Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Avaliação Completa

Confortável, C3 Tendance traz automático por menos

15/08/2014
in Avaliação Completa, Citroën

Citroen C3 Tendance

 

Por R$ 5,1 mil a menos que a Exclusive, versão intermediária continua
agradável de dirigir, mas caixa de quatro marchas impõe limitações

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

De equipamento de carros de luxo, em geral de porte médio ou superior, a caixa de câmbio automática passa cada vez mais a ser oferecida em modelos menores e mais acessíveis. O item não é novidade no Citroën C3, que o oferece desde o modelo 2009 da geração anterior, mas até agora ficava restrito à versão de topo Exclusive. Na linha 2015, porém, torna-se possível combiná-lo ao acabamento intermediário Tendance.

A novidade representa redução de R$ 5.100 no preço de entrada de um C3 automático, dos R$ 56.090 do Exclusive para os R$ 50.990 do Tendance, que nesse caso recebe o mesmo motor de 1,6 litro e 16 válvulas da versão superior (o Tendance de câmbio manual continua com a unidade de 1,45 litro e oito válvulas). O pequeno Citroën, assim, torna-se mais competitivo diante de Chevrolet Onix LTZ 1,4 (R$ 52,4 mil), Fiat Punto Essence 1,6 16V (R$ 50,5 mil), Ford Fiesta SE 1,6 16V (R$ 53,5 mil), Hyundai HB20 Premium 1,6 16V (R$ 52,9 mil), Peugeot 208 Active Pack 1,6 16V (R$ 52,4 mil) e Volkswagen Fox Highline 1,6 (R$ 51,1 mil). Desses, Fiat e VW usam câmbio automatizado, a Ford tem um automatizado de dupla embreagem e os demais são automáticos.

 

Citroen C3 Tendance

 

Citroen C3 Tendance
Citroen C3 Tendance
 
Rodas de 15 pol em vez de 16 são uma diferença do Tendance para o Exclusive;
outras afetam comodidades do interior como acionamentos automáticos

 

O que se perde com a opção por esse C3 mais barato? São itens como controlador e limitador de velocidade, alarme com proteção por ultrassom, sensores de estacionamento na traseira, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático, rodas de 16 pol (passam a 15), apoios de braço centrais na frente, controle automático do ar-condicionado, retrovisor interno fotocrômico, revestimento em couro do volante, maçanetas externas e retrovisores cromados. O Exclusive ainda pode receber revestimento parcial dos bancos em couro. Ambos, porém, oferecem opção de navegador integrado (R$ 2.400) e pintura metálica (R$ 1.390) ou perolizada (R$ 1.790), com os quais o Tendance avaliado chegava a R$ 55.180.

 

Com estilo harmonioso, o Tendance oferece
um interior agradável e de acabamento
adequado, com posição de dirigir bem elaborada

 

Embora abra mão de alguns refinamentos que agradam no Exclusive, o C3 intermediário está longe de ser despojado. Os conteúdos de série passam por freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica (EBD), direção com assistência elétrica, computador de bordo, banco do motorista regulável em altura, volante ajustável em altura e distância, faróis de neblina, luzes diurnas por leds na frente, para-brisa estendido Zenith, rádio/CD/MP3 com conexões auxiliar e USB, interface Bluetooth para telefone celular e controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores. Bolsas infláveis são apenas as frontais.

Com um estilo harmonioso, que casa bem com as rodas de alumínio de 15 pol, o Tendance oferece um interior agradável e de acabamento adequado, apesar dos plásticos rígidos e do tecido simples aplicado aos bancos. A posição de dirigir foi bem elaborada, com amplas regulagens e pedais em alinhamento correto ao banco e ao volante, e o painel de instrumentos traz o habitual com fácil leitura, além de um computador de bordo de poucas funções. O navegador fica em posição ideal para se desviar menos a atenção da via, mas a inserção de endereços por botão no rádio não é prática.

 

Citroen C3 Tendance

 

Citroen C3 Tendance
Citroen C3 Tendance
 
Interior traz boa posição ao motorista e painel simples e funcional; navegador
é o único opcional da versão; a moldura cromada do câmbio reflete o sol

 

Há diversos bons detalhes no carro, como porta-luvas refrigerado, alerta para uso do cinto, o amplo para-brisa que se estende até acima dos bancos dianteiros (a parte superior é escurecida e existe um anteparo de acionamento manual para retomar o tamanho de um vidro comum), maçanetas internas cromadas (fáceis de encontrar à noite), comandos de áudio junto ao volante, lavador de para-brisa com excelente dispersão de água e indicador de temperatura externa.

Aspectos que podem melhorar: o bocal do tanque de combustível requer uso de chave, falta ajuste de altura para os cintos (pior no caso do passageiro, que não dispõe dessa regulagem em seu banco), os espaços para objetos são escassos, as luzes de cortesia dianteiras ficam recuadas e são muito fracas, os para-sóis não têm espelho nem podem ser movidos para as laterais, a moldura cromada do câmbio reflete os raios solares em certos horários, o bloqueio dos controles elétricos de vidros traseiros também desativa sua operação pelo motorista (deveria afetar apenas os comandos dos passageiros) e faltam repetidores laterais de luzes de direção, agravado pela posição infeliz dessas luzes na frente.

Espaço no banco traseiro não é destaque do C3, mas há acomodação adequada para duas pessoas de estatura média atrás de outras do mesmo porte e, se forem crianças, uma terceira pode viajar no centro com relativo conforto — dispondo de encosto de cabeça e cinto de três pontos, assim como os colegas das laterais, o que é raro na categoria. A capacidade de bagagem de 300 litros está na média do segmento e o banco traseiro tem encosto bipartido em 60:40. O estepe da versão segue a medida dos demais pneus, mas com roda de aço.

 

Citroen C3 Tendance
Citroen C3 Tendance
 
Mesmo que espaço não seja seu forte, o C3 acomoda bem uma pequena família; o
passageiro central atrás também tem encosto de cabeça e cinto de três pontos

 

Bom motor, câmbio limitado

Como vimos, ao contrário do Tendance manual, que usa o motor de 1,45 litro e oito válvulas, a versão de caixa automática recebe a unidade de 1,6 litro e 16 válvulas já conhecida do Exclusive. Além de potência e torque bastante superiores (115/122 cv e 15,5/16,4 m.kgf contra 89/93 cv e 13,5/14,2 m.kgf, sempre na ordem gasolina/álcool), o motor de maior cilindrada traz a vantagem adicional do sistema Flex Start de partida a frio, que usa preaquecimento de álcool e dispensa o tanque suplementar de gasolina.

A caixa automática de quatro marchas, a mesma AT8 que a PSA já deixou de usar em alguns modelos (como Peugeot 308 e 408), oferece programas de condução normal, esportivo e para pisos de baixa aderência, um canal para seleção manual e comandos fixos à coluna de direção para o mesmo fim. Em modo manual permanecem as trocas automáticas para cima no limite de rotações, mas é possível abrir quase todo o acelerador sem provocar redução, que só ocorre ao chegar ao fim de curso do pedal. Curioso não haver indicação da marcha em uso em manual.

Próxima parte

 

E o Tendance manual, como é?

 

Citroen C3 Tendance
Citroen C3 Tendance

 

Para quem não quer a comodidade do câmbio automático, o C3 oferece alternativas mais em conta: as versões de caixa manual partem de R$ 41 mil no acabamento Origine, passam por R$ 44,1 mil no Attraction, R$ 46,1 mil no Tendance e chegam a R$ 50 mil no Exclusive. Em todos eles o motor aplicado é o de 1,45 litro e oito válvulas, pois a Citroën deixou de vender o Exclusive 1,6 16V com esse câmbio.

O Best Cars avaliou o Tendance — embora não tenha sido possível submetê-lo às medições — e encontrou um carro competente, com potência adequada em baixas e médias rotações, bem como deve ser em um modelo voltado ao uso urbano. Embora um pouco mais áspero que o 1,6 em altos giros, o motor se mantém silencioso a maior parte do tempo e viaja-se a 120 km/h a moderadas 3.500 rpm. O câmbio tem comando leve e preciso e marcha à ré muito fácil de engatar, sem travas redundantes.

 

Citroen C3 Tendance
Citroen C3 Tendance

 

A versão manual usa uma calibração bem macia de suspensão. De início a baixa carga dos amortecedores chega a passar a sensação de instabilidade, mas isso não se confirma nas curvas, que ele contorna bem. Em contrapartida, o conforto de rodagem é dos melhores já vistos na categoria e agrada a quem não gosta da firmeza encontrada em muitos hatches pequenos. De resto, é o mesmo Tendance da avaliação principal — só que mais leve no bolso.

Próxima parte

 

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaC3C3 TendanceCitroën

Related Posts

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros
Auto Livraria - Citroën

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

05/08/2024
DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado
Auto Livraria - Citroën

DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado

20/07/2023
Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos
Auto Livraria - Citroën

Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos

29/05/2022
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V
Auto Livraria - Volkswagen

VW Gol: catálogos de “bola” e G3, incluindo o GTI 16V

Prospectos de versões CL, GL, GLS, GTI 16V e outras dos anos de 1996 a 2001 - a partir de...

11/07/2025
Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial
Auto Livraria

Fiat Tempra Turbo e Stile: desempenho de classe mundial

O Tempra ofereceu no Brasil um motor que nunca teve na Europa: conheça a história no vídeo

11/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp