de carros compactos de tração dianteira, que serviria a vários modelos. Começou com o Dodge Aries (acima) e o Plymouth Reliant, mas deu origem também a minivans como a Dodge Caravan, que criaram o segmento no país. A série K vendeu 3,5 milhões de carros em 15 anos e fez a Chrysler lucrativa outra vez.

 

Fiat Uno

O primeiro Uno ergueu a Fiat em dois continentes. Na Europa, acompanhado pelo menor Panda, reforçou os caixas depois dos tumultuados anos 70 e da saída dos Estados Unidos. No Brasil ele teve pouca aceitação no início, mas o Mille de 1990 encontrou o sucesso: ficou sozinho por um ano e meio na nova categoria de 1,0 litro, que pagava menos imposto. Robusto e econômico, ele se tornou o Fusca da Fiat e ficou entre nós até 2013.

 

 

Ford Fiesta

A Ford saiu em 1995 da Autolatina, sua união com a Volkswagen, com grande perda de mercado. A crise foi longa, mas a forçou a ser criativa. Da nova fábrica em Camaçari, Bahia, saía em 2002 um novo Fiesta (acima) bem adaptado às condições locais, tão bem-sucedido que ficou 12 anos em linha. Um ano depois ele dava origem ao Ecosport, precursor dos SUVs compactos nacionais. Seu sucesso chamou atenção da matriz, que encarregou o Brasil de criar a segunda geração para vendas globais.

 

Range Rover Evoque

No fim dos anos 2000 a Ford queria vender as marcas de luxo Jaguar, Land Rover e Volvo. As duas primeiras foram para a indiana Tata em 2008 e, dois anos depois, a divisão Range Rover lançava o Evoque. Foi um estouro: o SUV era ousado, atraente e tornava a marca mais acessível. Ele vendeu muito bem e espalhou seu padrão de estilo a toda a linha Land Rover.

 

Peugeot 205

A Peugeot estava em crise nos anos 80, com pesadas dívidas por absorver a Chrysler europeia. O carro que a salvou foi o 205, em 1983. Além de liderar por bom tempo o mercado francês, o carrinho foi referência em hatch esportivo com a versão GTI. Mais de 5 milhões deles foram vendidos em 15 anos.

 

Porsche Boxster

A Porsche não sabia mais o que fazer no começo dos anos 90. Com os modelos de motor dianteiro (como o 968 e o 928) envelhecidos, não podia depender só do 911. De 1986 a 1993 as vendas caíram 70% e a empresa estava à beira da falência. Ela então se reestruturou e, inspirada no clássico 550 Spyder, fez o conceito Boxster. Em 1996 ele chegava às ruas para ampliar o mercado da Porsche e salvar a marca.

Mais Curiosidades

 

Tags: Carros do PassadoCuriosidadesFiestavídeo

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada
Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada

03/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp