Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Citroën

DS3 vs. TJet vs. Fusca: esportividade em três dimensões

12/03/2013
in Citroën, Comparativo, Fiat, Volkswagen

 

 


A sigla vem do passado, mas o DS3 é moderno de todos os ângulos; os elementos
esportivos como o difusor de ar traseiro combinam com a “barbatana” lateral

 

Concepção e estilo

Punto é um nome algo recente — cinco anos — no Brasil, mas tradicional na Itália, onde o primeiro modelo com essa denominação surgiu em 1993 como sucessor do Uno. A segunda geração veio em 1999 e a terceira, designada como Grande Punto, em 2005. Foi essa que serviu de base para o Punto nacional, lançado dois anos depois, embora com diferenças técnicas. Em 2012 o modelo brasileiro adotou uma reforma visual na frente e na traseira semelhante à do italiano.

O DS3 tem histórico mais nobre: antecipado pelo carro-conceito DS Inside, foi o modelo que estreou em 2009 a divisão de luxo DS da Citroën, cujo nome remete ao do avançado modelo produzido entre 1955 e 1975. Sua origem está no C3 de segunda geração, apresentado na França em 2009, e a chegada de ambos ao Brasil deu-se no ano passado.

Quanto ao Fusca, o nome dispensa apresentação, mas o novo carro lançado em 2011 no exterior é o sucessor do New Beetle de 1998, que também foi vendido aqui — desta vez a VW alemã permitiu que cada país usasse o nome ou apelido pelo qual o modelo original fosse conhecido, sendo mantido Beetle em países de língua inglesa. A plataforma deriva da usada no Golf e no Jetta de sexta geração, mas com menores dimensões.

O Fiat é mais um belo trabalho do instituto ItalDesign de Giugiaro, que criou formas arrojadas e harmoniosas, com destaque para a frente longa, baixa e chanfrada nas laterais e para as lanternas traseiras nas colunas, sua característica desde os anos 90. Se nem todos gostaram da recente atualização, é fato que o TJet ganhou o merecido tratamento estético, com para-choques específicos, molduras de para-lamas mais integradas (antes vinham em preto e pareciam improvisadas) e um difusor de ar na traseira.

 

 


O bom trabalho de Giugiaro mantém o Punto atraente após oito anos; se
a remodelação não agradou a todos, o TJet ganhou a identidade que merecia

 

O que ofusca o Punto é o brilho dos oponentes em termos de estilo. A Citroën realmente se esmerou no DS3, que tem um aspecto ousado, transmite imponência e mostra criatividade em detalhes como a “barbatana” nas colunas centrais e a área de vidros que parece formar uma só peça. É também diferenciado o bastante do C3 para evitar o risco de confusão, como espera quem paga bem mais pelo modelo superior da linha.

Identidade própria, como se espera, é o ponto de destaque do Fusca, parecido o suficiente com o original para ser reconhecido como sua edição moderna, mas diferente o bastante do New Beetle para não ser confundido com ele. Houve ganho expressivo em esportividade com o perfil mais baixo da carroceria em geral e do teto em particular, o para-brisa menor e mais recuado e o uso moderado dos motivos circulares. O resultado parece ter obtido grande aprovação do público.

 

O Fusca é parecido o suficiente com o original para ser reconhecido como sua edição moderna, mas diferente o bastante do New Beetle para não ser confundido com ele

 

Em termos de aerodinâmica o DS3 sobressai, com Cx 0,31 e uma área frontal moderada que o coloca em vantagem no produto final (Cx vezes área), com 0,732. O Punto TJet não teve o Cx informado, sendo razoável supor que mantenha o de 0,34 das demais versões, o que levaria o produto a 0,819. Nesse aspecto o Fusca também é nostálgico, pois o Cx de 0,37 é típico dos anos 70, embora haja outros carros de hoje (Chevrolet Agile, por exemplo) tão desfavoráveis ao ar quanto ele. Com a maior área frontal do grupo, obtém o resultado final de 0,921, o que significa resistência ao ar 26% maior que a do Citroën.

 

Conforto e conveniência

A proposta nostálgica da carroceria do Fusca repete-se no interior, com um painel inspirado no do VW original (até no porta-luvas) e itens peculiares como as alças nas colunas centrais. O DS3 é convencional por dentro, com desenho de painel semelhante ao do novo C3, mas o Punto — mesmo remodelado nessa região para 2013 — também não foge aos padrões.

 

 


No Fusca o apelo é nostálgico, criando simpatia pela inspiração no original;
em relação ao antecessor New Beetle, ganhou proporções mais esportivas

 

O que agrega esportividade aos três são os volantes e os bancos dianteiros com apoios bastante pronunciados, revestidos em couro no Citroën e no VW (este em duas cores no carro avaliado, de efeito interessante) e na combinação de couro (nas laterais) e tecido (nas áreas de contato com os ocupantes) no Fiat. Neste, elementos circulares já são uma tradição da versão TJet, assim como parte do painel na cor da carroceria, que agora traz textura em vez de acabamento liso. Os materiais plásticos são rígidos, mas de bom aspecto, nos três modelos e os forros de teto vêm em preto. No Fusca muitos plásticos são lisos e pintados em preto brilhante.

 

 

Tais bancos são não apenas envolventes, como bem firmes na densidade de espuma e corretos em desenho. Estão bem posicionados em relação aos pedais e ao volante, que conta com ótima pega e ajustes em altura e distância nos dois casos. Não poderia faltar um “quarto pedal” bem definido para apoiar o pé esquerdo. O Fusca é o único a ter ajuste de apoio lombar, o que vale também para o passageiro ao lado. No DS3 a reclinação do encosto é ajustada por alavanca em pontos já determinados, em vez da regulagem giratória e contínua dos outros.

Embora simples em sua aparência saudosista, o quadro de instrumentos do Fusca traz fartas informações: inclui mostrador digital para velocidade e temperaturas do óleo e do líquido de arrefecimento (esta com indicador nos outros modelos) e, no alto da parte central do painel, vêm termômetro de óleo, manômetro do turbo e cronômetro. Tudo bem legível e iluminado em branco.

Próxima parte

 

Page 2 of 7
Prev123...7Next
Tags: avaliaçãoBeetleC3CitroëncomparativoDS3esportivoFiatFuscaPuntoPunto TJetturboVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

23/06/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp