Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Divirta-se Supercarros Carros-Conceito do Passado

Ghia Corrida e Brezza, esportivos com base Ford

09/11/2012
in Carros-Conceito do Passado

 

O antigo construtor de carrocerias criou interessantes
modelos a partir do Fiesta original e de um derivado do Escort

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Embora possa representar para muitos apenas uma versão de acabamento de modelos como Del Rey, Escort e Focus, o nome Ghia identifica um fabricante de carrocerias especiais, a Carrozzeria Ghia, fundada em 1915.  Ao ser vendida por Alejandro De Tomaso para a Ford, em 1970, a empresa assumiu a posição de estúdio de desenho, do qual saíram muitas propostas de carros-conceito como os modelos esportivos apresentados aqui.

 

 

O primeiro deles, o Corrida, foi mostrado no Salão de Turim em novembro de 1976 como o primeiro conceito derivado da plataforma do Ford Fiesta, cuja geração inicial acabara de estrear no mercado europeu. Considerando-se as formas e proporções do carro original, até que o esportivo conseguiu um bom trabalho de estilo com seu perfil baixo, frente afilada, faróis escamoteáveis e vidros amplos e inclinados. Os retrovisores compactos sugeriam uma preocupação com a aerodinâmica, que apenas começava a ocupar as mentes dos projetistas na época, três anos depois da primeira crise do petróleo.

 

A intenção da Ghia era um esportivo com motor central-traseiro e tração posterior, mas não havia tal disposição nos carros de série da Ford: a solução foi somar componentes de duas unidades do EXP

 

A carroceria de alumínio tinha portas do tipo asas de gaivota, que se abriam para cima por um mecanismo pneumático e encolhiam a parte inferior, para que pudessem ser erguidas mesmo em locais estreitos ou com carros estacionados ao lado. O painel de formas retas usava sete módulos cúbicos para os mostradores e comandos. Para acesso à bagagem, o usuário do Corrida dispunha de duas portas: o vidro traseiro, basculado para cima, e a tampa inferior, que se abria para baixo e podia ser travada na posição aberta para ampliar a acomodação de carga. Apesar da sugestão de desempenho esportivo, o motor era o do Fiesta de produção, que não passava de 53 cv na versão de 1,1 litro.

 

 

Dois doadores, um só motor

Outra interessante criação da Ghia foi o Brezza, revelado no Salão de Turim de 1982. O modelo impressionava pelo cuidado com a aerodinâmica, percebido na forma fluida, na frente sem grade (o que a Ford passava a usar no mesmo ano no Sierra), nos vidros inclinados e rentes à carroceria, nas maçanetas embutidas e nas rodas traseiras quase encobertas. Estudos com modelo em escala revelaram um Cx de 0,30, muito bom para seu tempo, quando o Escort apresentava 0,385.

 

 

Se a vista lateral faz imaginar um vidro traseiro bem inclinado, ele na verdade era quase vertical, havendo apenas barras e pequenas janelas para simular as colunas de um hatchback. As rodas em modelo “trevo” eram as mesmas do Escort XR3 da época, já em produção na Europa e que chegaria ao Brasil um ano depois.

 

 

As tomadas de ar atrás das portas do Brezza não estavam lá à toa: a intenção da Ghia era desenvolver um esportivo com motor central-traseiro e tração posterior, mas não havia tal disposição nos carros de série da Ford na época. A solução para elaborar o protótipo foi somar componentes de duas unidades do EXP, esportivo derivado do Escort norte-americano com motor de 1,6 litro e 70 cv e tração dianteira.

Filippo Sapino, então diretor da Ghia e responsável pelo estilo do Brezza, contou à revista Road & Track como isso se deu: “Cortamos um EXP com três quartos do comprimento, logo à frente do eixo traseiro, e o outro atrás das rodas dianteiras, à frente da parede de fogo [que divide o cofre do motor da cabine].  Então encaixamos a frente com motor na parte traseira do primeiro chassi e removemos o motor desse chassi. Assim criamos um carro dirigível, embora não com a devida engenharia”.

Mais Carros-Conceito do Passado

 

Tags: Brezzacarro-conceitoCarros-Conceito do PassadoCorridaEscortFiestaFordGhiaSalão de Turim

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

20/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025
Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort, Santana e mais

10/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp