A geração de 1995 do Mercedes Classe E (foto maior) causou uma revolução no estilo da marca, ao adotar quatro faróis ovalados. A ideia teve seguidores como o Jaguar S-Type de 1998 (embaixo à esquerda), o Volkswagen Polo do mesmo ano e o Kia Opirus de 2003 (direita).
O Emme Lotus de 1996 (foto maior) era um sedã esportivo brasileiro, com motor da Lotus inglesa, que seria fabricado em Pindamonhangaba, SP. O projeto nunca vingou, e muitos acham que nem poderia. O estranho foi a Volvo lançar em 1998 o S80 (embaixo à esquerda) com desenho bem parecido. Teria havido espiões suecos no interior de São Paulo? Não: o S80 é que evoluía o tema do conceito Volvo ECC de 1992 (direita), copiado pelo Emme.
A GM lançou o primeiro Prisma (esquerda), em 2006, e muitos o acharam um pequeno Vectra. Nós não: o que chamou atenção foi a traseira semelhante à do Renault Mégane (direita), que existia na Europa desde 2002.
Aqui os franceses é que copiaram a GM, mas os da Peugeot. O 307 Sedan (em cima), lançado na China em 2004, tinha muito em comum na traseira com o segundo Chevrolet Vectra (esquerda), que nasceu como Opel em 1995. Só que o Honda Accord (direita) saiu um ano antes deste, também parecido.
O carro da foto maior é um Chery QQ? Não: é o Daewoo Matiz sul-coreano de 2000, que depois se tornou um Chevrolet. O QQ (esquerda) aparecia em 2003. O caso rendeu processo contra a chinesa: a GM alegou que muitas peças de um serviam no outro, mas a Chery garantiu que tinha patentes do projeto e que não era uma cópia… De qualquer forma, a origem do desenho era italiana: o estúdio Italdesign fez em 1993 o conceito Lucciola para a Fiat (direita).
Como desenhar um carro para bater o Volkswagen Gol (direita), líder de vendas nacional por 25 anos? A Chevrolet não teve dúvidas: de traseira, o primeiro Onix era tão parecido ao Gol de 2009 a 2012 que seria fácil confundi-los sem o logotipo, como em nossa foto de abertura.
Justiça seja feita, tanto as peruas da Volvo quanto o Honda CR-V usam lanternas traseiras nas colunas desde os anos 90. Mas nessa parte do CR-V de 2012 (direita), ficou evidente a inspiração no XC60 de três anos antes.
Mais Curiosidades