Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Renault Kwid e Sandero: quem vence a briga de irmãos?

06/09/2019
in Avaliação, Comparativo, Renault

O modelo maior, renovado, custa pouco mais que o menor: saiba o que se ganha e se perde escolhendo um ou outro

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

A situação acontece em muitos fabricantes. Você escolhe um modelo que atende a suas necessidades, mas se depara no saguão da concessionária com um mais espaçoso e confortável por pouco dinheiro a mais. E agora? Se escolher o maior, ganharei algo além do espaço? Terei alguma desvantagem, à parte a financeira? Em busca dessas respostas, colocamos em Desafio os modelos 2020 do Renault Kwid, na nova versão Outsider (preço sugerido de R$ 45 mil), e do remodelado Sandero em acabamento Zen (R$ 50 mil), ambos com motor de 1,0 litro.

 

Kwid
Sandero

Versão Outsider traz visual diferente ao Kwid, que parece um Sandero menor; neste, as lanternas traseiras com leds e extensão na tampa são a maior novidade

 

Estilo
Os dois modelos seguem linhas simples, que não causam paixão nem desagradam. O Kwid é mais recente, mas não mais moderno, lembrando um Sandero comprimido. A versão Outsider consegue bom efeito com para-choque dianteiro revisto e barras de teto (que trazem aviso para não se colocar carga), além de calotas e retrovisores em preto. No Sandero a frente mudou pouco e a traseira algo mais, com lanternas de leds, que a nosso ver não combinam bem com o conjunto.

 

 

Acabamento e conveniência
Os interiores usam plásticos rígidos e tecidos simples nos bancos, mas com certos cuidados para boa aparência — mais alegre no Outsider, com detalhes em tom laranja, e sóbrio no Sandero, com itens em prata. Em itens de conveniência, vantagens do Kwid são ajuste elétrico dos retrovisores, alças de teto traseiras (o Sandero não tem mais nenhuma), aviso para uso de cinto também para o passageiro da frente e câmera traseira de manobras.

 

Kwid
Sandero

Acabamentos são simples, mas com detalhes para melhor aparência; posição do motorista é bem melhor no Sandero, tanto pelo banco quanto pelos ajustes

 

O Sandero responde com ar-condicionado menos ruidoso, comando satélite do sistema de áudio junto ao volante, controle elétrico de vidros dianteiros com função um-toque e comandos nas portas (no Kwid vêm no painel), espelho também no para-sol do motorista, marcador de temperatura externa, mola a gás para sustentar o capô, sensores de estacionamento traseiros e travamento das portas ao rodar — falta incômoda no Kwid. Ambos têm boa central de áudio com tela de 7 polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, mas no Kwid a qualidade de som é baixa por haver alto-falantes só no painel.

 

No Sandero o motorista dispõe de banco mais amplo, confortável e com ajuste de altura; ele é também um dos hatches pequenos mais espaçosos, o oposto do Kwid

 

Posto do motorista
As vantagens do Sandero começam por aqui. O motorista dispõe de mais espaço, banco mais amplo e confortável e ajuste de altura do assento e do volante, embora falte aos dois modelos a regulagem do volante em distância. O Kwid tem posição até bem definida para um carro tão pequeno, mas sua largura diminuta deixa a coluna central rente ao ombro e os dois ocupantes bem próximos, tem banco muito compacto e faz sapatos maiores pegarem na haste do pedal de freio.

 

Kwid
Sandero

Boa central de áudio com integração a celular nos dois; câmera traseira e retrovisores elétricos no Kwid; comando satélite de áudio, controles de vidros nas portas, espelho para motorista e sensores de estacionamento no Sandero

 

Os instrumentos simples incluem computador de bordo com trajeto único; apenas o Sandero tem termômetro do motor. Seus faróis de duplo refletor são melhores e há luzes diurnas de leds, enquanto o Kwid traz faróis de neblina. Faltam a ambos os repetidores laterais das luzes de direção. Nos dois a visibilidade dianteira tem ligeiro prejuízo pelas colunas, e a traseira, grande perda.

 

 

Espaço interno
Como esperado, não há comparação nesse quesito. O Sandero é um dos hatches pequenos mais espaçosos, com ampla acomodação para pernas e cabeças e boa largura para o segmento. No Kwid apenas o espaço vertical dianteiro satisfaz: o banco traseiro é apertado para pernas e ombros (razoável em altura) e, ao entrar, um adulto precisa abaixar a cabeça e dobrar o pé.

 

Kwid
Sandero

Sandero tem clara vantagem em espaço à frente ou atrás, além de cinto de três pontos para os cinco ocupantes; já a capacidade de bagagem é semelhante

 

Porta-malas
Para surpresa de muitos, a capacidade de bagagem do Kwid (300 litros) fica perto daquela do Sandero (320), ambas entre as melhores em hatches pequenos. Os dois usam banco traseiro inteiriço e estepe com medida integral. O comando da tampa é elétrico por botão no painel, na chave ou, no caso do Sandero, pelo emblema Renault. Uma falha em comum é a chapa desprotegida na base de acesso.

Próxima parte

 

Preços

Kwid Sandero
Sem opcionais R$ 44.990 R$ 49.990
Como avaliado R$ 44.990 R$ 49.990
Completo R$ 46.440 R$ 51.490
Preços sugeridos em 6/9/19 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

 

Equipamentos de série e opcionais

• Kwid Outsider – Abertura elétrica do porta-malas, ajuste elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, barras de teto, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 polegadas e integração a celular, controle elétrico de vidros dianteiros e travas, direção com assistência elétrica, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, indicador de troca de marcha.

• Sandero Zen – Abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, ar-condicionado, bolsas infláveis laterais dianteiras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, controle elétrico de vidros dianteiros e travas, direção com assistência eletro-hidráulica, fixação Isofix para cadeira infantil, indicador de troca de marcha, luzes diurnas de leds, sensores de estacionamento na traseira.

• Garantia – Três anos ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro).

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãocomparativoDesafioKwidKwid OutsiderRenaultSanderoSandero Zen

Related Posts

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros
Auto Livraria - Renault

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros

08/04/2025
Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys
Auto Livraria - Willys-Overland

Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys

04/02/2025
Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras
Auto Livraria - Renault

Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras

13/08/2024
Renault Sandero CVT vai bem, mas não precisava subir
Renault

Renault Sandero (segunda geração)

28/05/2021
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp