C3: instrumentos de fácil leitura, controlador e limitador de velocidade, ar-condicionado
automático e extensão para o porta-luvas, dois apoios de braço e enorme para-brisa
O melhor controle elétrico de vidros é o do Fiesta, que agora tem função um-toque em todos (nos adversários, só no do motorista), sensor antiesmagamento e acionamento remoto para abrir e fechar vidros. Ao menos as marcas francesas adotaram comandos nas quatro portas, em vez das incômodas posições das gerações anteriores — como os botões traseiros do antigo C3, mais próximos dos pés dos passageiros que de suas mãos. Temporizador dos controles equipa todos eles.
Nos três modelos, os equipamentos incluem alarme antifurto com proteção do interior por ultrassom, aviso sobre porta mal fechada (específico no 208 e no Fiesta, geral no C3), comutador de farol de puxar (e que não permite acendê-lo já em facho alto), luzes de leitura dianteiras e indicador de temperatura externa. O C3 e o 208 oferecem ainda faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático (no Fiesta pode-se apenas ajustar o intervalo entre as varridas do limpador), controlador e limitador de velocidade, sensores de estacionamento na traseira (com indicação gráfica no Peugeot), alerta para atar cinto, apoio de braço para o motorista (dois no Citroën) e volante revestido em couro.
Só o Fiesta traz assistente de saída em rampa, que retém os freios por alguns segundos, facilitando arrancar em subida ou de ré em descida, e chave programável My Key. Por meio desse sistema o usuário programa restrições de uso (como limite de velocidade a partir de 100 km/h, volume máximo do sistema de áudio e a impossibilidade de desativar o controle de tração) e registra a distância rodada, o que passa a valer na próxima partida do motor e pode ser ideal para emprestar o carro a um filho jovem, por exemplo. Exclusivas do C3 são tomada de 12 volts para os passageiros de trás e maçanetas cromadas, que refletem luz e facilitam ser vistas à noite; seus cinco difusores de ar permitem ótimo direcionamento.
Fiesta: bons mostradores, sistema Sync com comando por voz, chave programável,
controles de estabilidade e tração e vidros que podem subir e descer a distância
Como pontos melhoráveis, no Citroën a moldura cromada da alavanca de câmbio provoca intensos reflexos sob sol no meio do dia; o botão que desativa os controles elétricos traseiros dos vidros fica no painel, em local não intuitivo; e o tanque de combustível quando próximo de cheio produz ruído ao frear o carro. No Peugeot a posição alta da tela tátil deslocou os difusores de ar centrais para um local muito baixo, o que prejudica a refrigeração (o ar frio deve ser dirigido sempre para cima) e faz o ar gelar o pulso do usuário enquanto digita algo na tela; faltam luz de cortesia na parte traseira da cabine e uma tecla para unificar o ajuste do ar-condicionado entre as duas zonas.
O comprador deve ter em mente que, apesar do preço de modelos médios, eles são carros compactos e com espaço exíguo no banco traseiro
No Ford o painel redesenhado deixou o comando de faróis escondido pela alavanca das luzes de direção, sendo preciso desviar-se para ver qual a posição acionada. Nos carros das marcas francesas tem-se de usar chave para abrir o bocal de abastecimento, enquanto no concorrente a tampa se destrava junto das portas. O espaço para pequenos objetos é escasso em qualquer um deles e nenhum traz faixa degradê no para-brisa nem alças de teto.
Uma análise atenta indica ganhos e perdas no Fiesta SE nacional em comparação à versão mexicana. Entre as vantagens estão indicação de consumo em km/l no computador de bordo (como nos concorrentes), sensor de ultrassom para o alarme, o já descrito My Key, função um-toque para todos os vidros, trava para o bocal de combustível, comando no volante para o volume de áudio e marcador de temperatura do motor. As perdas incluem alerta para atar cinto, banco traseiro bipartido, acesso ao tanque sem tampa rosqueada, destravamento da porta do motorista em separado das outras e retrovisores externos com aquecimento e seção convexa para evitar pontos cegos.
208: instrumentos elevados com velocímetro digital, comandos de marcha, amplo teto
envidraçado e tela tátil central com várias funções, organizadas em práticos menus
O comprador desses automóveis deve ter em mente que, apesar do preço de modelos médios, eles são carros compactos e com espaço exíguo no banco traseiro. Os três são estreitos demais para acomodar três adultos ali, mas C3 e 208 são um pouco melhores no espaço para pernas, enquanto o Fiesta oferece maior altura útil. O passageiro do centro ao menos tem conforto razoável em qualquer um deles, caso encontre espaço suficiente.
Os compartimentos de bagagem estão bem situados na categoria, com capacidade de 300 litros no Citroën, 285 no Peugeot e 281 no Fiesta. Neste incomodam a base de acesso alta ao extremo, imposição do desenho da tampa, e o uso de banco traseiro inteiriço, em vez do bipartido 60:40 (só no encosto) das marcas francesas. Os estepes vêm por dentro, sob o assoalho (ao contrário do antigo 207, que o trazia sob a carroceria), e usam roda 1 pol menor que as outras, o que impede o aproveitamento do pneu em rodízio ou reposição. O Fiesta deixou de usar o pneu temporário, bem estreito, do mexicano.
Equipamentos de série e opcionais
C3 |
Fiesta |
208 |
|
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/1 | S/S/1 | S/S/2 |
Bancos/volante revestidos em couro | O*/S | ND | ND/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas | S/O/ND | S/ND/ND | S/ND/ND |
Câmbio automático/automatizado | O/ND | ND/O | O/ND |
Câmera traseira para manobras | ND | ND | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | ND | S |
Computador de bordo | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/S | ND | S/S |
Controle de tração/estabilidade | ND | S/S | ND |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | ND | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND | ND |
Faróis de neblina | S | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | S | ND | S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S | S |
Luz traseira de neblina | S | ND | S |
Navegador por GPS | O | ND | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | S/S | S/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | ND | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | O | ND | ND |
Rodas de alumínio | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/O | ND | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | ND | ND |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; A = acessório aplicado em concessionária; ND = não disponível; NA = não aplicável; *revestimento parcial combinado com tecido |
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