Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas De Carro por Aí

As novidades de Frankfurt e o mercado nacional

10/09/2015
in De Carro por Aí

De Carro por Aí - Nasser

 

Entre os lançamentos do evento alemão, tem maior relevo o novo BMW X1 pelo fato de entrar em produção no Brasil

 

Salão de Frankfurt, 17 a 23 próximos, é grande referência e oportunidade para a apresentação de automóveis novos, evoluções no ciclo, sondagem de conceitos para se tornar — ou não — realidade futura. Coisa grande. Para o mercado brasileiro em descenso — neste ano exibirá números iguais aos de uma década atrás —, novidades serão menores, porquanto indiretamente proporcionais pela redução das exportações, e restritas aos produtos programados para construção no Brasil.

Quais?

BMW X1 2016 01Dois lançamentos têm maior relevo pelo fato de entrar em produção no Brasil. São BMW: o utilitário esporte X1 (foto) de segunda geração, com redefinição de massas e volumes, nova construção, tração dianteira ou integral; e o sedã Série 3 iniciando nova fase com mudanças internas e externas, opção de tração total e versão híbrida. O X1 e o Série 3 durante o próximo ano substituirão os modelos atualmente em superficial montagem em Araquari, SC.

Topo da marca, o sedã Série 7, com a responsabilidade de concorrer com o Mercedes-Benz Classe S e seu amplo pacote tecnológico, começa a listar novidades com a carroceria com uso de fibra de carbono, motorização híbrida plug-in (admite recarga externa) e itens à altura do cliente, como bancos massageadores e teto iluminado. Novidade pontual, o M6 preparado para a categoria de corridas GT3. A não competidores, versão amansada, o M6 Competition Edition, com decoração e confortos, motor V8 de 4,4 litros e 600 cv.

Outra novidade para o mercado nacional é o “tapa” estético dado pela Ford no Ecosport, agora projeto mundial. Marca-se pela remoção do estepe externo, pendurado na tampa traseira, enviado ao piso do compartimento de bagagens. Da marca e do tipo, novidade institucional é o novo Edge com tecnológico sistema de tração nas quatro rodas com percepção eletrônica do piso — molhado, com gelo, lama e outros inconvenientes a separar os pneus e o solo. A Ford Europa terá cinco produtos da categoria nos próximos três anos, aproveitando o mercado. Suas vendas cresceram quase 40% entre 2013 e o ano passado, de 17% para 23%. O Edge será importado para o Brasil e, pela característica insólita e pouco justificável de ser preferido por Dilma Roussef em lugar de sedãs, pretende manter o rótulo mundialmente curioso de Carro da Presidente.

VW TiguanOutro importado a fazer presença nas ruas nacionais é o novo Volkswagen Tiguan (foto). Na prática industrial se utiliza da plataforma mundial MQB, já em produção na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, PR, para o Golf e o Audi A3 e base de quase toda a família média VW. Cresceu mais de 20 cm, em especial no compartimento de carga, sem aumento substancial de peso por adotar novos métodos de construção, aplicando aços com espessura e resistência variadas. Crê-se as novas dimensões permitam opção para sete lugares. Menor altura, linhas mais esportivas.

Opções de motores, desde diesel ao turbo de 2,0 litros e 300 cv, caixas com seis e sete marchas, automática ou com duas embreagens, muita conectividade. Será um dos argumentos para a Volkswagen voltar a sorrir no mercado norte-americano, uma de suas fraquezas no projeto de tornar-se a maior fabricante mundial. A VW quer fazê-lo nos EUA. Na Mercedes, novidade a ser importada para clientes bem individualizados, o C63 Coupé com preparação AMG.

Sinal dos tempos, haverá o pavilhão do Carro Conectado, onde estarão as últimas conquistas e próximas promessas de tecnologia embarcada.

 

 

Vito chega em outubro

Mercedes VitoMercedes apresentará próximo mês o Vito, base de um utilitário de transporte de passageiros e cargas. Grosso modo, as versões para passageiros situam-se entre a suprimida Kombi e o Sprinter, direcionado ao transporte individual, familiar ou de hotéis.

É nova geração construída na Argentina — onde as vendas começarão após as brasileiras. Informações dizem de motorização diesel com opções de potência entre 114 e 156 cv. Câmbios de seis ou sete marchas, manual ou automático. Simboliza um esforço da Mercedes para, junto com o Sprinter, liderar neste segmento. O Vito operará solitário nos modelos nesta faixa.

 

Roda a roda

Mudança – Jaguar resolveu atacar de frente a má imagem de seus produtos quanto ao padrão construtivo, à complicação da engenharia inglesa e, por consequência, a má assistência técnica. Geram enorme queda de valor e de liquidez à hora da revenda.

Coragem – Produção organizada pela Ford e novos veículos pós-compra pelo grupo indiano Tata, grande desafio é fazer veículos com qualidade de projeto, engenharia, construção. Para evitar quebras e problemas, reduzindo ao máximo a frequência aos mecânicos. É mudança fundamental na marca Jaguar.

Operacional – Embora os projetos tenham melhorado muito sob gestão Tata, com um índice de quebras reduzido, colocando a Jaguar em terceira posição em confiabilidade em recente pesquisa da agência J.D. Powers — à frente das alemãs Audi, BMW e Mercedes —, não há percepção pelo público.

Na prática – Relacionamento direto com o consumidor se inicia com garantia estendida a cinco anos e 60 mil milhas (96.000 km) e programa gracioso de manutenção, mantidos a proprietários seguintes. É o primeiro passo do Elite Care, visando crescer a 10 anos de garantia.

Aqui – Brasil é peculiar até para garantia de automóveis. Com o lançamento do XE, primeiro desta nova série coberta pelo corajoso programa, as regras são outras. Revisões nos três primeiros anos custarão R$ 900 incluindo os filtros.

Mercedes-AMG C63 S Brabus 01Superultra – Satisfeito com os novos sedãs Mercedes C? Insatisfeito com o desempenho? Brabus, preparadora alemã, concilia os dois conceitos: faz versão C63 S com motor V8 de 4,0 litros, 600 cv e camionais 81,6 m.kgf de torque. 0 a 100 km/h em 3,9 s e 300 km/h em velocidade final. Será mostrado no Salão de Frankfurt. À venda no Brasil na representante Strasse, em São Paulo. Preço não divulgado.

Caminho – Dona de bonita história de criatividade e qualidade, última das poucas marcas onde o patrão cuidava de tudo, incluindo projetar motores e desenhar carrocerias, a alemã Borgward ensaia voltar ao mercado. Criou instituto de pesquisas para desenvolver motores convencionais e alternativos.

Nome – Apresentação do Projeto Raptur, a picape grande da Renault, trouxe novidades. Primeira, nome: Alaskan. Outra, onde aplicá-la. No material de divulgação Renault diz atender a três universos de uso: profissional, ócio e vida cotidiana. Tem chassi por longarinas, motor diesel 2,3-litros, mecânica resistente. Veículo mais vendido no mercado dos EUA é uma picape. No mundo, um a cada três veículos é desta categoria. Daí a Renault e sua sócia Mercedes entrarem na categoria.

Mais outro – Fabricante argentino de motocicletas, primeiro com produto próprio, depois montando chineses, a Zanella anunciou instalar linha de montagem junto à de motos no balneário de Mar Del Plata. Investiu US$ 18 milhões para finalizar picapes chineses aos quais chamou Z-Truck, com motor de 1,0 litro e 53 cv e capacidade de carga para 800 kg. Custará no mercado argentino 150 mil pesos (uns R$ 64.000) prometendo produção de 3.600 unidades/ano.

Sem crise – Audi bateu dois recordes em agosto: emplacou 1.944 unidades — maior volume já assinalado por produto premium — e cravou no acumulado do ano a venda de 3.095 modelos A3 Sedan. Até o final de agosto vendeu 11.007 veículos, liderando o segmento. Segurou os preços para fazer parque circulante da marca. No 1º de outubro inicia produzir o sedã A3 1,4 e, em 2016, o utilitário esporte Q3.

Alegoria – Mitsubishi diz ter feito viagem São Paulo/Brasília em Outlander 2,2 a diesel, sem reabastecer. Gastou 58,48 litros em 1.161 km, média de 19,85 km/litro. Não informou quantos usuários, calibragem de pneus, tempo de viagem, nem o objetivo. Nem colaborou com o mercado indicando se consumo em condições especiais pode definir compra em produto com etiqueta de R$ 174 mil.

Plug-in – Sorrisos na Ford Europa. Pesquisa mostrando convergência da Geração Millennium, de 17 a 34 anos, adepta dos smartphones e tecnologia de mão, a veículos com perfil de utilitário esporte — os de verdade e os com alguma habilidade ante pequenos óbices. Lançará cinco modelos novos nos próximos três anos.

Giro – Assembleia Legislativa paulista aprovou boa ideia, apta a ser seguida por outros estados: entendimento entre órgãos executivos de trânsito e rodoviários para rápido trocar de informações e providências enviando a leilão público veículos apreendidos pelo Detran estadual.

Limpa – Quer resolver o assunto de falta de área de estacionamento, com estoque se acumulando por lentidão de procedimentos. Dá celeridade a nova definição por legislação federal: veículo apreendido e não reclamado em 60 dias será enviado a leilão.

Gente – Matthias Gründler e Lars Stenqvist, alemão e sueco, novos diretores para a Volkswagen Truck & Bus. CFO, o número 1 das finanças, e diretor de pesquisa e desenvolvimento. Roberto Cortes, brasileiro, mantém-se como líder para a América Latina.

 

Audi volta a produzir no Brasil

Audi A3 SedanQuase dez anos após encerrada a produção de um automóvel no país, Audi volta à atividade industrial. Data oficial, o 1º de outubro, e o produto será o modelo mais vendido de sua linha atualmente importada, o A3 Sedan 1,4. Em 2006, logo após haver assumido o controle da representante Senna Import, o fabricante alemão resolveu cessar a fabricação do A3 hatch. O produto havia envelhecido e o mercado não justificava investimentos para atualização.

Nos anos seguintes, a expansão observada para as vendas no mercado interno em crescente ascensão motivaram a empresa a rever sua estratégia, considerando a importância do continente sul-americano, a possibilidade de exportação aos países com tratados comerciais e, sobretudo, a decisão da Volkswagen em fabricar no Brasil o atualizado motor 1,4 TSI com turbo e injeção direta. Tais condições permitiram fechar a conta para um renascer no Brasil.

Em anúncio no setembro de 2013, informou investir R$ 500 milhões na fábrica do grupo VW em São José dos Pinhais, criando nova ala para a fabricação de novos produtos. Ao A3 Sedan inicial seguir-se-á o utilitário charmoso Q3, hoje o segundo veículo mais vendido da marca. Apesar da expressiva queda de vendas de veículos no mercado doméstico em 2014 e 2015, a empresa manteve os planos.

No distante 2006 da decisão de encerrar, a produção do solitário A3 hatch foi inferior a 3 mil unidades, marcando o início de um mal período para a marca. O anúncio da volta industrial foi agregado ao da mudança de direção da empresa no Brasil. Sob gestão de Jörg Hofmann, e graças a um agressivo programa, a Audi retomou seu brilho. Hoje lidera o setor dos veículos premium.

Coluna anterior

 

Tags: colunasDe Carro por AíSalão de FrankfurtSalão de Frankfurt 2015

Related Posts

O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis: será que Trump vai deixar saudades?

01/04/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp