Pontiac Trans Sport
A divisão da GM teve ideias ousadas para responder às minivans da Chrysler com um produto avançado. A Trans Sport conceitual, mostrada no Salão de Detroit de 1986, combinava formas futuristas, uma porta lateral direita aberta para cima e interior inspirado em aeronaves. Quando a versão de série apareceu, três anos depois, não havia mais que certa semelhança visual, mas a minivan estava bem menos esportiva. Ganhou o apelido de dustbuster, nome de um aspirador de pó portátil.
Pontiac Aztek
A mescla entre minivan e utilitário esporte parecia uma boa ideia quando o Aztek surgiu como estudo, no Salão de Detroit de 1999, com seu desenho original. O problema é que até o lançamento, dali a dois anos, a Pontiac o remodelou adotando grade e faróis maiores, cabine mais retilínea e um excesso de elementos em plástico preto-fosco. O resultado foi um estilo pesado, que não agradou a ninguém e fez do modelo um dos mais famosos fracassos da indústria norte-americana.
Pontiac Solstice
O belo conversível e sua versão cupê podem ser considerados uma compensação da Pontiac pelo erro cometido com o Aztek. Revelados no Salão de Detroit de 2002, os Solstices chegaram praticamente intocados às ruas em 2005 e 2009, na ordem.
Porsche Gruppe B e 959
O nome do conceito do Salão de Frankfurt de 1983 justifica-se pela intenção da marca alemã de colocá-lo para competir do Grupo B de rali, com uma versão de rua para fins de homologação. Como a categoria de supercarros foi encerrada após graves acidentes, o esportivo ficou restrito às estradas. Do Gruppe B para o 959 de série, de 1986, foram acrescentadas apenas algumas entradas e saídas de ar, mantendo-se as formas baseadas nas do 911, a tração integral e o motor de 2,85 litros.
Porsche Boxster
Um pequeno roadster com motor central-traseiro, como o clássico 550 Spyder, só poderia ser bem-recebido pelos apreciadores da Porsche. Revelado no Salão de Detroit de 1993, o Boxster (nome que combina motor boxer e roadster) foi aprovado para produção em série, o que resultaria no modelo de 1996 com modificações sutis de aparência, caso das tomadas de ar laterais.
Porsche Carrera GT
No Salão de Paris de 2000 a Porsche brilhava com um supercarro de conceito com soluções das pistas, como estrutura com fibra de carbono, freios a disco de cerâmica e motor na raríssima configuração V10, com 5,5 litros e 558 cv. A versão de produção, três anos mais tarde, passou a 5,7 litros e 612 cv, mas recebeu poucas alterações visuais.
Renault Scénic
Embora pouco se pareçam em desenho, as Scénics de conceito (do Salão de Frankfurt de 1991) e de produção (lançada em 1996) seguem a mesma proposta de minivan compacta, na qual foram pioneiras na era moderna. Só que o estudo foi bem mais longe em soluções como as três portas laterais corrediças (as duas dianteiras para frente, a traseira direita para trás), tração integral e câmbio comandado por teclas.
Renault Vel Satis
Ousadia é o que não faltava ao Vel Satis do Salão de Paris de 1998, um amplo dois-volumes de duas portas com para-brisa que se estendia pelo teto. O modelo de série de 2001 mostra certa inspiração em elementos de estilo, mas é mais convencional.
Renault Captur
Rodas enormes, vidros de perfil baixíssimo, duas grandes portas abertas para cima e para frente e retrovisores diminutos com câmeras faziam do Captur do Salão de Genebra de 2011 um típico carro-conceito. Essas características foram descartadas no modelo de produção, lançado após dois anos com cinco portas e linhas mais comuns, que não deixam de ser atraentes.
Rolls-Royce 100 EX Centenary e Phantom Drophead Coupe
Para celebrar seu centenário, em 2004, a Rolls-Royce preparou um conceito de conversível com portas abertas para trás, capô e estrutura do para-brisa em alumínio sem pintura e um imenso motor de 16 cilindros e 9,0 litros. O V16 ficou para trás, preterido pelo V12 de 6,75 litros do sedã Phantom, mas o carro chegou ao mercado em 2007 como Drophead Coupe.
Subaru WRX
Nos últimos anos a Subaru tem apresentado conceitos com linhas radicais, mas que acabam perdendo a ousadia quando o modelo entra em produção. Aconteceu com o Impreza, entre o estudo de 2010 e a produção em 2012, e repetiu-se com o sedã esportivo WRX (hoje modelo independente do Impreza), que mudou bastante do conceito de 2013 para o carro de produção, lançado para 2014.
Suzuki Concept S e Swift
Antes que o Swift de nova geração fosse apresentado como modelo 2004, a fábrica japonesa previu parte de suas formas com o Concept S do Salão de Paris de 2002. Embora a esportividade do estudo seja inegável, o modelo de produção nos parece mais harmonioso e proporcional.
Toyota Publica Sports e Sports 800
Já nos anos 60 o fabricante japonês usava conceitos para antecipar modelos de linha. O Publica Sports apareceu no Salão de Tóquio de 1962 com um inusitado teto que deslizava para trás, lembrando um avião de caça, o que dava acesso ao interior e dispensava portas. A plataforma vinha do sedã Publica de produção. Em 1965 chegava ao mercado o Sports 800, com teto targa e portas convencionais, preservando as linhas do conceito.
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