Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Mais que visual, motor do Up traz renovação ao VW Gol

24/02/2016
in Avaliação, Volkswagen

Ex-líder muda pouco em estilo, mas ganha o três-cilindros e novos sistemas de entretenimento

Texto: Fabrício Samahá e Edison Ragassi – Fotos: divulgação

 

Em seus 36 anos de produção — incluídas as três gerações —, o Volkswagen Gol já passou por altos e baixos. Começou mal com o fraco e barulhento motor arrefecido a ar de 1,3 litro, evoluiu em termos mecânicos e caiu no gosto dos brasileiros a ponto de assumir, em 1987, uma liderança de vendas que duraria até 2013. Foi prestigiado pela marca nos anos 90 com versões como o esportivo GTI (primeiro carro nacional com injeção eletrônica) e o GTI 16V. Decaiu na década de 2000 com a empobrecida série G4, mas se recuperou com a terceira geração em 2008.

Hoje o Gol está novamente em baixa. Depois que a segunda geração saiu de linha, as vendas não mais sustentaram o antigo patamar e o ex-líder obteve um modesto sexto lugar no ano passado. Enquanto planeja uma reformulação completa, o paliativo da VW foi renovar a linha 2017 do hatchback e do sedã Voyage com retoques de aparência, novos sistemas de entretenimento e — antes tarde do que nunca — a adoção do motor de 1,0 litro e três cilindros oferecido desde 2013 no Fox e depois no Up.

 

Mudam faróis e para-choques; no caso do Gol, também tampa e lanternas traseiras

 

Na aparência, as novidades são mais sutis do que se poderia esperar. Nem mesmo o formato dos faróis mudou: só os elementos internos, agora com refletor único em todas as versões, um retrocesso em relação aos duplos oferecidos antes. No para-choque dianteiro foram ampliadas as tomadas de ar e os faróis de neblina voltaram ao formato circular. Na traseira do Gol a tampa do porta-malas foi refeita, com vincos mais acentuados, e tanto as lanternas quanto o vidro adotaram cantos vivos em vez de arredondados. O para-choque traz alojamento maior para a placa de licença. Nada foi feito, porém, na pouco inspirada parte posterior do Voyage.

 

Nos dois sistemas superiores, pode-se mostrar e operar a tela do celular na do carro pelo sistema Mirror Link

 

O Gol de três portas ainda não acompanha as mudanças — a VW deixa em aberto se isso será feito mais tarde ou se a opção sairá de produção. Por enquanto também estão de fora as versões Track e Rallye, de suspensão mais elevada, sem que o fabricante informe se serão relançadas. Isso significa que, ao menos por ora, desaparece do Gol a opção de motor EA-211 de 1,6 litro e quatro válvulas por cilindro, agora reservado a modelos como Fox e Spacefox, Saveiro Cross e Golf.

O painel redesenhado é a grande novidade por dentro de ambos os modelos. Como fora, saíram as formas curvas e circulares e entraram as retilíneas, em especial nos difusores de ar. O volante tornou-se semelhante ao do Golf e o quadro de instrumentos foi refeito, agora com um mostrador central digital que inclui marcadores de combustível e temperatura (exceto no Highline), assim como informações de áudio e computador de bordo. O aspecto geral ficou mais refinado, mas os painéis de porta inalterados destoam: além das maçanetas arredondadas, continuam com as imperdoáveis tampas nos locais das manivelas de vidros.

 

Novo painel tem melhor aspecto; série Connect (fotos) destaca o novo entretenimento

 

Mais que a aparência, o painel anterior tinha uma grave limitação para os dias de hoje: acomodar apenas um aparelho de áudio simples, sem espaço para as telas amplas que tomaram conta do mercado (carros hoje, afinal, são meros telefones celulares com rodas e ar-condicionado…). A nova distribuição de funções resolveu essa questão, abrindo local para aparelhos grandes com telas sensíveis ao toque e integração a telefones por meio das plataformas Mirror Link, Apple Car Play e Google Android Auto.

 

 

São quatro aparelhos, em ordem ascendente: Media, Media Plus, Composition Touch e Discover Media. O Media (opcional nas versões Trendline) é o mais simples, sem toca-CDs, apenas com conexões USB, auxiliar, para cartão SD e interface Bluetooth para celular. O Media Plus, de série no Gol e no Voyage Comfortline, acrescenta toca-CDs e visualização dos gráficos dos sensores de estacionamento. No Composition Touch, de série no Highline, pode-se mostrar e operar a tela do celular na tela colorida de 5 polegadas do carro pelo sistema Mirror Link.

Enfim, o Discover Media (opcional no Highline) traz tela de 6,3 pol com sensor de aproximação (ela mostra menus antes mesmo de ser tocada), navegador com atualizações gratuitas e Bluetooth para dois aparelhos em simultâneo. O aparelho pode ler mensagens de texto (SMS), responder a SMS por meio de comando de voz e executar vídeos. O motorista tem ainda como operar o telefone, o navegador e escolher mídias pelo comando de voz.

Próxima parte

 

Versões, preços e equipamentos

Voyage Trendline

• Gol Trendline 1,0 (R$ 34.890), 1,6 (R$ 40.190), Voyage Trendline 1,0 (R$ 41 mil) e 1,6 (R$ 44.590): vêm de série com banco do motorista com regulagem de altura, cintos laterais traseiros retráteis, conta-giros, direção com assistência hidráulica, limpador/lavador e desembaçador do vidro traseiro (Gol), rodas de 14 polegadas e pneus 175/70 (motor 1,0) ou 185/65 (1,6), vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico.

Opcionais: ar-condicionado, pacote Interatividade (sistema de áudio Media, suporte para celular com fonte de energia), pacote Interatividade com sistema Composition Touch.

Voyage Comfortline

• Gol Comfortline 1,0 (R$ 42.690), 1,6 (R$ 47.490) e 1,6 com transmissão I-Motion (R$ 50.790), Voyage Comfortline 1,0 (R$ 46.690), 1,6 (R$ 49.490) e 1,6 I-Motion (R$ 53.090): mesmos conteúdos do Trendline, mais ar-condicionado, computador de bordo, faróis de neblina, para-sóis com espelho iluminado, repetidores das luzes de direção nos retrovisores, rodas de 15 pol com pneus 195/55, sistema de áudio Media Plus, tampa do porta-malas com abertura elétrica, volante com controles de áudio e telefone.

Opcional: pacote Connect para Gol (controle elétrico de vidros traseiros e retrovisores, detalhes internos em azul, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento traseiros, sistema Discover Media, travamento elétrico com comando remoto).

Gol Highline

• Gol Highline 1,6 (R$ 52 mil), 1,6 I-Motion (R$ 55.290), Voyage Highline 1,6 (R$ 55.290), 1,6 I-Motion (R$ 58.590): mesmos conteúdos do Comfortline, mais controle elétrico dos retrovisores, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio Composition Touch, volante com ajuste de altura e distância e controles de áudio, telefone e trocas de marcha (I-Motion).

Opcionais: módulo Navegação com sistema Discover Media, pacote Highline Completo (bancos revestidos em couro sintético, banco traseiro bipartido, controlador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 16 pol com pneus 195/50, temporizador de faróis), suporte para celular, transmissão automatizada I-Motion.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoGolGol ComfortlineGol HighlineVolkswagenVoyageVoyage ComfortlineVoyage Highline

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp