Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Citroën C4 Lounge: 10 chances para o sedã renovado

10/07/2018
in Avaliação, Citroën, Vídeos, Vídeos 2

Avaliação com vídeo da versão Shine destaca desempenho e conteúdo, mas nem todas as novidades agradam

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Uma nova frente, mudanças no painel e no sistema de áudio, e o Citroën C4 Lounge está pronto para encarar os mais fortes concorrentes. Será mesmo? O Best Cars colocou sua versão de topo, agora chamada de Shine, na avaliação 10 Chances para confirmar o quanto ele evoluiu no modelo 2019. O motor é o conhecido THP turbo de 1,6 litro, com até 173 cv, associado à transmissão automática de seis marchas, e o preço começa em R$ 103.890. Vamos conhecer suas chances de merecer sua garagem.

1. Estilo
O C4 Lounge mantém um desenho atual e elegante, lançado aqui em 2013. A nova frente, igual à da versão chinesa, segue os padrões que a marca tem adotado e vem com faróis de leds no caso do Shine, mas seu estilo divide opiniões. 0,5 ponto

 

 

2. Acabamento e conveniência
O interior tem boa aparência mesmo nos plásticos, embora alguns sejam rígidos, e traz bancos revestidos em couro. Esta versão é farta em conveniências, como ar-condicionado automático de duas zonas com difusor para o banco traseiro, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, comando a distância para abrir e fechar vidros, controlador e limitador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa automáticos, porta-luvas refrigerado, retrovisor interno fotocrômico e teto solar elétrico.

 

 

O sistema de áudio e navegação agora tem tela sensível ao toque de 7 polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. A interface é prática de usar, mas deveria haver mais botões físicos, como antes: precisa-se alternar entre as telas para ajustar o ar-condicionado ou mesmo ativar a recirculação, o que distrai o motorista além do necessário. Alguns itens da antiga versão Exclusive foram retirados, como ajuste automático do facho dos faróis (agora elétrico), sensores de estacionamento à frente e atrás e a segunda medição do computador de bordo. 1 ponto

 

Nova frente (com faróis de leds na versão Shine) é o destaque do C4 Lounge 2019; lanternas traseiras e rodas também mudaram; preço é de quase R$ 104 mil

 

3. Posto do motorista
A posição de dirigir é amplamente regulável e o banco acomoda bem, mas poderia melhorar no encosto, que apoia muito a parte superior. O novo quadro de instrumentos digital cumpre sua função, com fácil leitura. Contudo, o aspecto da tela monocromática e as fontes sem serifas deixam a desejar, lembrando carros dos anos 90. Muito bons os novos faróis com leds para fachos alto e baixo e para luz diurna. O C4 tem ainda faróis e luz traseira de neblina e repetidores laterais das luzes de direção. 1 ponto

 

O motor turbo de 1,6 litro é um destaque: potente, de operação suave e com ótimo torque desde baixas rotações, fornece desempenho dos melhores da classe

 

4. Espaço
Quatro adultos viajam bem no C4 Lounge, com amplo espaço para pernas e cabeças no banco traseiro. Contudo, ele é inadequado para três pessoas: além de um pouco estreito, os ocupantes perdem conforto pelo formato do banco e o encosto incomoda o passageiro central. 0,5 ponto

 

Instrumentos e central de áudio renovaram o interior, que tem bons espaço e acabamento; porta-malas de 450 litros fica entre os menores da categoria

 

5. Porta-malas
O porta-malas de 450 litros não é pequeno, mas perde para quase todos os concorrentes, a maior parte com espaço acima de 500 litros. Os braços da tampa alojam-se em espaços reservados, o que evita amassar a bagagem. O banco traseiro é bipartido 60/40. O estepe usa pneu diferente dos outros. 0,5 ponto

6. Desempenho
Todo C4 Lounge hoje recebe o motor turbo de 1,6 litro com injeção direta, um dos destaques do carro: potente, de operação suave e com ótimo torque desde baixas rotações. Seu desempenho é dos melhores da classe, como ao acelerar de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. A caixa automática de seis marchas opera muito bem e oferece os programas normal, esporte e Eco, este favorável à economia. 1 ponto

 

Quadro monocromático tem aparência antiga; tela de 7 pol é fácil de usar, mas deveria haver mais botões físicos; há limitador de velocidade e difusores para o banco traseiro

 

7. Consumo
O motor atual ajuda no consumo do sedã da Citroën, enquanto o peso elevado e a caixa automática tradicional dão votos contra. As marcas com gasolina são regulares para a categoria, perdendo para as de Ford Focus, Toyota Corolla e Volkswagen Jetta 1,4 medidos com o mesmo combustível. 0,5 ponto

 

 

8. Comportamento dinâmico
A Citroën recalibrou a suspensão há dois anos, mas isso não deixou o Lounge bem acertado. Seu rodar parece macio até encontrar irregularidades, que são mais transmitidas do que deveriam. Apesar da grande aderência dos largos pneus, ele também não convence em estabilidade: falta controle aos amortecedores, o que o deixa “flutuando” em alta velocidade, e a direção fica leve e não comunica o volante com o solo. Positivos são os freios potentes e com assistência adicional em emergência. Controle de estabilidade vem de série. 0,5 ponto

 

Desempenho do motor turbo e atuação da caixa automática são pontos positivos do C4 Lounge, mas não o acerto da suspensão; luzes diurnas agora são por leds

 

9. Segurança passiva
Não faltam itens de segurança passiva nesta versão: bolsas infláveis frontais, laterais dianteiras e de cortina, encostos de cabeça e cintos de três pontos para os cinco ocupantes e fixação Isofix para cadeira infantil. 1 ponto

10. Custo-benefício
A versão Shine tem preço de R$ 103.890 com um bom pacote fechado de equipamentos. O líder de vendas da categoria, o Toyota Corolla XEi, custa um pouco mais (R$ 106 mil) com motor menos potente (de 2,0 litros e 154 cv) e conteúdo inferior, sem faróis de leds ou teto solar. No entanto, a marca japonesa tem uma reputação que a francesa não pode oferecer. Os mesmos itens ficam de fora do Chevrolet Cruze LTZ, que também tem potência menor (motor 1,4 turbo de 153 cv) e preço mais alto: R$ 109.790. Assim, apesar de não ter agradado em todas as mudanças e ficar devendo melhor acerto de suspensão, o C4 Lounge nos convenceu na relação custo-benefício. 1 ponto

 

caixa-7-meio

 

Mais Avaliações

 

Preços e equipamentos

• C4 Lounge Shine – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de saída em rampa, banco traseiro bipartido, bancos e volante de couro, bolsas infláveis laterais e de cortina, câmera traseira de manobras, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de leds, faróis de neblina, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, freios com assistência em emergência, navegador, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, sistema de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, teto solar com controle elétrico, volante com regulagem de altura e distância.

• Preço sem opcionais: R$ 103.890 • Preço como avaliado: R$ 103.890 • Preço completo: R$ 105.780

• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.

Preços sugeridos em jul/18

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 8,7 s
0 a 120 km/h 12,0 s
0 a 400 m 16,3 s
Retomada*
60 a 100 km/h 5,0 s
60 a 120 km/h 8,2 s
80 a 120 km/h 5,8 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 12,0 km/l
Trajeto exigente em cidade 5,9 km/l
Trajeto em rodovia 10,9 km/l
Testes com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,2:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 166/173 cv a 6.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 24,5 m.kgf a 1.400 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência eletro-hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 17 pol
Pneus 225/45 R 17
Dimensões
Comprimento 4,621 m
Largura 1,789
Altura 1,505 m
Entre-eixos 2,71 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 450 l
Peso em ordem de marcha 1.425 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 215 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,2/8,9 s
Consumo em cidade 10,5/7,1 km/l
Consumo em rodovia 13,2/9,0 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Tags: 10 ChancesavaliaçãoC4 LoungeC4 Lounge ShineCitroën

Related Posts

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros
Auto Livraria - Citroën

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

05/08/2024
DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado
Auto Livraria - Citroën

DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado

20/07/2023
Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos
Auto Livraria - Citroën

Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos

29/05/2022
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp