Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Fiat Bravo e Hyundai i30: dois modos de chegar a 150 cv

29/05/2015
in Avaliação, Comparativo, Fiat, Hyundai

Fiat Bravo TJet vs. Hyundai i30

 

Potência e preço similares, filosofias mecânicas diferentes: o que há
em comum e em contraste entre esses bons hatches médios

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Motor turboalimentado ou de aspiração natural? Caixa de câmbio manual ou automática? Decoração mais esportiva ou mais sóbria? Opções, felizmente, não faltam no mercado brasileiro em segmentos como o de hatchbacks médios, no qual se inserem os competidores que reunimos para este comparativo: o Fiat Bravo e o Hyundai i30.

Ambos são modelos conhecidos, mas de formas distintas. O i30 ganhou fama na geração anterior, vendida aqui desde 2009 a preços atraentes em uma época na qual os similares nacionais estavam mais defasados. Ao ser reprojetado, em 2013, sofreu aumento de preço que tirou muito de sua competitividade, com o agravante de substituir o motor de 2,0 litros por um bem menos potente 1,6. Com o tempo a Hyundai conseguiu reposicioná-lo em valor e adotou motor de 1,8 litro, o que recuperou em parte suas chances na categoria.

 

Fiat Bravo TJet
Hyundai i30

 

Fiat Bravo TJet

Hyundai i30 GLS

4,37 m 4,30 m
152 cv 150 cv
R$ 87.808 R$ 81.990
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

O Bravo está entre nós desde 2010 e, apesar de seus atributos, nunca foi protagonista na classe. Sua linha 2016 recebeu ligeiras alterações e, ao que parece, um novo esforço da Fiat em promovê-lo, o que justificou a inclusão no confronto. Fato interessante é que sua versão de topo, a TJet com motor turbo de 1,4 litro, tem potência equivalente à do 1,8 aspirado do i30 — 152 cv no Fiat, 150 no Hyundai —, ou seja, caminhos distintos que levam a um resultado semelhante.

 

 

Além da potência, outros “Ps” revelam o equilíbrio desejado de um comparativo. Em porte, o Bravo mede apenas 7 centímetros a mais em comprimento, enquanto o i30 tem 5 cm adicionais em distância entre eixos. A proposta de uso é basicamente a mesma — hatches de cinco portas com espaço mediano e bom desempenho, ideais para solteiros, casais e pequenas famílias —, embora haja no Bravo um apelo mais esportivo que o do rival. Em preço, o TJet parte de R$ 80 mil, ante R$ 76,5 mil do i30 GLS básico, mas os valores passam a R$ 87,8 mil e R$ 82 mil, na ordem, com a adição de opcionais (para maior equilíbrio incluímos na conta o teto solar opcional do Hyundai, embora o avaliado não o tivesse). Com todas as opções possíveis, o Bravo chegaria a R$ 92,9 mil, e o i30, a R$ 93,9 mil.

Alguns elementos em comum, outros em contraste — entre eles, a Fiat só oferece esta versão com câmbio manual, e a Hyundai, com um automático, ambos de seis marchas. Mas o que seria do azul se todos gostassem do amarelo? Vamos descobrir como as diferentes fórmulas desempenham para alcançar o mesmo objetivo, a preferência do comprador.

Próxima parte

 

  • Concepção e estilo
  • Conforto e conveniência
  • Equipamentos de série e opcionais
  • Mecânica, comportamento e segurança
  • Desempenho e consumo
  • Comentário técnico
  • Preços
  • Custo-benefício
  • Nossas notas
  • Ficha técnica

 

 

Page 1 of 6
12...6Next
Tags: avaliaçãoBravoBravo TJetcomparativoFiatHyundaiI30I30 GLSturbo
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp